TOPO
Cozinha Popular Gastronomia

O reinado da macaxeira com carneiro

Liderança: picanha de carneiro com macaxeira, vinagrete, farofa e manteiga de garrafa

Liderança: picanha de carneiro com macaxeira, vinagrete, farofa e manteiga de garrafa

Nas ruas de Maceió tem muita coisa boa escondida, são pequenos e simples empreendimentos. A gente olha e pergunta “será que é bom?”  E nestes cantinhos alagoanos, a comida é sempre deliciosa. Mas graças ao leitor Luciano Correia, tive o privilégio de conhecer uma casa onde a macaxeira reina soberana, é o ouro da casa. Tem pra todos os gostos, no camarão, na carne de sol, e claro, o par perfeito da picanha de carneiro. E o nome do lugar já diz tudo: Recanto da Macaxeira, na Jatiúca.

Aviso logo, o Recanto da Macaxeira é lugar pequeno, não tem garçom, e o próprio do dono, Marcos da Silva, com apoio da família e um funcionário (churrasqueiro), se divide entre as panelas e o atendimento. Claro, se lotar, naturalmente, demora um pouco. Mas tem coisas que valem e muito esperar, como a macaxeira macia que derrete no céu da boca, e só precisa da manteiga de garrafa para agregar mais sabor. Que felicidade.

macaxeira é originária de Arapiraca, daquelas que chamamos de manteiga, pela sua cor amarela, cozida na panela de pressão, derrete

Macaxeira vem de Arapiraca, daquelas que chamamos de manteiga, derrete no céu da boca

A macaxeira é originária de Arapiraca, daquelas que chamamos de manteiga, pela sua cor amarela, cozida na panela de pressão, derrete. Mas vamos decifrar o reinado da macaxeira e outros quitutes preparados pelo Marcos, que além de pilotar bem fogão, de dia tem um salão de beleza, e diz: “Faço tudo, corto, pinto, escovo….”

A macaxeira vem com farofa, vinagrete e uma porção de manteiga derretida. Para escoltar a raiz,tem picanha nacional e argentina, contrafilé, costelinha de carneiro, entre outras carnes, mas segui o conselho do Luciano e pedi picanha de carneiro. Nada a reclamar, sal no ponto certo, carne macia e pouca gordura. Todas as carnes são preparadas numa churrasqueira. Nota 10. Agora preciso voltar para provar a costelinha de carneiro, que dizem que é maravilhosa. E não duvido.

Escondidinho de carne do sol, um bom começo no Recanto da Macaxeira

Escondidinho de carne do sol, um bom começo no Recanto da Macaxeira

O escondidinho é um clássico da casa, o que chama atenção é a maciez do purê da macaxeira, que recebe queijo e leite de coco (mas não se percebe o gosto), a quantidade é a alma dos escondidinhos.  Os de camarão e de carne de sol são ótimos, e sugiro a quem for lá provar os dois.

O camarão não fica escondido no creme de macaxeira. Nota 10

O camarão não fica escondido no creme de macaxeira. Nota 10

O queijo de coalho com linguiça é outra estrela do Recanto da Macaxeira.  A mistura do queijo com o embutido tem o sabor especial, esta iguaria é servida sozinha, mas pedi o pão de alho para acompanhar. O pão é a única coisa que não é produção da cozinha do Marcos, e tem o diferencial do queijo adicionado à pasta de alho. Aprovado.

Aprovado: pão de alho com queijo coalho recheado de linguiça

Aprovado: pão de alho com queijo coalho recheado de linguiça

No Recanto da Macaxeira, as porções dão bem para três pessoas. Então, reúna os amigos e a família: tem café quentinho para os dias de inverno, e cerveja geladíssima para os dias de calor.

