TOPO
Cozinha Popular Gastronomia

Feijoada do Chico, tradição de 35 anos

Numa cumbuca ficam as carnes e na outra o feijão, e noutra área estão disponíveis torresmo, couve, laranja e abacax

Feijoada do Chico: Numa cumbuca ficam as carnes e na outra o feijão. Tradição de 35 anos

Nos antigos postais de Maceió, a praia da Jatiúca era um coqueiral quase sem fim, uma casinha aqui e ali, sem prédios nem asfalto. Neste cenário, o ex- garçom, do (sempre) saudoso Bar das Ostras, Francisco José da Silva, o Chico, com muita ousadia, numa temporada de desemprego, arrendou uma antiga casa de palha – e nela instalou cinco mesas. Ao  lado da sua amada Tereza Marina Leobino, cozinheira do restaurante Gogó da Ema, começou vida nova: Recanto da Feijoada.

Tereza fazia a feijoada e Chico, o único garçom, atendia os fregueses. “Não tinha emprego, então a saída era fazer o que gosto: atender as pessoas. Na época comecei com a cara e coragem, e a feijoada”.

Bom começo: caldinho de feijoada com pedaços de charque e caipirinha

Bom começo: caldinho de feijoada com pedaços de charque e caipirinha

Sob a direção do casal, o Recanto de Feijoada, soma 35 anos de atividades no mesmo lugar. A praia da Jatiúca, pelo contrário, mudou totalmente. O mar até ficou mais distante, a casa não é mais de palha, mas a feijoada é a mesma. A receita não tem segredo, diz Tereza; mas, “pra ficar supimpa, é feita de um dia pra outro”.

Na panela vão generosos nacos de charque, paio, bacon, pé de porco e linguiça caseira. Numa cumbuca ficam as carnes e na outra o feijão, e noutra área estão disponíveis torresmo, couve, laranja e abacaxi. A porção média serve bem duas pessoas.  O corte do charque, dianteiro, também não mudou nessas décadas de trabalho.

Carne guisada na versão petisco no Recanto da Feijoada

Carne guisada na versão petisco no Recanto da Feijoada

No Recanto da Feijoada a tradição começa com caldinho de feijão (abençoado) com pedaços de charque. Para acompanhar uma gelada ou a tradicional caipirinha de limão.

Outra tradição da casa é a carne guisada com batatas, tanto na versão de petisco como no formato prato comercial. Macia, com direito àquela irresistível graxa do próprio cozimento.

Prato comercial do Recanto da Feijoada

Prato comercial do Recanto da Feijoada

O “Comercial” de carne suína, ou de bife acebolado, é apreciado pelos fãs da casa. Nos finais de semana as 25 mesas são duramente disputadas.

O empreendedorismo é o principal ingrediente do casal Chico e Tereza,  que, somados à simpatia e ao condimento caseiro, transformaram a casinha de palha num estabelecimento sólido, endereço no qual moram e trabalham, oferecendo a simples e boa culinária regional.

Rota Recanto da Feijoada

Meia feijoada – R$ 33,00 (pra duas pessoas). Prato comercial – R$ 13,00 – Aceita cartão

Funciona todos os dias, das 11h até as 21h

R José Luiz Calazans , 15 – Jatiuca – Telefone: 3355.2324

Fachada do Recanto da Feijoada. Simplicidade e boa comida

Fachada do Recanto da Feijoada. Simplicidade e boa comida

Visits: 0

«

»

6 comentários
  • plinio cavalcanti
    9 anos Atrás

    pode dizer, é gostosa de mais.

  • jobson
    9 anos Atrás

    Delícia de feijoada, aliás, todos os pratos são saborosos, tem a sabedoria de dona Tereza. Todos os anos, o casal organiza a confraternização para uma turma de coroas, que elogiam o sabor das iguarias durante toda a refeição.

  • Marcelo Folchetti
    9 anos Atrás

    Não basta ter boa comida, é preciso ter bom serviço e ali não tive boas experiências.

  • claudio cardim
    9 anos Atrás

    Estive lá umas 3 vezes e recomendo a quem gostar de uma boa feijoada vale apena é uma delicia é come diz a Nide é de lamber os dedos.

  • Bruno Conrado
    9 anos Atrás

    Cresci indo almoçar nos fds na feijoada do chico (lá em casa ninguém conhece como Recanto da feijoada, rs) Me sinto em casa lá pelo carinho do Chico e Tereza, e ainda dou muita risada com humor peculiar do Cláudio, garçom que é patrimônio de lá hehehe, melhor feijoada de maceió. Nide prove também a carne de sol de porco e a costelinha, muito bom!!! Parabéns grande Chico, falo em nome de toda minha familia(Gilson, Laura, Guilherme e Ana).

  • Antonio Vilas Boas
    8 anos Atrás

    Discordo dos comentários acima. Estive nesse Restaurante em duas oportunidades e em nenhuma delas gostei da feijoada. A do concorrente ao lado é mais saborosa, pena que o seu proprietário não seja nem um pouco simpático.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/