Quando conheci a famosa Galinha do Juarez, adorei o astral dele e de sua esposa, Abenilda, conhecida como Fia. O casal não fazia apenas a melhor galinha com pirão e, gente, eles traziam muita alegria. Lembro-me de rir muito com os dois, presenças marcantes nas mesas. Mas, no ultimo dia 17, Juarez partiu, vítima de um câncer fulminante.Nascido em São Miguel dos Campos, o alagoano, ao lado de sua esposa, deu valorosa contribuição à Gastronomia tradicional do Estado. Os amigos, na realidade a cidade toda, se uniu abraçou Juarez com muita solidariedade e amor nos dias difíceis de sua doença. “Quem tem amigos, tem tudo”, contou Fia, que, agora com a família, segue o legado da melhor culinária da região.
A melhor forma de homenagear Juarez, é ir até o restaurante onde o alagoano fazia questão de jogar uma boa prosa para todos clientes que viraram amigos, afinal o sucesso da Galinha do Juarez é a amizade.
Na cozinha do Juarez só entra galinha de capoeira, afinal, dona Fia faz questão de comprar a ave nas feiras de Arapiraca, Dois Riachos e Palmeira dos Índios. E cabe à nossa chef, com o auxílio luxuoso de suas filhas Juciléia e Juceline, preparar a iguaria seguindo, com muito zelo, a tradição da cozinha regional.
Nas panelas da Fia não entra pimentão e nem vinagre, já hortelã, favava, cominho (pouco), alho, tomate e cebola têm assento cativos na cozinha da família da Fia. Todos ingredientes são batidos no liquidificador e viram o tempero base para cozinhar as galinhas na panela de pressão. Quanto estão finalizadas, é retirado o caldo, peneirado e misturado com farinha de mandioca para render o pirão, a glória da cozinha nordestina.
Funciona de terça a domingo, das 11h até as 15h/ Fazenda Coité/ São Miguel dos Campos- Alagoas/ Telefone: (82) 99950.2473/ (82) 99328.1547
Visits: 1079
Comentários desse post