TOPO
Destaques Turismo Gastronômico

Licor de rosas da Dora

Quem visita a cidade histórica de Água Branca, de junho a agosto, curte um friozinho danado de bom do inverno do sertão alagoano, mas este destino é bom em qualquer estação e um dos lugares mais bonitos para apreciar o município e seus arredores, é o Mirante do Calvário. Lá no quiosque da Tia Dora tem o licor de rosas para aquecer o coração, o feijão andu com galinha guisada, e o bom humor da anfitriã cativando os visitantes.

Os sabores do Sertão são bem guardados pela alagoana Doralice Maria da Silva, a simpática Dora, lá no Mirante do Calvário. No seu modesto quiosque de culinária regional, os licores de frutas e de flores dão saúdam quem chega à cidade. A bebida é delicada ao paladar e aromática. Dora colhe as rosas conhecidas como “sangue cristo”, porque é mais vermelha e cheirosa, retira as pétalas e coloca numa infusão de mel de abelha e vodka por um período de um ano, e quando mais tempo melhor. “Todo Natal era lindo, tinha apresentação do folguedo Chegança, e minha mãe preparava e servia o licor de rosas, porque era dia de festa”.  Lembra Dora.

Feijão de andu cru lembra ervilha e cozido, tradição de Água Branca

Dora nasceu em Mata Grande, aos cinco anos mudou-se para Água Branca. Da sua mãe, a indígena Graciliana Maria, também herdou o talento para a cozinha. Com ela aprendeu a apreciar o feijão andu verde, conhecido como “ervilha de pobre” pela semelhança entre ambos os grãos. O feijão é colhido de agosto a dezembro, é comercializado na feira da cidade.

O grão é lavado na água corrente, depois cozido na água e sal, escorre para ser refogado no alho, cebola roxa, banha de porco, e água para cozinhar. Na receita tem abóbora, maxixe e coentro. Para acompanhar, o clássico do sertão, a galinha guisada, mas segundo Dora,  com torresmo é comer nos céus.

Mirante do Calvário onde fica o quiosque da Tia Dora em Água Branca

Quiosque Tia Dora

Mirante do Calvário, S/N – Água Branca

Funciona De Quinta a domingo das 8h até 19h/ Telefone: (82) 99993- 5518/ 99651-0519

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • EMANOEL MACARIO
    2 anos Atrás

    ESPLÊNDIDO, SUAS POSTAGENS SEMPRE NOS TRAZEM VERDADEIROS SONHOS!!!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/