TOPO
Destaques receitas

Pão funcional para comer como você gosta

Viviane Gonçalves (@vivagoncalves2019) é mais que uma seguidora do meu blog, é uma amiga de longas datas do circuito cultural. Ela me indicou o Instagram de sua filha, a nutricionista e chef, Débora Wagner (@nutrideborawagner), e adorei as dicas de culinária saudável com DNA nordestino. Lá encontramos receitas de cuscuz, tapioca, queijo coalho, banana da terra, e até costelinha suína. Assim testei a receitinha do pão funcional sem glúten, prático e fácil. E é bem fofinho e gostosinho para comer com ovo, queijo,  ou como aprecio: camarão e queijo catupiry.

O pão funcional é bem fofinho e ótimo para comer com ovo, requeijão, ou como você mais gosta

O pãozinho funcional leva ovos caipira, farinhas de aveia e de linhaça, sementes de linhaça dourada e fermento em pó. “A receita é prática e saudável, chamamos de funcional por ter ingredientes que trazem benefícios à nossa saúde – fibras que auxiliam na digestão e aumentam a saciedade, vitaminas e minerais antioxidantes, farinhas nutritivas, gordura boa”, revela Débora.

Pão funcional: fibras auxiliam na digestão e aumentam a saciedade. Prato da coleção Ilha do Ferro da @jabuticabrastudio

Mas antes da receita vamos conhecer a trajetória da Débora Wagner: alagoana de coração, nutricionista, formada há 19 anos, ela atua nas áreas clínica e funcional. Também é chef de cozinha, ministra cursos de culinária saudável, é professora de pós graduação em gastronomia, além de prestar consultoria em restaurantes, como a Padaria Jaqueira em Recife.

“Acredito na alimentação saudável e sustentável como estilo de vida. Ela precisa nos trazer prazer, precisamos contemplar nossas memórias e preferências, dá sim para incluir costelinha, se no mesmo dia tomamos um suco verde ou comemos uma salada por exemplo”, diz Débora que tem consultório em Recife.

Pão funcional para o café da manhã com ovo

Em Alagoas, a nutricionista tem o restaurante Mar e Horta,  na cidade de São Miguel dos Milagres. “É meu  xodó. Ele abre por temporadas, e funciona dentro da Pousada Peixe do Mato, um lugar incrível que tem tudo a ver com a proposta da minha comida: cozinha saudável do mar e da horta, comida natural e aconchegante”, diz. Os pães funcionais da Débora (@nutrideborawagner) ficam prontos em 15 minutos. Eles têm massa uniforme e macia, e sem sabor forte de ovos.

Os ingredientes do pão funcional: ovo, farinhas de aveia (sem glúten) , coco e linhaça dourada, semente, sal rosa e fermento

Receita Pão Funcional

Ingredientes:

2 ovos caipira

2 colheres das de sopa de farinha de aveia

1 colher das de sopa de psyllium (substitua por farinha de linhaça dourada caso não tenha)

1 colher das de sopa de farinha oleaginosa (amêndoas, castanhas ou farinha de coco)

Sal rosa moído ao seu gosto

1 colher das de chá de sementes de linhaça dourada ou chia ou gergelim

1 colher das de chá de fermento em pó

Rende dois pãezinhos para um bom café ou jantar

Modo de Preparo:

Misture os ingredientes com um batedor de arame. Deixe a massa descansar por dois minutinhos antes de levar às forminhas de silicone ou em ramequins, forminhas de porcelana. Para este pãozinho redondo, unte e polvilhe com farinha de linhaça dourada. Asse no forno a 180 graus pré-aquecido por 10 a 12 minutos, até dourar um pouquinho.

Visite o site: www.deborawagner.com.br/ www.deborawagner.com.br/receitas/ @nutrideborawagner

Débora Wagner: “Acredito na alimentação saudável e sustentável como estilo de vida”

“Foi aos 7 anos que Débora Wagner teve o primeiro contato com culinária, quando acompanhava de perto o preparo de molho de tomate, ravióli e nhoque, por sua avó Wanda Tavolaro, integrante de uma família italiana que desembarcou no Brasil, precisamente em São Paulo, em 1891. De lá para cá, Débora não parou mais, e a sua relação tão cedo com comida acabou definindo o seu futuro profissional”, Texto da jornalista Vanessa Lins

No Instagram da Débora Wagner (@nutrideborawagner) tem ótimas receitas, como a costelinha suína ao forno

 

 

 

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/