TOPO
Destaques sanduíche

Passaporte Gaúcho, o cinquentão mais gostoso

Na quinta-feira passada, perguntei aos meus seguidores qual a idade do Passaporte Gaúcho e poucos acertaram. São 50 anos, e continua gostoso e conquistando corações.  Um dos mais queridinhos é o passabuguer, carne de alcatara cortadinha e bem temperada pela família de dona Laci Braun. Servido no pão seda, com queijo, presunto e muita maionese – a identidade cultural da casa -.  A história do Passaporte Gaúcho começou com Milton Braun, gaúcho da cidade de Bom Retiro Sul, que escolheu Maceió para viver e empreender ao lado de sua amada Laci.

A história do Passaporte Gaúcho começou com Milton Braun (falecido), que escolheu Maceió para viver e empreender ao lado de sua amada Laci.

Nos anos 1970, a praia da Avenida era o “point” da juventude dourada – bronzeada, melhor dizendo – e das badaladas festas do Clube Fênix Alagoana. Nesse cenário maceioense, em 1973, aterrissou um trailer identificado como Passaporte Gaúcho na calçada da Avenida da Paz. Iniciava seus trabalhos ao pôr do sol oferecendo três opções de sanduíche: minuano, passburger e passaporte de salsicha (depois recebeu carne moída com batata) – todos abraçados por um suave pão seda. Por trás do balcão, apenas um casal, vindo da cidade gaúcha de Bom Retiro do Sul. Milton e Laci Braun produziam e vendiam os sanduíches e logo conquistaram os alagoanos pela boca. Virou moda. Os food trucks de hoje que o digam.

Passaporte Gaúcho, o sanduíche mais tradicional de Alagoas

Qual razão do sucesso? Empreendedorismo, pioneirismo, qualidade e persistência. Milton e Laci chegaram em Maceió no ano de 1971 (trazendo, a tiracolo, a pequena Cris Braun) movidos pelo sonho de montar uma fabrica de  embutidos. Frente às dificuldades de viabilizar o projeto original, Seu Milton, ex-açougueiro, teve a brilhante ideia de vender sanduíches num trailer, moda que já existia no Rio Grande do Sul.

Passeburguer, um dos tradicionais do Passaporte Gaúcho

No começo não foi fácil, a salsicha não era encontrada no mercado e tinha de ser importada de outras praças. Como a tradição alagoana era do sanduíche de carne moída com batata inglesa (nas festas de rua, como da Praça da Faculdade, a mistura era servida sobre uma rodela de pão francês) a inovação principal ficou por conta do acréscimo do embutido, sem contar com a afirmação do pão seda. A receita mantem-se como celebridade até hoje e durante essas décadas inspirou muitos outros mestres-sanduicheiros.

Minuano, melhor hamburguer do mundo com as maioneses também as melhores do mundo

Rota: Passaporte Gaúcho

Preço: a partir de R$ 29,00/  Aceita-se cartão

Funciona todos os dias  das 17:30 às 00:00h

Av. Santa Rita de Cássia – Farol/ Telefone:  82 3336-6147

https://passaportegaucho.com.br/

Visits: 0

«

»

7 comentários
  • Roberto
    7 meses Atrás

    Prefiro o passaporte Centenário…é maior e mais gostoso….

  • Fatima
    7 meses Atrás

    Eu amo o Passaporte. Pra mim melhor passaporte que o do Passaporte do Gaúcho não há.

  • Carla
    7 meses Atrás

    Muito gostoso mesmo. Quem me indicou?Blog da Nide Lins.Dica de ouro.

  • ANDRÉ
    7 meses Atrás

    jÁ FOI BOM , HOJE A MAIONESE COMEÇOU A FICAR RUIM E PERDEU O SABOR, PARECE UM PÓ GRUDENTO NA BOCA, QUE PENA

  • Júnior
    7 meses Atrás

    Agora seja o mais gostoso !!! kkkk Só tem nome mesmo…tem passaporte pela cidade que da de 1000 a 0 !!!! Comi uma vez pra mais nunca !!!

  • Júnior
    7 meses Atrás

    JBPASSAPORTE, NO PEIXOTO, ESSE É GOSTOSO MAIS BARATO,E MAIOR EM UM PÃO DE 30CM,E MUITO MAIS GOSTOSO, E OS MOLHOS DELE SEM COMPRAÇÃO,UMA DELICIA!!!!!

  • cassia
    7 meses Atrás

    todos os passaportes sao gostosos.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/