Rota Recanto da Macaxeira

Preços dos churrasco com macaxeira, vinagrete, farofa e manteiga de garrafa (para três pessoas) – De R$ 28,00 até R$ 55,90

Aceita cartão – Funciona de segunda a sábado, das 18h até meia noite

Rua Artur Charles Dorvile 231 Jatiúca – Como chegar –  Na Antiga Amélia Rosa (praia em direção ao shopping Maceió) pega o último retorno, entra na primeira direita e depois primeira direita

Telefone: 8855.6845

 

 

 

 

 

 

 

Visits: 0

«

»

18 comentários
  • Anthony
    10 anos Atrás

    “O queijo de coalho com linguiça é outra estrela do Recanto da Picanha”. Em determinado momento,no texto, você troca Recanto da Macaxeira por Recanto da Picanha…Sei onde fica…vou lá…

    • Nide Lins
      10 anos Atrás
      AUTOR

      Boa noite Anthony, vou corrigir. Mas o endereço esta certo e conteúdo também. abraços, grata

  • Carlos André
    10 anos Atrás

    Excepcional local, acolhedor, os amigos Daisy e Marquinhos recebem todos com muito carinho.

  • Elida
    10 anos Atrás

    Humm! Sempre passo pela frente quando vou a casa da minha irmã e ficava pensando se a comida era gostosa, depois dessa matéria com certeza irei provar as delicias.

  • Vanda
    10 anos Atrás

    Realmente o lugar é muito bom mesmo! O atendimento é de qualidade e além disso, tudo é muito gostoso e bem feito. Eu e minha família adoramos o lugar!

  • Fátima Almeida
    10 anos Atrás

    Conheço e comprovo. Acrescento um item, que em tempo de tanta zuada com nome de música, passa a ser uma vantagem a mais: lá, não é permitido ao cliente usar o som de carro no ambiente.

  • Gabriel
    10 anos Atrás

    Já fui e a calabresa picante com pão de alho é uma delícia! O dono do local é muito simpático, cara gente boa mesmo! Abraços.

  • Jane Lopes
    10 anos Atrás

    Recomendadíssimo….a melhor macaxeira que já comi, as carnes então nem se fala derrete na boca, parabéns ao Marcos e Dayse e a toda sua equipe,realmente nos sentimos em casa quando estamos lá.Não deixem de conhecer !!!!

  • Joaquim
    10 anos Atrás

    Muito bom!!! ótimo atendimento de Marcos e sua esposa. Já visitei o restaurante, e tenho o privilégio de ser seu cliente também no salão. Competência em dobro. Recomendo.

  • TALVANES GOMES DA SILVA
    10 anos Atrás

    É SIMPLESMENTE DIVINO,SABOROSO INCOMPARÁVEL,SÓ PROVANDO PARA TER UMA IDEIA DO QUE EU ESTOU FALANDO, PENSE NUMA COISA SABOROSA!!!!!
    PENSOU????
    É AINDA MELHOR!!!!

  • rafael
    10 anos Atrás

    Otima matéria. Adorei a dica. Não conheço. Mas parece ser muito bom. Fiquei com água na boca. Parabéns pelo trabalho.

  • MARIA GILVÂNIA OLIVEIRA
    10 anos Atrás

    Muito bom, ótimo atendimento, bem recomendado. Passa Lá…

  • clarice de medeiros evangelisata
    10 anos Atrás

    já provei e aprovei tudo muito saboroso e de qualidade.

  • José Marcos Ferreira de lima
    10 anos Atrás

    TUDO muito gostoso, sem falar na costelinha de carneiro, atendimento nota 10. TEM UMA SOPINHA DE LEGUMES E DE MACAXEIRA COM CHARQUE UMA DELÍCIA…

  • Marcos Silva
    10 anos Atrás

    Agradeço a todos os nossos clientes pelos elogios.

  • Cláudia Pereira
    10 anos Atrás

    Nide, quem passa na frente do estabelecimento não se impressiona. Todavia, ontem resolvi checar a sua dica e pelo amor de Deus….que comida maravilhosa é essa ? Agora virei cliente e fã do restaurante ! Muito bom mesmo !

  • maria cristina alves quirino
    10 anos Atrás

    Amiga, queijo coalho, macaxeira, carne do sol, camarão tem tudo haver com a nossa terra, são delícias de encher os olhos e saciar o paladar. Parabéns por descobrir estes lugares maravilhosos. Bjs

  • Niedja
    9 anos Atrás

    Adoro esse lugar, e sempre estou me deliciando com as maravilhas desse espaço, os donos então nem se fala sempre atenciosos e gentis e a higiene ! Nossa essa é excepcional. E parabéns pela MATÉRIA

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Unable to communicate with Instagram.

https://www.instagram.com/nidelins/