TOPO
Chef na Cozinha Gastronomia

Aratu, abacate e tapioca, mistura fina

 

provei o guacamole de aratu com nanchos (minis beijus) de tapioca. Uma versão da culinária mexicana, mas tem a leveza na pimenta. Adorei da combinação agridoce, do abacate temperado no sal, e o aratu (caranguejo pequeno) é prefeito.

Capricho bom: aratu com nanchos (minis beijus) de tapioca e guacamole (abacate)  no restaurante Ui Bistrô

Nas minhas andanças com a minha guia gastronômica Amália Abreu, em Porto de Pedras, estou descobrindo muita gente criativa e empreendedora que está dando o que falar, ou melhor, o que comer. Esta cidade do Litoral Norte de Alagoas está com mais sabor e charme. No meu blog, já indiquei a casa de lanches Beija-Flor e a pousada Villages. Agora, vamos viajar nos paladares de “Ui Bistrô”.

Ui Bistrô tem cozinha autoral da paulista Maria Claudia Schaefer Guedes. É bem charmoso e a cozinha é comandada pela Maria, como é chamada na comunidade. Menina nova de 26 anos, visual contemporâneo, falante, olhos verdes quem chamam a atenção e o melhor: tem talento.

Detalhe do Ui Bistrô em Porto de Pedras

Detalhe do Ui Bistrô em Porto de Pedras

Para começar minha expedição, provei o guacamole de aratu com nachos (mini beijus) de tapioca. Uma versão da culinária mexicana, mas com leveza na pimenta. Adorei a combinação agridoce do abacate temperado no sal, e o aratu (caranguejo pequeno) é perfeito!

“Vi as marisqueiras pescando, trouxe para a cozinha e me apaixonei”, conta Maria. Os discos de tapioca chamados de nachos são supersequinhos e casou perfeitamente com abacate e crustáceo. É de pedir bis.

Polvo a vinagrete é em vez do vinagre entra em cena o limão, gengibre

Polvo a vinagrete, em vez do vinagre entra em cena o limão e gengibre

O polvo a vinagrete também é bom. A diferença são as batatas cortadas em lâminas e o tempero em vez do vinagre, entrando em cena limão, gengibre para refrescar o paladar e pimenta-de-cheiro. Uma das entradas fantásticas do Ui Bistrô.

Para adoçar, o famoso bolinho brownie. Amei, porque é impossível resistir ao bolinho de chocolate, mais ainda quando escoltado por outros ingredientes que nos fazem pensar que não vão ficar legais e nos surpreendem. Não vi nada igual à calda de maracujá; suculenta e com acidez sem agressão ao paladar, o segredo é um pouco de capim-santo e limão.

Browne. Este amei, porque é impossível resistir ao bolinho de chocolate quando escoltado por outros ingredientes, que a gente pensa não vai ficar legal e nos surpreende. A calda de maracujá

Comer rezando: browne com calda de maracujá e farofa de trigo

Já a farofa que acompanha o brownie… “vige, Maria”, é a glória! Até esqueci que devo evitar o glúten. A receita é farinha de trigo, açúcar e manteiga. Os ingredientes são assados até obterem a cor dourada. Muito bom! Derrete no céu da boca e também é de pedir bis.

No Ui Bistrô, não provei os pratos principais. Maria recomenda o camarão com purê de macaxeira, abóbora e crocante de macaxeira. Só de escrever, despertou a minha gula e, pelo que se apresenta, deve ser bom à beça. Este prato é um dos queridos.

Maria viajou pelo mundo e escolheu a pequena cidade de Porto de Pedras pra empreender

Maria viajou pelo mundo e escolheu a pequena cidade de Porto de Pedras para empreender e viver

Maria estudou Gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo) e no Le Cordon Bleu (Londres), viajou o mundo, trabalhou com o famoso chef Jamie Oliver. Chegou a Porto Pedras como turista e elegeu a cidade como seu mundo particular. Para ela, o desafio é ser criativa com os produtos locais, fazer o melhor. E isso, Maria está tirando de letra.

Nas receitas de Maria não pode faltar um bom azeite extravirgem, leite de coco, frutos do mar, gengibre, macaxeira, jerimum… e tantos outros ingredientes produzidos e pescados no Litoral Norte de Alagoas que seguem diretamente para as panelas do Ui Bistrô, que mantém, sempre que possível, o frescor dos aromas e sabores naturais.

Ui Bistrô charme

O charmoso Ui Bistrô charme em Porto de Pedras

Rota Ui Bistrô

Entradas a partir de R$28,00/ Prato principal a partir de R$ 47,00 – Aceita cartão

Rua nove de Junho, s/n, Povoado Lages – Porto De Pedras, Alagoas – Telefone:82- 9813-7156

Funciona de terça a quinta pra jantar das 18 até 22 horas/ Almoço das quintas ao domingo das 18 até 16 horas

 

Visits: 0

«

»

1 comentário

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/