TOPO
Destaques Homenagem

Licor de maracujá, uma homenagem para Yêda

O programa Balanço Geral prestou uma linda homenagem à culinarista Yêda Rocha, que nos deixou na última terça, depois de lutar contra um câncer, mas ela agora está ao lado das suas irmãs Jacy, Bartyra e Maria, que deixaram importante legado, o livro Delícias da Cozinha Alagoana, com receitas que deram identidade cultural gastronômica ao nosso Estado.

Ainda no programa, o herdeiro, o neto da Yêda, chef Serginho Jucá, do Sur, que cria pratos autorais inspirado nas tradições das Irmãs Rocha, ensinou a receita do licor de Laco-Papo (de maracujá). Mas antes de compartilhar a receita, conheça a história da bebida sempre presente nas festas de Yêda Rocha.

Tradições: Yêda Rocha e seu Neto Serginho Jucá dois talentos da cozinha alagoana

Na cozinha do Engenho Varella, lar das irmãs Rocha, nasceram receitas como a de licor de maracujá, batizado de “Laco-paco”. Servido bem geladinho, refrescante e delicioso. A fabricação da iguaria é caseira e, segundo a dama da gastronomia alagoana, Yêda Rocha, no Engenho tinham duas senhoras bem velhinhas que conheciam o saber e o fazer do licor.

Na cozinha do Engenho Varella, lar das irmãs Rocha, nasceram receitas como a de licor de maracujá, batizado de “Laco-paco

Receita Licor Laco-Paco

Ingredientes: 30 maracujás

400g de açúcar triturado

1 garrafa de aguardente de boa qualidade

Preparo: Escolha os maracujás de boa qualidade e, de preferência, maduros. Faça uma calda forte com açúcar e água. Junte na panela a polpa de maracujá. Retire do fogo e acrescente a aguardente.

Deixe em infusão numa vasilha tampada até esfriar. Passe várias vezes em peneira fina de plástico, forçando com uma colher para aproveitar ao máximo a polpa. Coe mais de uma vez, engarrafe e guarde na geladeira. O Laco-Paco fica licoroso.

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • LETICIA
    2 anos Atrás

    Parabéns pela legítima homenagem prestada à D. Yeda. Já era sua fã, agora sou mais ainda.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/