TOPO
Chef na Cozinha Gastronomia

Mamma mia: Sopa do mar italiana, e muito mais

 

Basilico: sopa de frutos do mar, tradição italiana com os pescados alagoanos

Basilico: sopa de frutos do mar, tradição italiana com os pescados alagoanos

Zuppa di pesce: sopa de frutos do mar, uma tradição do sul de Itália e da culinária mediterrânea, está agora à sua disposição em solo alagoano.  Ao molho de tomate, contém lula, polvo, mexilhão, taioba, camarão, maçunim  e lagostim. Quentinha e saborosa para o nosso inverno ameno. Para acompanhar, torrada de pão feito pela chef Lory Dori, do restaurante Basilico (Manjericão).  Finalize com fios de azeite extra virgem. Afinal, a proposta da casa é a autêntica gastronomia Italiana em Maceió.

Lory faz questão de visitar os comensais nas mesas. Apresenta os produtos trazidos da sua terra natal, só não conta todo segredo da sua cozinha. Na preparação da sopa cada item é cozido separadamente, e depois recebe o molho de tomate, também receita da casa. “Tem um segredinho, mas Lory não conta”, diz a chef entre sorrisos.

Degustação: neste ângulo da foto o molho de Porcini que são cogumelos italianos.

Neste ângulo da foto massa caseira com molho de Porcini, cogumelos italianos

Além dos frutos do mar, pães e massas são de fabricação própria. Em sua recente viagem pela Itália, ela trouxe várias preciosidades , a exemplo do cogumelo porcini (dos melhores que já comi). Ele não pode ser arrancado pela raiz, tem quer ser cortado para continuar a reprodução do fungo. Lembrete: quando o porcini acaba, o prato sai de cartaz.

Roteiro do Basilico

Maravilha: torradas com queijo e peixe azul dos mares italiano

Maravilha: torradas com queijo e peixe azul dos mares italiano

Peixe azul – Torradas com queijo ficaram mais saborosas com as anchovas, renomado peixe azul, presente em grande quantidade no mar italiano, mais molho de azeite e ervas. Esta entrada é divina.

Filé na manteiga de ervas com molho de cogumelos porcini

Filé na manteiga de ervas com molho de cogumelos porcini

Filé – Italiano também faz bem carnes. O filé mignon, batizado de tagliata (carne fatiada) com porcini é mais pura verdade. A carne vai à chapa, e aos poucos é pincelada com a manteiga sem sal misturada com alecrim, sálvia e outras ervas. O arremate final é o molho dos cogumelos. Lembrete:  A tradição italiana do filé é mal passado.

Carpaccio de carne, produzido na cozinha do restaurante e lascas de parmesão

Carpaccio de carne, produzido na cozinha do restaurante e lascas de parmesão

Parmesão – Carpaccio de carne (fatias finíssimas) com lascas de parmesão italiano, folhas de rúculas e azeite, entrada mais leve, acompanhada de duas torradas de pão e azeite com ervas.

Talharim a Toscana com molho de tomates frescos, linguiça magra, cebolas, e para acentuar mais o sabor entra em cena as azeitonas, queijo parmesão e manjericão

Minha paixão: talharim a Toscana com molho de tomates frescos, linguiça magra, cebolas, e para acentuar mais o sabor entra em cena as azeitonas, queijo parmesão e manjericão

Basilico é uma ótima referencia de casa italiana. E a chef Lory preza pela tradição do seu país. Com auxilio dedicado do seu esposo, Stefano, investiu na própria horta, cultivando manjericão, salsa e até plantaram pés de limão siciliano, para produzir o limoncello (licor de limão). Sem a acidez típico da fruta, o sabor é refrescante, gelado, delicado, perfeito . Detalhe: a casa tem massa sem glúten, mas não é caseira

Chef Lory, mestra das tradições italianas em Maceió

Chef Lory, mestra das tradições italianas em Maceió

O ambiente é simples, duas TVs apenas para exibir musica italiana –  por sinal boa seleção musical – e nada de programação de jogos, noticiários, novelas.  E ainda conta com boa carta de vinhos e com outra característica forte, a simpatia dos donos.

Doce tradição:

Doce tradição: tiramisú, uma receita feito com ovos, queijo mascarpone e biscoito champanhe umedecido no café

Rota Basilico ristorante italiano

Preço: entradas a partir de R$ 12,00. Prato principal: a partir de R$ 28,00

Antiga Amélia Rosa, 186 – Jatiúca – Telefone: 3432.7553 – Horário de 11 até as 23 horas. Fecha na terça

Aceita cartão

 

Visits: 0

«

»

3 comentários
  • Rafael Almeida
    9 anos Atrás

    Adoro a Lori. Me sinto em casa quando vou ao basilico que pra mim é o melhor e único autêntico ristorante italiano em maceió.

  • dayse
    9 anos Atrás

    comida pessima

  • Lara Fragoso
    9 anos Atrás

    Único italiano autêntico da cidade.
    Ingredientes genuinamente italianos.
    Da entrada à sobremesa, uma delícia!!!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/