TOPO
comida de rua Destaques

Galega, mestra do mungunzá

Maria José de Lima, nascida em São Luiz do Quitunde, é conhecida como Galega da sopa e do mungunzá na AL 101 Norte, na cidade de Paripueira. Para comer seus quitutes é preciso acordar cedo, porque ela chega às 5h30 nos dias de sábado e domingo com três panelões, dois de mungunzá e um de sopa, além das tapiocas. A alagoana continua no mesmo lugar, na frente Padaria Big Pão, mas tem novidades: nos dias de quinta-feira, a partir de 16h, tem mungunzá, sopa e tapioca. Agora ela aceita cartão de crédito e débito. E tudo continua divino. Então anote: quinta-feira, 16h. Sábado e domingo das 5h30 até o último copo de mungunzá.

No último domingo entrei na fila. Era 7h da matina, e às 8h não tinha mais um grão do caroço do mungunzá para contar história, e quem comeu estava feliz da vida.

Mungunzá e sopa de legumes com carne, cardápio nos dias quinta, sábado e domingo

Para o mungunzá perfeito, cada caldeirão leva seis cocos. Eles são ralados manualmente para dar um bom leite para o milho ficar bem macio. Já a sopa de carne, recebe batata, chuchu, abóbora, cenoura, tomate, cebola, coentro e abobora, e tem caldo bem encorpado. Tudo da Galega é com tempero nordestino, simples, e muito gostoso.

Eita, sopa danada de boa, na receita legumes, carne e macarrão

Trajetória – Galega não sabe ler, apenas assina o nome. Ela não teve acesso a escola, veio de família humilde, e desde os 14 anos trabalhou nas cozinhas dos outros, como ela diz, a profissão de doméstica, além de ex-cortadora de cana.

“Resolvi tentar. Primeiro fiz um caldeirão de mungunzá, e deu certo. Agradeço a Deus, aos donos da padaria BIG Pão e todos meus clientes. Sou feliz, pois deixei de trabalhar nas cozinhas dos outros”, conta Galega do Mungunzá, nossa verdadeira mulher maravilha.

Galega em 2107 sem máscara. Em 2021 a máscara virou fardamento

Rota Galega do Mungunzá

Preço: mungunzá e sopa (copo 400 ml) a partir de R$ 4,00/ Aceita-se cartão

Funciona: quinta-feira a partir das 16h30/ Sexta e sábado a partir das 5h30 até o copo de mungunzá

Na AL 101 Norte, na cidade de Paripueira,  na porta da Padaria Big Pão/ Telefone: (82) 99304-6362/ (82) 99985-8221

Galega vende mungunzá e sopa na porta da Padaria Big Pão em Paripueira

 

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/