TOPO
Destaques Sebrae

Receitas de sucesso

A receita de sucesso, muitas vezes não tem a medida certa, ela vai se ajustando ao momento. E para entender mais sobre gestão em restaurantes, o Sebrae Alagoas, no próximo dia 12 de novembro, vai reunir gente empreendedora para contar sua história: Wanderson Medeiros (Picui e WGoumert), Vítor Generoso (Divina Gula) e Jonatas Moreira (Akuaba, Espaço Vera Moreira e Castro), tendo como convidado pra lá de especial, Thiago Castanho, chef em Belém do Pará, atualmente dos maiores nomes da gastronomia nacional. Segundo o jornal The New York Times, o paraense é um dos mais inovadores chefs do Brasil, fazendo renascer a culinária amazônica.

Abrir um restaurante é um sonho, preparar as comidinhas com zelo, ter um espaço decorado ao seu estilo, e principalmente fazer o que gosta: cozinhar. Mas para a receita virar o sucesso, não basta um bom tempero, vai muito além de acertar o sal até de olho fechado. É preciso saber cuidar da gestão, compreender qual hora de investir no empreendimento, manter bom relacionamento com o fornecedor e produtor, cativar os funcionários para vestirem a camisa da empresa, pensar desde a compra dos produtos à finalização do prato e, claro, a felicidade do consumidor.

Inscrições pelo site: www.doity.com.br/receita-de-sucesso. Informações:0800 570 0800/ 4009.1791

Thaigo Castanho, um dos chefs mais famosos do Brasil com sua culinária da Amazônia . Foto @revistatrip

Thiago Castanho foi eleito por três vezes Chef do Ano pela revista Veja Comer & Beber Belém, figurou na lista da revista Forbes 2015, que elegeu 30 brasileiros de destaque em diferentes áreas, integra a lista dos 50 Best Restaurantes da América Latina e recebeu o título de chef do ano 2015, pela revista Prazeres da Mesa.

No final de 2014, lançou o livro “Cozinha de Origem”, escrito em parceria com a jornalista Luciana Bianchi e com apresentação do sociólogo, antropólogo e escritor Carlos Alberto Dória. O livro é um diário gastronômico de sua família, que homenageia a cozinha paraense tradicional com receitas dos restaurantes Remanso do Peixe e Remanso do Bosque. Thiago apresenta também chefs de outras regiões do país e celebra a sabedoria popular com a participação de pessoas que fazem pratos de forma única. Além do Brasil, a publicação pode ser encontrada na Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, na Nova Zelândia, África do Sul, Holanda, Canadá, Itália e Portugal.

Chef Jonatas Moreira e o sucesso da família Akuaba

Jonatas Moreira – O chef foi criado no aroma do dendê do Akuaba e nos ensinamentos da mãe chef Vera, comanda  duas casas em Maceió: Espaço Vera Moreira e Castro. Formado pelo Institut Paul Bocuse, na França, ele trouxe nas malas a técnica, conhecimentos, experiências, mas fugiu do clássico e apostou nos ingredientes alagoanos, em especial dos mares e lagoas.

Jonatas também foi cotado com um dos chefs mais promissores do Brasil pelo chef francês Laurent Suaudeau. E tem mais, o destaque dado a ele por Suaudeau foi publicado no jornal Valor Econômico. Não digo que foi muito chão, mas foi muito mares, lagoas e terra para inspirar o chef Jonatas Moreira a conquistar uma indicação como essa. Ele faz por merecer. Ele fugiu do clássico e apostou nos ingredientes alagoanos, em especial os vindos dos mares e lagoas.

Wanderson Medeiros com sua receita de sucesso de bufê

Wanderson Medeiros – Acompanho as facetas do chef Wanderson Medeiros desde quando ele cozinhava em panelões para o restaurante da família, o Picuí. Menino nordestino, criado nas feiras e em torno das panelas de sua mãe Fátima e da avó Joana, na cidade de Picuí, no interior da Paraíba, evoluiu na cozinha sem esquecer suas raízes. Agora tem panelas francesas, e é garoto propaganda das cuscuzerias de barro de dona Marinauva da comunidade de Muquém, em União dos Palmares

Nosso chef inovou na gastronomia nordestina, apostou  nos ingredientes simples na sua cozinha em receitas criativas. Mas foi no seu buffet WGourmert, que ele alçou novos votos no segmento de eventos, festas e, principalmente casamentos. Atualmente, noivos de todo canto do Brasil vêm casar em Alagoas e requisitam o banquete do chef Wanderson, onde o sorvete de rapadura é uma das estrelas. Wanderson, foi eleito pelo voto popular online como o Banqueteiro do ano pela Revista Prazeres da Mesa.

 

Vitor Generoso, o famoso Vitrola, chef herdeiro do Divina Gula

Vitor Generoso – Quando criança, a alegria de Vitor Generoso, conhecido como Vitrola, era correr pelas mesas do Divina Gula. Assim, literalmente, o alagoano cresceu entre as panelas, aromas e fogões do restaurante dos pais mineiros. Ele seguiu os passos do mestre, seu pai e chef André, e depois de se formar no ano passado, pelo Institut Paul Bocuse – Lyon, na França, tornou-se o mais novo chef da casa com 30 anos de empreendedorismo em Maceió. Eleito pelo voto popular online como melhor restaurante regional pela Revista Prazeres da Mesa.

Antes mesmo de ter o diploma na mão, o chef Vitrola se entregava à cozinha do Divina Gula, não apenas para comer, mas também pela sede de aperfeiçoar o talento herdado. Ainda como estudante na França, de férias em Maceió, no evento da Casa Cor, criou a versão brasileira do francês creme brulé. Em vez do creme de leite, ele usou o doce de leite de Minas Gerais (Viçosa) e adicionou pedrinhas flor de sal, uma maravilha! De tão bom, entrou para o cardápio do restaurante, e bom rapaz, segue a criando, a exemplo do torresmo da macaxeira.

 

 

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/