TOPO
Destaques Do mar

Maravilha: arroz de Polvo da Amara

Na cozinha do Mama Pereira (@pereira.mama9) tem o frescor dos peixes, camarões, lagostas, polvo e o aroma do mar. Os pescados chegam da jangada para as panelas do restaurante, onde o jardim é praia de Japaratinga, cidade alagoana do litoral norte. Nesse cenário, quem reina há 21 anos é o arroz de polvo da Amara, muito bem executado pelo seu filho, o chef Nego, nascido e criado sob as bênçãos de Iemanjá, Rainha do Mar.

O arroz de polvo a gente come a perder de vista, o grão tem cremosidade e sabor aguçado do azeite extra virgem, e coentro para dar o arremate final.  Na receita da Amara, o polvo passa horas no fogo até ficar macio, depois é cortado para ser condimentado com cebola, tomate, coentro e pimentão.

Nego de pedreiro a chef de cozinha do Mama Pereira em Japaratinga

Com o polvo temperado na simplicidade e tradição, se junta ao arroz cozido, e muito azeite para dar sabor ao prato mais amado do restaurante com 10 anos de história. Para acompanhar o arroz de polvo, batatas souté com alecrim. De sobremesa, invista no doce de banana caseiro com queijo coalho e creme de leite.

A história de Nego na cozinha começou com sua mãe Amara, especialista em preparar os frutos do mar. A alagoana aguardava seu esposo Zé Anunciada chegar do mar com os pescados para fazer a festa da família.

Arroz de polvo com batatas e banana da terra do Mama Pereira

A mãe Amara, apaixonada pela cozinha, o pai Zé Anunciada, exímio pescador, assim Nego traçou seu caminho com as panelas. O primeiro emprego do alagoano foi como ajudante de pedreiro da construção do hotel Bitingui, onde teve oportunidade de trabalhar na cozinha, e a partir daí foram 10 anos no hotel. Fez curso de cozinheiro no Senac para aprimorar as receitas do restaurante, hoje comanda sua equipe, e como bom empreendedor tem uma pousada colado ao Mama Pereira. Para a viagem ficar perfeita, encomende o passeio às piscinas naturais de Jarapatinga para sentir que Alagoas é sua melhor praia do mundo.

Sobremesa: doce de banana caseiro com queijo coalho e creme de leite

Mama Pereira

Preço: R$ 94,00 (para duas pessoas)/ caldinho – R$ 9,00/ Aceita-se cartão

Rua Maria das Merces, 146, Japaratinga – AL/Telefone: (82) 3297-1222

Funciona todos os dias das 10h às 22h (com o decreto até 20h)

Praia de Japaratinga, o quintal do Mama Pereira, que também é pousada

Visits: 0

«

»

4 comentários
  • Luiz Gustavo
    3 anos Atrás

    Conheço e recomendo tudo bom, nesse paraíso chamado Japaratinga. uma das mais lindas praias do nosso litoral norte Alagoano.

  • Santos
    3 anos Atrás

    Todo litoral norte é um verdadeiro paraíso, mas a ganancia dos comerciantes com cobranças exorbitantes de produtos e serviços, tem afastado turistas e proporcionado uma propaganda negativa da região.

  • Cardoso
    3 anos Atrás

    Caro.

    • Nide Lins
      3 anos Atrás
      AUTOR

      O polvo hoje é muito caro, e lembrando que ele reduz no cozimento, é um prato caro em qualquer lugar, além de que a questão é que ganhamos pouco. Porque cozinhar dá muito trabalho e merece ser valorizado.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/