TOPO
Gastronomia

Tapiburguer, vencedor do Brasil Sabor

Bodega do Sertão: tapiburguer, é a nossa tapioca com hambúrguer de carne de sol (caseiro)

Vencedor do Festival: tapioca com hambúrguer de carne de sol do Bodega do Sertão. Foto Vanessa Mota

Tapioca é uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena, feita  a partir da massa da mandioca, conhecida como goma. É um quitute muito comum no Nordeste e Norte do Brasil. Mas coube aos africanos acrescentarem o coco ralado, e assim, não pararam de inventar, queijo, doce de leite, camarão, carne do sol…

Mas a invenção do Rodolfo Freire (futuro chef do Bodega do Sertão), de transformar a tapioca em pão de hambúrguer de carne de sol caseiro, lhe rendeu o prêmio de primeiro lugar de vendas do Festival Brasil Sabor, em Alagoas. Durante o evento da Associação Brasileira de Restaurantes e Bares (Abrasel), foram consumidos 690 “tapioburguer”.

Rodolfo Freire, futuro chef do Bodega do Sertão, criou o tapiburguer

Rodolfo Freire, futuro chef do Bodega do Sertão, criou o tapiburguer. Foto Nide Lins

Tapioburguer agradou. Em vez de pão, a tapioca recebeu hambúrguer de carne de sol (receita do Bodega do Sertão), queijo mozzarella, tomates, cebolas caramelizadas no mel e, para acompanhar, macaxeira frita com queijo, polvilhada com pedacinhos de charque.

No ano de 2014, no Bar em Bar, evento da Abrasel, o restaurante Bodega do Sertão também criou o Funí que tamb´me levou o primeiro lugar. Foram vendidos 651 . Na receita, a massa de tapioca em formato de cone ganhou salmão envolvido com queijo coalho derretido, acompanhado de mel de engenho. Uma versão oriental Nordestina.

BODEGA DO SERTÃO - Massa de tapioca, salmão envolvido com queijo coalho derretido, acompanhado de mel de engenho. AV. JULIO MARQUES LUZ, JATIÚCA – 3327-4446.

Vencedor de Bar em Bar: tapioca, salmão,queijo coalho derretido e mel de engenho do Bodega do Sertão

A criatividade do hambúrguer nordestino trouxe ótimos sabores, a exemplo do tomate no azeite com ervas feito no forno, deixando o legume macio, como se fosse molho agregando sabor à carne. O novo talento, Rodolfo Freire, reforçou que o trabalho em equipe foi essencial para conquistar o primeiro lugar e o premio de mil reais será partilhado entre os garçons.

Também foram premiados no Festival Brasil Sabor o Anamá, com o segundo lugar com a receita de Arroz Frutos do Mar, e a Pizzaria Carlito com O chicletão de Camarão.

A inovação do tapiburguer do Bodega do Sertão conquistou os comensais e continua em cartaz, mas quem deseja aprender a fazer a iguaria veja a receita abaixo e sucesso.

 

Rota do Bodega:

Avenida Júlio Marques Luz, 62 – Jatiúca. Telefone (82) 3327-4446.

 Receita Tapiburguer

100 gr de gordura vegetal

500 gr de charque

100 gr de goma de tapioca

1 folha de alface americana

Meia colher de manteiga

3 colheres de manteiga

Um fio de azeite

150 gr de carne de sol

100g de queijo mussarela

100g de macaxeira

2 rodelas de tomate

1 rodela pequena de cebola

Modo de preparo

Pegue o tomate, corte em rodelas e regue no azeite e ervas. Leve ao forno preaquecido a 90 graus e deixe por 30 minutos até ficar suculento.

Em uma frigideira coloque meia colher de manteiga, a cebola cortada em fatias. Leve ao fogo baixo. Quando começa a dourar acrescente o mel de engenho e deixe caramelizar.

Pegue 100 gr de macaxeira cozida corte em tiras finas frite em fogo alto em gordura vegetal.

Prepare a massa da tapioca em forma de disco e reserve.

Com 150 gramas de carne de sol dessalgue e triture em ponto de carne moída e faça uma bola até ficar um formato de um hambúrguer. Em seguida numa panela aquecida coloque um fio de azeite para selar o hambúrguer.

Montagem

No prato coloque a tapioca , alface, tomate, hambúrguer, queijo aquecido e as cebolas caramelizados. Para acompanhar a macaxeira frita com queijo derretido  e acrescente o charque picado.

 

 

Visits: 0

«

»

4 comentários
  • Oscar RLFV
    9 anos Atrás

    Muito obrigado Nide, tive uma ótima noite esta semana por vossa dica!!!

    de seu eventual leitor. Oscar

  • Antonio Moura
    9 anos Atrás

    Alguém mandou-me um link: maravilha!
    Parabéns Nide!

  • Eduardo Costa Neves
    9 anos Atrás

    Olha, esta Alagoana tem dado dicas maravilhosas! Estou viciado no blog e recomendo “sempre” aos que visitam Alagoas! São lugares que, jamais me atreveria a entrar. A Nide, vai e descobri pra nós com uma riqueza de informações fantástica!

    • Nide Lins
      9 anos Atrás
      AUTOR

      muito grata Eduardo Costa

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/