TOPO
Mais lidos

Campeã de setembro: Costela de três ripas

Costela de três ripas recheada da churrascaria O costelão, o mais acessado de setembro

Costela de três ripas recheada da churrascaria O costelão, o mais acessado de setembro

Domingo à noite, depois de navegar nas jangadas do projeto do Sebrae Velas Artes, no mar de Pajuçara, que por sinal foi divino, praia e arte, eu lembrei que o meu blog começou no dia 2 de outubro de 2012, e que vamos a mais um ano de dicas de sabores e de viagens.

No mês passado, setembro, o vencedor de acessos do nosso blog foi a churrascaria O Costelão, com sua famosa costela de três ripas recheada. Obteve 1.267 visualizações.  Em segundo,  As Casinhas da Ada e o restaurante Borboletas do Pontal do Coruripe, no litoral sul de Alagoas, com 1.189 acessos. Já o terceiro lugar, com 1.025 curtidas, ficou com a oficina de hambúrguer artesanal, do Palato do Farol. O resultado mostra que compartilhar conhecimentos gastronômicos está em voga.

Então, vamos recordar os campões de setembro:

Porção família: costela de três ripas recheada com linguiça, queijo e cenoura. A iguaria vem coberta pelo queijo coalho

Porção família: costela de três ripas recheada com linguiça, queijo e cenoura. A iguaria vem coberta pelo queijo coalho

O Costelão – A Costela de três ripas recheada disputa o primeiro lugar com a mesma carne, só que sem recheio. A iguaria está em cartaz há 10 anos na churrascaria O Costelão, da Barra Nova, lugar simples, que também abriga outra estrela da gastronomia popular nordestina: o charque com fava. Quem vai almoçar no estabelecimento deve levar a família para provar as comidinhas preparada pela alagoana Antônia Maria, porque a comida é farta e boa. A costela de três ripas recheada com linguiça defumada, fios de charque, queijo e cenoura.

O Costelão: Rodovia AL 101 – Sul – Barra Nova – Telefone: 82 3260.6241

Detalhe das Casinhas da Ada, simplicidade que encanta

Detalhe das Casinhas da Ada, simplicidade que encanta

Pontal do Coruripe – Quem viaja até Coruripe, litoral Sul de Alagoas, pode se hospedar na pousada Casinhas das Adas, e jantar no restaurante Borboletas, ambos no povoado de Pontal de Coruripe. Os dois empreendimentos são simples, e tem ótimo astral e sabor de felicidade.

Casinhas da Ada tem a alma da italiana Ada Viganô. Ela há 30 anos escolheu Pontal do Coruripe com seu destino para viver e empreender, fazendo do doce lar uma pousada alternativa. Na pousada os apartamentos e casinhas contam com ventilador, sem piscina e tendo como único luxo a natureza e seu modo amoroso de receber. As Casinhas da Ada já receberam muitos mochileiros, artistas, estrangeiros, arquitetos, jornalistas, enfim, gente que aprecia a simplicidade da vida.

Fachada da Pousada As Casinhas da Ada, 30 anos de história no Pontal do Coruripe

Fachada da Pousada As Casinhas da Ada, 30 anos de história no Pontal do Coruripe

Pousada Casinhas da Ada: 82 3273 7210

Peixe vermelho ao forno é preparado no azeite, alho, cebolas e ervas

Peixe vermelho ao forno é preparado no azeite, alho, cebolas e ervas

No restaurante Borboletas de comida saudável, a cozinha é comandada pelo arquiteto Kza e com auxilio luxuoso de Ana (filha da Ada), que faz um maravilhoso pão caseiro e licores. O arquiteto fez cursos, no Senac, com o mestre Cícero Arri, e de comida vegetariana. Ele apostou em alimentos funcionais, como, legumes, azeite, arroz integral, ervas e nada de fritura. A dica é o peixe do dia cozido no forno com ervas, cebolas e alho. Para acompanhar, arroz integral e batata sauté (azeite e salsinha). A salada integra o cardápio do restaurante, que funciona à noite, das 18h até as 20h30

Restaurante Borboletas – (82) 99931.1953

Dia 24, oficina de hambúrguer artesanal, molhos e harmonização de cervejas no Palato Farol

Palato sempre oferece oficinas de cozinhas temáticas e degustações de vinhos e cervejas especiais

Palato Farol – É só ficar de olho atento ao supermercado mais bacana de Maceió, que vende tempero do mundo todo, e que sempre oferece cursos de cozinhas temáticas, e degustações de vinhos e cervejas especiais. Na oficina de hambúrguer, a mestra Vera Santos ensinou alguns segredinhos, como, por exemplo, usar o pão de forma sem casca na receita para dar a liga às carnes. Para quem perdeu o curso, segue a receita básica do hambúrguer e cebola caramelizada. Aproveitando, no açougue do Palato é só pedir as carnes do hambúrguer  que os funcionários já fazem a medida certa da receita.

 mestra Vera Santos ensinou alguns segredinhos

mestra Vera Santos ensinou alguns segredinhos

Hambúrguer de Picanha

500 gramas de picanha em cubos

500 gramas de fraldinha em cubos

50 gramas de gordura da picanha em cubos

50 gramas de manteiga

50g de pão

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar

Misturar bem os ingredientes e em seguida moer duas vezes. Separar em porções a quantidade desejada e moldar os hambúrgueres com os aros.

Cebola caramelizada

A cebola que antes não tinha valor, agora caramelizada ganhou status, e no hambúrguer é nota 10. Veja a receita:

200 gramas de cebola picada e deixa descansar 30 minutos em água com gelo

1 colher rasa de açúcar

50 gramas de manteiga= 1 colher cheia

100 ml de vinho branco e seco

Modo de fazer

Retire a cebola, enxugue e a coloque na frigideira junto com a manteiga até dourar; em seguida adicione o açúcar e o vinho.

Palato Farol. R$ 60,00 por pessoa. Telefone: 2126-3000

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • as casinhas da ada
    8 anos Atrás

    Siamo tutti contenti!!!! Ficamos felizes!!!! Apareçam e venham opinar…. E vc, Nide, venha descansar! Parabéns aos outros também. ada

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/