TOPO
comida de rua Destaques

Mistão da Galega, sucesso da Pajuçara

Na enquete do meu Instagram @nidelins, perguntei qual comida de ambulante da praia de Maceió meus seguidores apreciava. A campeã de indicações foi a Barraca da Galega, na praia da Pajuçara. E assim fui conferir o sucesso do mistão da Galega, que vem camarão crocante, peixe empanado, contra filé, batata frita, vinagrete, farofa e abacaxi – para compartilhar com até para 6 pessoas. E, claro, reuni um time bom de boca (Thawã, Wilson Junior) para dar cabo do mistão, e deu certo.

Galega sobrevivente na pandemia faz o maior sucesso com o Mistão na praia da Pajuçara

De onde surgiu a ideia de fazer o mistão, que, literalmente, bombou nas redes sociais e aumentou a legião de fãs? Galega respondeu: “Foi Deus!”. Ela tem sua barraca há oito anos, mas só começou a comercializar o mistão – que é um escândalo de bom – há um ano e meio. A posta de peixe, eu amei, suculenta; o camarão, grande, e ambas empanadas na farinha panko (pão), é bem crocante. O limão vem junto para atiçar o paladar. Batatinha, vinagrete e farofa são bons, e o abacaxi vale pela sobremesa.

Peixe empanado com fritas, outra opção bem gostosa do Barraca da Galega

Outro dia fui até a barraca comer peixe empanado – duas postas empanadas e suculentas com batata frita. Dispensei o arroz. A porção é para duas pessoas, mas comem três sem reclamar.

Quem é – Galega é Josivania Maria Conceição, alagoana de Santa Luzia do Norte, é, como toda mulher nordestina, é batalhadora. Casada, mãe de dois filhos, começou trabalhando ao lado do esposo. Primeiro com uma loja de conserto de bicicleta. Virou mecânica. Depois mudou-se para Pajucara, abriu um churrasquinho.

Drinques, caipirinhas, caipiroscas, agua de coco, cerveja gelada no cardãpio da Galega

Batalhou até que conseguiu a permissão de um ponto para chamar de seu, a Barraca da Galega, mas quando veio a pandemia, quase faliu , praia fechada e sem delivery, mas jamais desistiu, passou um tempo na casa da mãe e sobreviveu. Agora é rainha da praia.

Com a história da Galega, que sobreviveu a pandemia e se reinventou, desejo que o dia 8 de março, Dia das mulheres, a palavra respeito ganhe força pelo mundo afora.

Mistão da Galega para seis pessoas

Rota: Barra da Galega

Preço do misto a partir de R$ 130,00/ Caldinho R$ 10,00

Praia da Pajuçara de frente ao Terraço

Funciona de terça à domingo das 9h às 16h

Visits: 3224

«

»

1 comentário
  • Arthur Lins
    1 segundo Atrás

    Nossa, deu foi vontade de ir provar esse mistão!!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/