TOPO
Meus Destinos Turismo

“Licor” da cana de açúcar

 

Cachaça branca, mel e limão não é novidade, mas a batizada de Escorrega é muito diferente das que eu conheci pelas minhas andanças por ai a fora. Para saborear a bebida produzida pela Cachaçaria alagoana Caraçuipe, é preciso que ela esteja geladíssima,  depois  a coloque numa taça pequena e pode brindar, pois ela é suave, docinha, lembra “licor”, mas não é. Também, segundo os especialistas, não é cachaça, porque o teor alcoólico é baixo, apenas 19%, mas lembre-se de não exagerar. No seu rótulo ela é classificada como bebida mista.

Trio Caraçuípe: Prata, Ouro e Escorrega, todas geladissímas

Trio Caraçuípe: Prata, Ouro e Escorrega, todas geladíssimas

Escorrega limão e mel, no meu paladar, recebeu nota de um licor. A bebida mista é afetuosa.  O veredito final é que o Engenho Caraçuípe, mais uma vez, apresenta ao mercado um bom produto e, mesmo sem oficialmente ainda ser um roteiro turístico, a cachaçaria é um bom motivo para visitar a cidade de Campo Alegre e fazer um tour pela sede do Engenho para vivenciar, desde o inicio do processo de fabricação, até a degustação da Caraçuípe Ouro, Prata, e agora a Escorrega limão e mel.

O mel que adoça a bebida da cana de açúcar é da empresa alagoana O Cortiço.

Filtro de cachaça nos sabores de abacaxi, caju e cana de açúcar

Novidade: Filtro de cachaça nos sabores de abacaxi, caju e cana de açúcar

Na loja da Caraçuípe tem cachaças com embalagens criativas para presentear

Na loja da Caraçuípe tem embalagens criativas com as cachaças para presentear

Para recordar – A cachaça alagoana é um projeto da família Renato Coutinho, que mergulhou no sonho de seu avô Antônio e de seu tio Benedito, desde quando, em 1933, adquiriram o Engenho Caraçuípe, ainda em Pernambuco. A história do engenho prosseguiu na cidade de Campo Alegre, Alagoas, onde o verde da cana de açúcar predomina. Da fabricação, 75% (coração da cachaça) são transformados em aguardente, os 25% restantes (10%, cabeça e 15% , calda) viram álcool. Aliás, no processo de feitura da cachaça tudo é aproveitado: o bagaço vai para a caldeira e o vinhedo para fertilização. À frente do empreendimento, o casal Renato Coutinho e Cristiane Dantas.

Alambique de cobre no Engenho Caraçuípe na cidade de Campo Alegre

Alambique de cobre no Engenho Caraçuípe na cidade de Campo Alegre

O Engenho não usa aditivos químicos e nem corante na fabricação de seu produto. E a Caraçuipe tem prêmios nacionais e internacionais, como a Medalha de Prata no “Concurso Mundial de Bruxelas, Edição Brasil – Concurso Nacional de Vinhos e Destilados.

Drink Clara: limão galego e cachaça Caraçuípe Prata

Drink Clara: limão galego e cachaça Caraçuípe Prata

Rota Engenho Caraçuípe

Sitio Escorrega – Rodovia BR 101, km 159 – Luziápolis- Campo Alegre – Telefone: 82 – 3275.9120

Viajei para o  Engenho Caraçuípe a convite da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, que tem como proposta transformar o local oficialmente em roteiro turístico.

A premiada Caraçuípe Prata dá mais sabor ao drink comacerola e pitanga, frutas da estação,. A criação é do estudante Kris Saboya

A premiada Caraçuípe Prata dá mais sabor ao drink de acerola e pitanga, frutas da estação

 

Visits: 0

«

»

2 comentários
  • BicoDoce
    7 anos Atrás

    A Caraçuipe ouro é nota 10 !

  • Apreciador
    7 anos Atrás

    Adoro a cachaça caracuipe quando tô com vontade de tomar uma vou ao Mandacaru na Jatiúca apraciar à caracuipe otimo lugar tem a cara dela obg

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/