TOPO
Gastronomia Restaurantes

Temperando Maceió com shoyu

Na cozinha oriental o molho shoyu é essencial. Ele é fabricado a partir de uma mistura de soja, cereal torrado, água e sal marinho. Pois bem, este molho oriental, de sabor forte e que dispensa o sal, há quarenta anos tempera Maceió, isso mesmo, afinal, o primeiro restaurante chinês, o Dragão, trouxe para a capital alagoana as tradições culinárias de seu povo.

dragao4

Nesses quarenta anos do restaurante, o sucesso é por conta dos camarões empanados, dos rolinhos de primavera, do frango xadrez, do talharim Chop Suey… Culinária chinesa que conquistou os corações de alagoanos e de turistas que chegam por aqui.

O fundador do restaurante Dragão – Ming Jiaw Fon – também se misturou aos costumes da cozinha alagoana, e os caranguejos (vindos da Bahia) são celebridades na casa chinesa, atualmente comandada pela sua filha Pei Lan e seu esposo Chiang  Son Cho . Os bichinhos chegam do interior baiano e são cevados e servidos na água e sal.

Veja o roteiro das tradições:

Sopa oriental com legumes, frango e o tradicional pão chinês, fofo e adocicado

Sopa oriental com legumes, frango e o tradicional pão chinês, fofo e adocicado

Sopa – A alimentação dos chineses é leve, e a sopa também integra as tradições. A especial é preparada no caldo de frango, legumes desfiados, repolho, acelga, chuchu e pimenta malagueta, mas muito suave. O caldo fica gelatinoso, porque na receita usa amido. Para acompanhar a iguaria, duas fatias de pães chineses (farinha de trigo, pitada de sal e açúcar). Com sabor adocicado, é bem fofinho.

Macarrão de arroz, leve e saboroso

Macarrão de arroz, leve e saboroso

Mistura fina – Sou fã do macarrão de arroz (bem fino e soltinho), não tem molho, mas os ingredientes camarão, legumes, presunto, flocos de ovo, broto feijão e frango desfiado, tudo junto e misturado, dão o tom perfeito ao paladar. Prato leve.

Rolinho primavera, tradição de 40 anos

Rolinho primavera, tradição de 40 anos

Primavera – A massa do rolinho primavera (pastel) com recheio de legumes é delicada e segue a tradição chinesa. Difícil é comer só um. Segundo Pei Lan, o segredo é que a massa descansa na geladeira, depois vai para a chapa quente para ficar igual ao tipo “folha” e, em seguida, enrolada sobre o recheio.

Risoto chinês, agrada gregos e troianos

Risoto chinês, agrada gregos e troianos

Risoto – O arroz, tão importante na alimentação oriental, é cozido no vapor e não leva sal, muito bacana. Mas quem gosta de sabor mais variado deve apostar no Risoto Chop Suey. Ele vem misturado com ovos mexidos, presunto cozido (cortado em cubos),camarões pequenos,  shoyu (molho de soja) e cebolinha picada.

O talharim do O Dragão a massa é caseira e vem com carne, frango, camarão e legumes

Talharim do O Dragão a massa é caseira e vem com carne, frango, camarão e legumes

De casa – Outro bom exemplo da tradição é o talharim Chop Suey, detalhe importante: a massa é caseira. Na receita, o molho shoyu é incrementado com frango, carne, camarão e legumes divinamente fatiados. E nada de máquina, o corte preciso é por conta da faca chinesa.

Pei Lan, que deixou sua terra natal, Cantão, aos cinco anos de idade e atualmente comanda O Dragão. Foto Pei Fon

Pei Lan, chinesa e alagoana de coração, comanda O Dragão. Foto Pei Fon

História – O Dragão tem o sabor da família de imigrantes Ming Jiaw Fon, que deixou a China pelo mar de Maceió. Além do legado da gastronomia na capital alagoana, o chinês Antônio Fon fez história na fotografia e seus herdeiros perpetuaram a arte. O empreendimento familiar hoje é regido por Pei Lan, que deixou sua terra natal, Cantão, aos cinco anos de idade, para viver em Maceió. Aqui cresceu, estudou, e se formou médica, mas abandonou a medicina para se dedicar a tradição. E ao lado de esposo e sócio, Chiang  Son Cho comandam o restaurante.

