TOPO
Destaques Evento

Alegria Nordestina

Alegria Nordestina é uma receita do chef Marcos Vieira (@mvieira.al), inspirado no ratatouille, um clássico da culinária francesa à base de abobrinha, berinjela, tomate e cebola, onde todos ingredientes vão ao forno com azeite e ervas. Mas na versão brasileira, o chef alagoano adicionou na panela, milho cozido, abóbora, quiabo, maxixe, a banana da terra, feijão de corda verde, cebola roxa e a manteiga de garrafa. Para acompanhar a gostosura, carne de sol de cordeiro com molho de coentro. Nordestino 100%. Gostaram da receita? Eu adorei, então você tem até o dia 17 de outubro para votar no chef alagoano, Marcos Vieira, no Festival Cultural do Brasil, em Viena. Basta entrar nesse endereço: https://festivalculturaldobrasil.org/al-marcos-vieira/ 

O evento está na sua 9º edição, acontecerá de forma híbrida. Parte da programação será digital.

Até o dia 17 de outubro para votar no chef alagoano, Marcos Vieira, no Festival Cultural do Brasil, em Viena

“Estou representando nossa Alagoas na Mostra Brasil Cultural. Para votar, é só clicar nas 5 estrelinhas que aparecem abaixo do vídeo”, conta o chef. Ele recebeu o convite de Victor Barros, criador do evento Desafio Gastronômico – Comidas Típicas do Brasil. “Participei da 1° edição online junto com o renomado Chef português Hélio Loureiro, e o Jornalista Joaquim Alessi, onde apresentei o prato: Arroz de Sururu com banana da terra. Gostaram e assim fui convidado a participar deste agora”, diz.

Carne de sol, um dos itens sagrados da mesa dos nordestinos

Uma dica do chef é salgar a carne delicadamente, envolvendo toda a peça da carne de sol de cordeiro e deixar descansar por 7 horas. Na hora de usar, dá apenas uma lavada rápida para retirar o sal. A carne é glaceada com um melado de cana e envolta em uma crosta de xerém de  castanhas de caju. Homenagem à cana de açúcar e ao caju, produtos abundantes em toda a região.

Marcos Vieira, alagoano de Palmeira dos Índios, é gastrônomo, professor, pesquisador, personal chef  e consultor de menu em bares e restaurantes. Vamos lá votar no alagoano.

Página para votar no alagoano Marcos Vieira e a logomarca do Festival Cultural do Brasil, em Viena

 

«

1 comentário
  • Marcos Vieira
    4 horas Atrás

    Grato pelo carinho, Nide.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.