TOPO
Cachaça Destaques

Rota da cachaça, vamos!

Taverna Beer, uma fábrica de cerveja artesanal com sede na cidade de Arapiraca, lançou, nesse 13 de setembro, data em que se celebrou o Dia da Cachaça, a caipirinha de cerveja – uma mistura de cachaça, cerveja artesanal e xarope de limão. E deu super certo! Aliás, Alagoas festejou a data da bebida mais brasileira com o lançamento da Rota da Cachaça, uma iniciativa da Secretária de Turismo do Estado, da Instância da Governança e do Sebrae, o que comprova, mais uma vez, que Alagoas é muito mais, além de sol e mar. Veja o roteiro para você viajar pelas chaçarias:

Silma Galdino, uma das sócias da Taverna Bee, que criou a caipirinha de cerveja

“Na Taverna Beer, já temos drinques da cachaça, mas criamos esse especialmente para celebrar o dia, e dá mais sabor a Rota da Cachaça”, explicou Silma Galdino, uma das sócias da Taverna Bee. A cervejaria de Arapiraca é uma empresa familiar.

Que tal participar da rota da cachaça alagoana? Se sua resposta for SIM, organize uma turma resistente e animada para apreciar a bebida mais brasileira de todas, e pé na estrada. Para o sucesso da maratona, contrate uma agência receptiva de viagens que cuide de tudo, inclusive para você não dirigir, afinal, álcool e direção não combinam! No final deste texto,  indico as agências que vendem a rota da cachaça para o nosso bel-prazer.

Cachaça alagoana na rota do turismo de experiência

A rota da cachaça alagoana engloba as cidades de Campo Alegre, para encontrar Engenho Caracuípe (@engenhocaracuipe), Junqueiro, com a Brejo dos Bois  (@brejodosboisoficial), Teotônio Vilela, que tem  a Cachaça Coração da Mata (@cachacacoracaodamata), e São Sebastião com  Cachaça Gogó Da Ema (@cachacagogodaema). Cada uma com sua história para contar, com menu degustação de cachaças com frutas, queijos e embutidos.

Participei da Rota da Cachaça a convite do Sebrae Alagoas, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo. A viagem também incluiu paradas estratégicas no Empório do restaurante Pimenta de Cheiro, com sua maravilhosa costela bovina e com buchada, na cidade de São Sebastião, e o Café Engenho do Queijo, com degustação de queijos e bebidas lácteas na cidade de Junqueiro.

Caracuípe

Antônio Coutinho, nova geração da Caracuípe

A cachaçaria alagoana Caracuípe é pioneira em receber turistas do mundo para viver o turismo de experiências na cidade de Campo Alegre. É lá que são produzidas as Cachaças Caraçuípe e Escorrega, e que vão além de bebidas destiladas, são uma homenagem à memória da família Coutinho. Por trás dos produtos do Engenho Caraçuípe, há o resgate da tradição e experiência familiar que transcende gerações e coloca Alagoas entre os melhores produtores de cachaça de alambique do país. Um dos destaques é a Extra Premium, envelhecida em barris de Carvalho francês durante 4 anos e meio, o que garante a cor do amarelo ouro brilhante e uma textura viscosa. Já a linha Escorrega, tem nos sabores cravo e canela, gold, mel e limão, açaí e banana. A dica é  beber bem geladíssima numa taça pequena, para brindar a bebida alagoana, pois  é suave, docinha.

Gogó da Ema

Henrique da Cachaçaria Gogó da Ema em São Sebastião

Uma dose de Oxente Cravo e Canela (bebida alcoólica mista à base de cachaça) para duas de água tônica, foi o suficiente para refrescar o calor da viagem. Bebida leve e refrescante é da Cacharia Gogó da Ema. Amei o drinque mais alagoano para o nosso verão. O cenário da cachaçaria é inspirador, fazenda com sombra de árvores, e até rede para a gente descansar na cidade de São Sebastião.

A história da cachaçaria começou em meados do ano 2002. O engenheiro civil Waldir Ferreira Tenório despertou o interesse de fazer algo diferente do seu cotidiano, e logo resolveu montar algo que pudesse tornar a sua fazenda sustentável. Foi quando surgiu a ideia de produzir cachaça da melhor qualidade. A marca tem como símbolo cultural e turístico de Alagoas, o coqueiro histórico denominado Gogó da Ema.

CACHAÇA BREJO DOS BOIS

Cachaça Brejo dos Dois desde 2006 na cidade de Junqueiro

CACHAÇA BREJO DOS BOIS – Lançada no mercado em 2006 na cidade de Junqueiro,  é resultado de um trabalho de mais de uma década, que inclui a preparação das terras para o plantio da cana-de-açúcar, ações de preservação do meio ambiente e de responsabilidade social na região onde está localizada a agroindústria. Uma das novidades é a cachaça bananinha (destilado fermentado do mosto da cana de açúcar e polpa de banana), também tem a reserva especial, orgânica e artesanalmente destilada exclusivamente do caldo de cana fresco, dos mais verdes campos de Alagoas. A cor dourada é fruto do seu envelhecimento de 4 anos em barris de carvalho europeu, escalada por um dos maiores técnicos de futebol do mundo: Vanderlei Luxemburgo.

Cachaça Coração da Mata

Benedito de Deus da Cachaça Coração da Mata 

Cachaça Coração da Mata – Contém o bem mais precioso do mundo, uma reserva ecológica com cachoeira, e essa beleza natural deu nome a Cachaça Coração da Mata na cidade de Teotônio Vilela. Desde 2019, produz a tradicional cachaça em Alambique de Cobre, envelhecida em Barril de Carvalho e Amburana.

Cachoeira Coração da Mata na cidade de Teôtonio Vilela

+ Cultura

Degustação de queijos produzidos no Engenho do Queijo na cidade de Junqueiro

Na Rota da Cachaça alagoana, a parada bem legal é na cidade de Junqueiro, no Café Engenho do Queijo (@cafeengenhodoqueijo), com a degustação gratuita de queijos (coalho tradicional, A2A2, zero lactose e ervas finas, queijo minas frescal,  minas padrão, queijo prato, queijo do reino  e ricota). Funciona todos os dias | 6:30h às 20h/ BR 101 – Junqueiro/ Telefone: 82 99634-0697

Pimenta de Cheiro Rancho tradição de carne do bafo e buchada com pirão

Para almoçar, a dica é o restaurante Pimenta de Cheiro Rancho (@pimentadecheiro.rancho), em São Sebastião, que este ano faz 8 anos. Todo dia tem cupim e costela no bafo, e nos dias de domingo tem buchada de carneiro com pirão. De terça a domingo, de 11h às 15h, Rua Padre Cicero, 250 – Rancho Alegre

Bom, quem deseja embarcar na Rota da Cachaça, veja e siga as agências receptivas para fazer um pacote bem cultural por Alagoas da bebida brasileira com história e sabor.

Na rota da cachaça as cachaças são degustadas com frutas, queijos e embutidos

Quem faz a Rota da Cachaça

IE Maceió: 82 99646-0133

Ônix Turismo: 82 99640-7260

MR Viagens: 82 99662-3004

Ponta Verde Turismo: 82 99993-1809

Maçaiok Turismo: 82 99947-1459

Viver Turismo: 82 99600-6337

KAIRÓS Turismo: 82 99974-2525

Giro Turismo: 82 99132-0112

Emília Turismo: 82 99976-7089

Tarimba Viagens: 82 98164-8932

MBTOUR  (82) 99624-6169/ 99108-0343

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/