Os famosos caranguejos do O Dragão

Os famosos caranguejos do O Dragão

Rota O Dragão

Caranguejo –  a partir de R$ 8,00 (depende do tamanho) – Os pratos chineses são para duas pessoas

De segunda à quinta, das 11 até as 15h/ sexta e sábado até 1hora/ domingo das 11 até meia noite;

Aceita-se cartões

Av. Dr. Antônio Gouveia, 21, Pajuçara – Telefone: 3231.2933

 

 

Visits: 0

«

»

12 comentários
  • tania
    8 anos Atrás

    E a cozinha, como está? Adoro a comida do Dragão mas vi há alguns meses que a cozinha estava muito ruim e foi interditado pela Vigilancia……

    • Nide Lins
      8 anos Atrás
      AUTOR

      Tania, visitei a cozinha e estava normal, eles atenderam os pedidos da vigilância. Também a familia informou que a cozinha está aberta para qualquer cliente. Grata pela leitura. nide lins

    • Restaurante Novo Dragão
      8 anos Atrás

      Bom dia, Tânia. Tudo bem?
      A questão com a vigilância foi apenas um mal entendido. O restaurante não foi interditado por tempo indeterminado, ele ficou fechado apenas um dia para alguns ajustes solicitados pela vigilância sanitária e já é esta funcionando dentro das conformidades.
      Convidamos você e a sua família para retornar ao Dragão. Nossa cozinha estará aberta para visitação a qualquer momento.
      Esperamos vê-la em breve no restaurante.
      Abraços.

  • Quitéria
    8 anos Atrás

    era frequentadora do Dragão, porém após a comprovação da falta de cuidado na manipulação de alimentos excluir o restaurante do meu roteiro de fim de semana, melhoraram as condições higiênico sanitárias?

    • Nide Lins
      8 anos Atrás
      AUTOR

      Visitei a cozinha e estava ok, mas com certeza o próprio restaurante responderá a sua opinião. Grata Nide Lins

    • Restaurante Novo Dragão
      8 anos Atrás

      Boa tarde, Quitéria. Assim como falamos com Tânia, houve um mal entendido sobre essa questão. De tal forma que o restaurante só ficou fechado apenas por um dia para a realização de pequenos ajustes solicitados pela vigilância sanitária. E, com o aval da mesma, estamos funcionando normalmente.
      Convidamos você a retornar ao restaurante e, a qualquer momento, visitar a nossa cozinha que sempre esteve aberta à visitação dos nossos clientes.
      Esperamos que o Dragão volte a fazer parte do roteiro dos seus finais de semana e de sua família.
      Um abraço e estamos a disposição para o esclarecimento de qualquer dúvida.

  • APRECIADOR DA BOA COMIDA
    8 anos Atrás

    É REALMENTE A COMIDA É MUITO BOA MAS CHEGOU A HORA DE FAZER UMA REFORMA NAS ESTRUTURAS E PRINCIPALMENTE NA COZINHA EXPOR PARA CLIENTES COMO É PREPARADO OS ALIMENTOS É O FUTURO SE NÃO FIZER ISTO FECHARÁ AS PORTAS EM BREVE ¨TEM SE PROFISSIONALIZAR A BOA COZINHA PEDE ISTO¨

    • Restaurante Novo Dragão
      8 anos Atrás

      Boa tarde, senhor.
      Primeiramente, gostaríamos de agradecer pelas sugestões e sabemos como elas são importantes para o bom funcionamento do restaurante.
      Sobre a questão da reforma, nós estamos construindo um novo ponto que será no Stella Maris e, para que a mudança ocorra de maneira mais rápida, estamos destinando nossos esforços apenas para o novo ponto.
      No entanto, nossa cozinha atual está aberta a qualquer momento para os nossos clientes e, se o senhor desejar, é só solicitar a um de nossos garçons ou à diretoria.
      Esperamos recebê-lo em breve em nosso restaurante.
      Abraço.

  • Maria das Graças
    8 anos Atrás

    Eu era cliente ha muitos anos. Mas depois que vi a cena da cozinha. Fiquei indguinada com a falta de respeito para com os clientes de mais de vinte anos de parceria. Nunca mais como nesse restaurante. Era encontro certo de família aniversarios e datas comemorativas. Muito triste.

    • Restaurante Novo Dragão
      8 anos Atrás

      Boa tarde, Maria. Ficamos muito tristes em ver clientes e parceiros que estão conosco há tantos anos sentindo-se dessa forma!
      Gostaríamos de explicar que todo o ocorrido se tratou de um mal entendido. De tal forma que o restaurante só esteve fechado apenas um dia para ajustes solicitados pela vigilância sanitária e o mesmo está de portas abertas com o aval da instituição.
      Convidamos você e sua família a visitar não só o restaurante, como também a nossa cozinha a qualquer momento. E confirmar pessoalmente que o nosso tempero e respeito pelos clientes continua o mesmo.
      Esperamos vê-la em breve no Dragão. Um abraço.

  • Maria da Graça
    8 anos Atrás

    Essa matéria foi publicada no dia 05 de abril, nesse site.
    O título da matéria e as fotos publicadas, são totalmente o oposto do que se espera de um restaurante.

    • Nide Lins
      8 anos Atrás
      AUTOR

      Certo Maria Graça, a materia do site do dia 5 não é de minha autoria. Meu blog é independente, e reflete minha opinião. Fui no Dagrão visitei a cozinha, comi e não tive problema nenhum. Todo mundo merece uma segunda oportunidade. Muito grata pela leitura

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/