TOPO
Chef na Cozinha Gastronomia

Comidas de frutos do mar de Thaisa, uma grata surpresa

 

pescados

Del Mare: peixe robalo coroado com camarões escoltado por rosti de batata. Bem equilibrado nos sabores

Pouca gente do cenário gastronômico sabe quem é a alagoana Thaisa Mello. Eu passei seis messes para conhecê-la. Ela e seu esposo já estavam descrentes da minha aparição no restaurante Del Mare, na Avenida Jatiúca. E lamento por ter levado tanto tempo assim, porque Thaisa é a mais nova revelação da cozinha de Maceió. Estudante de Direito, ela comanda bem as panelas; as comidas de frutos do mar têm equilíbrio de textura e temperos, e sabores que deixam com gostinho de quero mais.

Um belo exemplar da cozinha da Thaisa é o filé de robalo com camarões (Vila Franca), batata rosti (ralada e misturada com queijo), champignon e aspargos (frescos). O peixe alto grelhado, temperado no sal e pimenta-do-reino, é suculento, tem textura macia e o sabor preservado. Os camarões, também grelhados apenas no sal e pimenta-do-reino, acrescentam mais sabor. O que me chamou a atenção foi a perfeição da textura e do sal. Para o arremate, azeite extravirgem.

Thaisa, a nova revelação da gastronomia alagoana

Thaisa, a nova revelação da gastronomia alagoana

O segredo do sabor está na perspicácia de Thaisa Mello, que com apenas um ano de restaurante construiu um bom relacionamento com os fornecedores; ela mesma compra os pescados diretamente do barco. “Não gosto de congelar muito tempo; no máximo, uma semana. Gosto do frescor dos alimentos. Camarões, só uso o Vila Franca, pescado em alto-mar, porque é mais saboroso, bem como os peixes robalo, linguado… E para temperar, apenas sal e pimenta-do-reino”, revela.

Ah! Thaisa também prepara carnes muito bem!

Veja algumas dicas do Del Mare:

Camarão empanhado com a goma de tapioca e molho agridoce de pimenta

Camarão empanhado com a goma de tapioca e molho agridoce de pimenta

Camarão e Tapioca – Os camarões Vila Franca são grandes e macios. Só de olhar, já desejamos. Na cozinha da Thaisa, os crustáceos são envolvidos na goma de tapioca. Muito legal, porque os grãos de tapioca deixam os crustáceos crocantes, mas mantêm a maciez da carne. Esse prato – “Camarão empanado da tapioca” – é de pedir bis.

cebiche

Cebiche do Del Mare leva pimenta dedo de moça

Marinados no limão – No Del Mare, também tem cebiche com os camarões Vila Franca e peixe linguado; temperado no limão, pimenta-dedo-de-moça, cebola roxa, batata-doce e azeite.

Camarão com sabor oriental e o fantástico purê de batata doce

Camarão com sabor oriental e o fantástico purê de batata doce

Abacaxi – Os camarões Vila Franca ganharam uma versão oriental. Servidos como espetinhos, os crustáceos levam um banho de saquê, shoyu e mel, ficando muito legal. Para acompanhar, o purê de batata-doce com toque de gengibre e leite de coco, que faz toda a diferença. Minha sugestão é vender como porções, porque o purê é primoroso.

Carne moída bem temperada e para acompanhar batatas chipes

Carne moída bem temperada e para acompanhar batatas chips

Filé – O steak tartare é um prato feito de carne crua picadinha temperada com mostarda djon, cebola roxa, alcaparras e um leve toque de conhaque de gengibre. Para acompanhar, batatas chips. Este, eu adorei. É uma entrada mas, de tão bom, transformei em almoço. O destaque é o equilíbrio dos temperos no filé-mignon.

No Del Mare, tem mais comidinhas legais. Fico devendo as sobremesas, mas nem duvido que são tão boas como as entradas e os pratos principais, afinal, a mais nova dama da gastronomia alagoana, Thaisa Mello, entende bem de cozinha, é uma chef com talento nato.

A alagoana já gostava de cozinhar para amigos. Agora, é uma empreendedora e mantém a essência do seu tempero e a amizade cultivada nas mesas do restaurante que, em breve, estará em novo endereço: Avenida Doutor Mario Nunes Vieira, 280 (por trás da Av. Jatiúca); o restaurante do atual endereço ficou pequeno para os fãs da cozinha de Thaisa.

Rota Del Mare

Preços: entradas a partir de 13,90/ Pratos principais (para duas pessoas) a partir de R$ 49,90/ Aceita cartão

Funciona de quarta a domingo das 12 às 15h/ das 19 às 23

Antiga Avenida Jatiúca, 1721 – Telefone 8735.2697

 

 

Visits: 0

«

»

7 comentários
  • Martiane Toledo
    9 anos Atrás

    Excelente comida e ambiente aconchegante…

  • JACQUE DAMASCENO PEREIRA
    9 anos Atrás

    Costumo ir nesse restaurante, realmente é isto tudo e muito mais, deliciosos os pratos, sensacional. Atendimento excelente, ambiente intimista com uma atmosfera romântica e música ambiente perfeita. Vale a pena conhecer.

  • Ana Cristina
    9 anos Atrás

    Adorei a dica !! Experimentei e achei tudo MARAVILHOSO !!!

  • Fernanda
    9 anos Atrás

    Eu conheci recentemente ( encontrei no tripadvasor) achei a comida maravilhosa! Quem não conhece Ta perdendo.. E com um preço justi! Voltarei

  • Luiz Antonio Tenório Magalhaes
    9 anos Atrás

    Realmente de acordo com todas as opiniões, altissima qualidade e preço bom.
    Jacque quem diria , quanto romantismo! Excelente restaurante, pena mesmo somente a localização pouca notada na Av. Jatiuca.

  • Gisela Barros
    9 anos Atrás

    Sabores divinos! Atendimento simpático! Ambiente aconchegante! Sou cliente assídua! Parabéns Thaisa e todos que compõem o staff do Del Mare!

  • hugo
    9 anos Atrás

    Passei a acompanhar as dicas do blog e realmente, neste caso, a sugestão de ir ao Del Mare valeu a pena. Tanto minha esposa quanto meu filho, que exigente em termos de comida, adoraram. Voltaremos sem dúvida e esperamos que no novo endereço o sabor da comida permaneça.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/