TOPO
Destaques Receitas

Gostosinho: Pão de aveia, leite e zero glúten

Espiando o instagram do chef Thawã Calixto (thawacalixto), encontrei no story uma receita de pão de aveia no micro-ondas ideal para quem deseja fugir do glúten com leveza e sabor. Testei a receita e, como deu certo, aproveitei para rechear com queijo, tomate e cebola. Claro que tostei, com manteiga, os dois lados de cada fatia do pãozinho.

O pão é aerado e fofinho. Corte ao meio, e escolha o recheio de acordo com seu desejo.

Na receita do pão de aveia tem leite em pó de coco (usei de gado), ovos, fermento e farinha de aveia. Mas, antes de explicar como fazer e a quantidade dos ingredientes, vamos conhecer a história do chef Thawã Calixto.

Chef Thawã Calixto no seu Olli com a cozinha focada nos ingredientes da época

Sobre Thawã: Ele é alagoano formado em gastronomia em Alagoas e cozinha divinamente. Atualmente é chef do Grand Cru e, em parceria com seu irmão, tem o food truck Olli no Espaço. Ele é um dos chefs que mais teve oportunidade de aprendizado de técnicas. Passou por várias cozinhas. Em Maceió foi estagiário dos chefs Jonatas Moreira  e Wanderson Medeiros; depois migrou para o Rio de Janeiro e foi parar no Olympe, de Troisgros; em São Paulo passou um tempo no Mani da chef Helena Rizzo. Já como chef aportou três meses na Espanha no restaurante Eneko.

Arroz de polvo do Olli do chef Thawã Calixto

Mas o que fez ele virar gastrônomo foi a amizade com o chef Paulo Quintela, onde começou ajudar o amigo na cozinha da Crôa da Massagueira. Thawã é chef contemporâneo. Gosta de pesquisar e usar ingredientes locais e frescos.

Vamos à receita?

Os ingredientes: aveia, leite em pó, fermento e ovo

Ingredientes:

2 ovos

2 colheres de sopa de leite em pó de coco ou de gado

2 colheres de sopa de aveia (tem sem glúten)

1 colher de chá de fermento

sal

Os ingredientes já bem misturados vão para uma vasilha de plástico

Modo de preparo:

Bata bem os voos. Em seguida adicione o leite e continue batendo. Coloque a aveia e continue batendo. No final, adicione o fermento e continue batendo.

Adicione a mistura no deposito de plástico e leve ao micro-ondas por 1mn50s.

Pronto. Desenforma fácil. O pão é aerado e fofinho. Corte ao meio, e escolha o recheio de acordo com seu desejo.

Farinha de aveia sem glúten

Onde encontrar comidinhas do chef Thawã Calixto

Camarões no vinagrete de maça e vieira no molho do próprio crustáceo com creme de leite fresco, um dos pratos do chef Thawã no Grand Cru

Olli, Cozinha Aberta: no EspaçoKitchen’s Fine Food, funciona de quarta-feira a segunda-feira , a partir das 18h/ Fechado na terça-feira/  Avenida Avaro Otacilio, n 3195 – Ponta Verde

Grand Cru:  Jantar de terça à sábado, a partir das 19h/ Almoço executivo na sexta-feira, das 12h até 15h/ Rua Engenheiro Mario de Gusmão, 560 – Loja 01 – Ponta Verde – Fone: (82) 3435-0045

«

»

2 comentários
  • Cristina
    8 meses Atrás

    Posso assar no forno do.meu.fogão?pois nao tenho microondas.

    • Nide Lins
      8 meses Atrás
      AUTOR

      Acredito que não, porque é uma receita de micr0-ondas, vai ter que testar, cristina

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Instagram did not return a 200.