TOPO
Destaques Mais lidos

DeCasa, comidinhas sem glúten, campeã de outubro

O croquete de bacalhau da DeCasa Congelados Saudáveis (@Dcasacong) sem glúten e sem lactose, preparado com inhame, farinha de linhaça e sem fritura, foi a postagem mais lida do mês de outubro com 8.192 acessos. Bom lembrar que a empresa é online e só trabalha com alimentação saudável. Já o café da manhã nos dias de domingo, com pães de fermentação da Back Bakery (@backbakery), ficou em segundo lugar com 3.306 visualizações. E a receita do bife de panela do Duda, em terceiro, com 2.954 acessos. Vamos recordar os campeões do mês de outubro.

DeCasa Congelados Saudáveis (@Dcasacong)

Croquete de bacalhau da DeCasa Congelados Saudáveis com massa de inhame

No ano passado ganhei croquete de bacalhau da DeCasa Congelados Saudáveis (@Dcasacong). Foi uma grata surpresa ao paladar. Bem refogadinho com cheiro verde, ao invés da batata inglesa o inhame, a farinha de linhaça no lugar da de rosca, e nada de fritura, o salgado é assado. Além de saborosa, também  contém o tempero afetivo das comidinhas de Maria de Lourdes, que preparava a tradição para a família. Coube a Sandra Maria Furetti Farias, filha da Maria, adaptar a receita para linha saudável preservando a essência. E tem novidades: coxinha de macaxeira, arrumadinho com farinha funcional e esfirra de batata doce, entre outras delícias sem glúten e sem lactose. E para garantir um futuro saudável da pequena empresa de delivery, Sandra e seu filho, Marcus, apostaram no curso de Consultoria Financeira do Sebrae Alagoas. Telefone para encomendas: Telefone: 82 99671-7584


2 – Back Bakery (@backbakery)

Sanduíche do café da manhã Back Bakery (@backbakery), padaria de pães de fermentação natural,

Campagne é o pão de campanha, também conhecido como pão rústico. A sua receita leva farinha branca, integral e centeio, lindo de se ver e de comer também. Agora, imagine duas fatias abençoadas, recheadas com queijo e presunto escorrendo pela beirada! Para escoltar, ketchup de goiabada (preparado com a própria fruta). Saborear essa e outras delícias no café da manhã nos dias de domingo, das 9h às 17h, é a proposta da Back Bakery (@backbakery), padaria de pães de fermentação natural, na charmosa Boulevard Pajuçara. Mas, anote, de terça a sábado, das 15h às 22h, tem pães de fermentação longa e selvagem, doces, cafés e opções veganas. Terça a sábado das 15h as 22h/  Domingo das 9h às 19h/Rua Dr. Lessa de Azevedo – Loja 7 – Pajuçara/ Telefone: 82 99697-0099


Bife de panela do Duda (receita)

Bife de panela, uma receita do restaurante do Duda

O bife de panela com batatas inglesas do restaurante do Duda, era minha paixão, carne macia, bem temperada e com aquela graxinha que chamava pelo pão francês. Bom, se você está com saudades vou compartilhar a receita da Marinalra, a bem amada do Duda. Inclusive a receita está no meu livro de Receitas das Alagoas, cozinha de boteco, de chef, de rua e tradição.
O Bar do Duda encerrou suas atividades em 20 de dezembro de 2020, mas não foi a crise que motivou o fechamento, é que o imóvel do restaurante vai virar mais um arranha céu na Jatiúca. Duda e Marinalva vivem felizes na Barra de Santo Antônio, claro, têm saudades dos clientes que viraram amigos, mas agora ambos curtem a vida de boa. Então segue a receita para matar a saudade desse casal lindo.

 

Receita do bife de Panela do Duda

Ingredientes:

1kg de carne (fraldinha em bifes bem fininhos)

1 cebola grande

1 pimentão verde grande

3 tomates grandes

1 molho de coentro

Salsa a gosto

Cebolinha a gosto

3 folhas de louro

1 colher de sopa de tempero (cominho misturado)

½ copo americano de óleo

3 colheres de sopa de água

1 colher de sopa de alho picado

1 colher de chá de colorau

2 batatas cozidas (grande)

Sal a gosto

Bife de panela do restaurante do Duda deixou saudades

Modo de preparo

Corte bem picadinho a cebola, tomate, coentro, pimentão e alho. Coloque os ingredientes na panela junto com o tempero (cominho misturado), folhas de louro, colorau, óleo, água e sal para refogar, e mantenha em fogo baixo. Adicione os bifes aos legumes, e deixe cozinhar até tudo ficar macio. Tampe a panela, mas destampe em intervalos regulares para mexer a mistura e revirar os bifes.

Cozinhe (sempre em fogo baixo) até a carne ficar bem macia. Para finalizar, acrescente as batatas cozidas e regue com o caldo do cozimento.

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • Roodney Beserra
    2 anos Atrás

    Prezada Nide,

    Você é a embaixatriz da gastronomia alagoana.

    Agora também é uma sabotadora.

    Isso mesmo.

    Uma sabotadora de dietas.

    Afinal, com uma gostosura maior do que a outra que essa intrépida jornalista nos apresenta a cada postagem, o difícil é querer comer só uma porção ideal.

    Todos sempre acabam exagerando.

    Você é um patrimônio de Alagoas.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/