TOPO
Cozinha Popular Gastronomia

Viva o Bar da Pata

Pata ao molho de tomate, tradição de 42 anos do Bar da Pata, no bairro do Farol

Pata ao molho de tomate, tradição de 46 anos do Bar da Pata, no bairro do Farol

No próximo 13 de maio, a gastronomia alagoana tem que comemorar os 45 anos do Bar da Pata, uma instituição da felicidade, da boa comida, da cerveja gelada, da boa música…

Bar da Pata é um dos lugares que me faz muito bem. Comandado por Osvolusia de Andrade Pontes, ou simplesmente Lu, e  Socorro Alves,  tem o sabor do empreendedorismo de ambas, e peço licença para nem tratá-las como “senhoras”, prefiro chamá-las de meninas, porque têm uma alma sempre renovada, alegre.

As amigas e sócias Lu e Socorro são a alma feminina no Bar da Pata

Lu e Socorro, a alma feminina no Bar da Pata

As meninas se formaram na labuta do bar, Lú na cozinha e Socorro na administração, e assim nos 46 anos do empreendimento, a comida é sempre boa, bem elaborada, somada ao bom atendimento do fiel garçom de mais de 30 anos de casa, Luiz Francisco, e a equipe: Rosilene, Rubiana e Genildes  nota 10 na cozinha, com harmonia nos sabores. E Jonatas, o garçom mais novo da casa.

No Bar da Pata as boas vindas são o caldinho da pata de caranguejo, e o primeiro é sempre cortesia da casa. No ritual da Instituição alagoana, as patolas já quebradas pra ninguém perder tempo, as agulhinhas sempre crocantes e sem espinha, o arroz de camarão da vovó, e a novidade que amo de paixão: ova de peixe na manteiga.

O primeiro caldinho de pata dá as boas vindas aos clientes do bar e a cerveja sempre gelada

O primeiro caldinho de pata dá as boas vindas aos clientes do bar e a cerveja sempre gelada

Lú e Socorro, voltarei sempre ao Bar da Pata, porque 45 anos são muitas histórias comuns à  mesa de bar, são alegrias das paixões, os dissabores de fim do amor, conversas intermináveis, muitas doses de risadas, alguns porres a mais,  e vocês sempre nos dando guarita com as comidinhas gostosas e as cervejas sempre geladas.

Novidade no Bar da Pata: legumes com ovas do peixe Dourado na manteiga

Novidade no Bar da Pata: legumes com ovas do peixe Dourado na manteiga

Quitéria

A história da pata ao molho de tomate começou com Lu ainda pequena. Era sua refeição predileta, preparado com esmero pela sua mãe Quitéria. Quando ela e sua mãe abriram uma loja para vender picolés e sorvetes, teve um freguês que sempre ouvia as marteladas ao fundo da casa. Curioso, ele perguntou o que era aquilo. Dona Quitéria explicou que era sua filha Lu, quebrando as patinhas do caranguejo.

Agulhinhas sem espinha outro destaque do bar da Pata

Agulhinhas sem espinha outro destaque do bar da Pata

O desejo de saborear as patinhas fez o bom senhor pedir encarecidamente que lhe cedesse duas, dona Quitéria, uma mulher do bem, presenteou o rapaz com a iguaria. Ele aprovou, e disse: “Amanhã volto e quero comer patinhas”, e assim começou a saga das patolas ao molho de tomate, sempre todo mundo retorna para saborear a iguaria dos mangues de Alagoas e Sergipe.

Viva o Bar da Pata

Rota Bar da Bata

Rua Gonçalves  Dias, 222 Farol. Depois do Colégio Sofia Madalena e do Banco do Brasil, primeira à esquerda. Telefone: 3326.1024

 

 

 

Visits: 0

«

»

3 comentários
  • ceiça
    8 anos Atrás

    parabéns as duas pelos 45 anos do bar da pata,pois além da gentileza que nos trata,a comida e maravilhosa o atendimento unico

  • Carla
    8 anos Atrás

    Minha cara Nide, amo seu blog, mas permita-me uma correção: o nome do Colégio é Madalena Sofia.
    Um grande abraço.

  • Alejandro C. Frery
    8 anos Atrás

    Excelente recomendação! Fomos conferir a dica da genial Nide, e ficamos -como sempre- satisfeitos e felizes com a recomendação. O Bar da Pata virou uma parada obrigatória.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/