TOPO
Destaques Receitas

Rocambole de arroz da Yolanda Fiuza

Quando a Cooperativa Pindorama (@cooperativapindorama) fez o convite para fazer receitas com os produtos da empresa alagoana, apostei nas receitas afetivas. Uma delas é da Yolanda Fiúza, uma mulher extraordinária que tive o prazer de conhecer através de sua filha, a jornalista e professora Rachel. No caderno de anotações da Yolanda, a receita do arroz de rocambole é bem executada pela sua secretária Gilda Gomes, preparada com arroz cozido. Tradicionalmente, as sobras do almoço sempre rendiam novas receitas, porque nossas mães, avós e tias não desperdiçavam nada.

Luciana e Tereza fizeram a receita do rocambole com sucesso

Para rocambole de arroz, fiz algumas adaptações: usei leite de coco, óleo de coco e o recheio, com tilápia, mas pode ser também de camarão ou de siri. Quem fez a receita com sucesso foi Luciana Monteiro (@lm4922025), a toda poderosa da cozinha da Tereza Feitosa (@euterezafeitosa) – ambas minhas seguidoras – mandaram a foto para mostrar o resultado positivo. Então, vamos fazer?

Rocambole de arroz com recheio de peixe

Yolanda era formada em educação física. Ela sempre gostou de reunir a família e as amigas em torno de uma mesa farta de comidinhas e doçuras. A alagoana deixou para a família e amigos um caderninho de receitas para a gente sempre lembrar dessa mulher maravilhosa.

Yolanda Fiúza sempre gostou de reunir a família e as amigas em torno de uma mesa farta de comidinhas e doçuras.

Receita rocambole de Arroz

Ingredientes:

🍚 2 xícaras de arroz branco Pindorama cozido;🐟 1 xícara de leite de coco Pindorama;🍚 ½ xícara de óleo de coco Pindorama;🐟 2 colheres de sopa de Maisena;🍚 3 ovos;🐟 1 colher de fermento químico.

Arroz, óleo e leite de coco Pindorama para fazer a receita do Rocambole de arroz

Recheio

🐟 1kg Peixe tilápia;🍚 Cebolinha a gosto;🐟 1 Cebola;🍚 1 tomate;🐟 1 pimentão;🍚 1 limão;🐟 Meia xícara de leite de coco Pindorama;🍚 Sal a gosto;🐟 Coentro a gosto;

Desenforme o rocambole sobre papel manteiga

Modo de preparo do recheio:

🧑‍🍳 Tempere o peixe com sal e limão.🥄Numa frigideira adicione o óleo de coco e frite o peixe. Quando tiver molinho, desfie o peixe.🧑‍🍳 Misture aos legumes no leite de coco até cozinhar e misture ao peixe desfiado.

Modo de preparo:🧑‍🍳 Separe as claras das gemas e reserve.🥄 Bata no liquidificador o arroz cozido, leite de coco, óleo de coco, maisena e as gemas até ficar homogêneo.🧑‍🍳 Bata as claras em ponto de neve e misture ao creme preparado no liquidificador. Por último, coloque o fermento e misture.🥄 Coloque para assar em forma retangular untada, mais ou menos 30 minutos, ou quando colocar o palito ou garfo e sair seco. A massa não precisa dourar muito.🧑‍🍳 Retire do forno e, ainda quente, em um pano de prato ou papel manteiga, vire a forma pra que a massa saia inteira no pano.🥄 Assim que desenformada, coloque o recheio de peixe. Depois de colocado os ingredientes, enrole junto com o pano de prato ou papel manteiga em forma de rocambole.

Para cobertura pode usar molho de tomate. Também pode bater meia xícara de peixe tilapia (picado) com creme de leite, reduzir no fogo, acerte o sal, cubra o rocambole e leve ao forno apenas para dourar

Coloque o recheio sobre o rocambole e com ajuda do papel manteiga enrole

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • Nailson Marcos Reis Júnior
    7 meses Atrás

    Um brinde ao sabor!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/