TOPO
cozinha de boteco Destaques

Gil, nossa chef do Poço

A galinha ao molho pardo do Bar da Gil é aveludada, tempero bom, e de deixar saudades. Fazia um tempão que eu não aparecia por lá, mas quando cheguei fui recebida com a alegria, sempre contagiante, dela e de seu filho Jamerson. Muito feliz, ele me contou as novidades:  o modesto empreendimento criou Instagram (@comedoriadagil), uma nova marca e aprimorou a gestão da cozinha com o curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, tudo em parceria com o Sebrae Alagoas (@sebraealagoas). O melhor de tudo, as comidinhas da alagoana continuam as mesmas , maravilhosas e com delivery firme e forte, enfim, a pandemia não abalou a história de 41 anos do bar no bairro do Poço.

Galinha ao molho pardo, meu prato predileto do Bar da Gil

A galinha ao molho pardo é um dos meus pratos prediletos, vem com feijão tropeiro, arroz, macarrão, batata com maionese, vinagrete e farofa. O molho bem encorpado e temperado segue a tradição, e é um convite para esquecer a etiqueta e com as próprias mãos sugar os ossinhos da galinha.  Para quem perguntar onde comer a clássica penosa, indico o Bar da Gil sem medo de ser feliz.

Lombo suino de sol com arroz, feijão tropeiro, macarrão, vinagrete, farofa e limão

O lombo de porco de sol acebolado é a vedete do bar da Gil, porque o processo de sal é feito na própria cozinha do bar, é macio, sal na medida e, para acompanhar, vem feijão tropeiro, arroz, maionese, farofa e vinagrete, comercial dos bons.

Gil e o filho Jamerson comandam o bar no bairro do Poço

Trajetória – Gil é Gilzete Alves de Lima. ela lembra, com saudades, da sua infância e adolescência em Paripueira, das festas de Santa Rita e de Santo Amaro, da loucura alegre da Miss Paripueira, e de tantos outros personagens e paisagens. Mas, mais inesquecíveis ainda são sua mãe, Diva, cozinheira de mão cheia, e seu pai, o pescador José Binga.

Gil se considera abençoada por crescer com os pés no mar, cercada por uma família onde a cozinha era o lugar sagrado e a mesa farta irradiava alegria, sempre povoada por lagostas, camarões e outras maravilhas do mar.

Língua a molho de tomate, tempero perfeito e carne macia, sucesso de 41 anos do bar da Gil

Antes de ter um boteco para chamar de seu, Gil trabalhou como garçonete. Fazia rapidamente amizade com os clientes e, com visão empreendedora, depois de muita labuta, pediu demissão para ter seu próprio negócio. Comprou dez mesas, um fogão de quatro bocas e arranjou um freezer emprestado. Dessa nova cozinha brotavam galinha ao molho pardo, arrumadinho, chambaril…

Gil, mãe solteira, é uma mulher que conquistou o espaço ao sol, e a gente segue nessa luz.

Picanha seja como prato principal ou refeição é um dos mais querido do bar da Gil

Rota Bar da Gil

Preço: Prato comercial a partir de R$ 20,00/ Aceita-se cartões

Funciona de terça a domingo, a partir das 10h

Rua Vinte e Seis de Abril, 268 – Poço/ Telefone: 82 99100-5584

 

Visits: 0

«

»

5 comentários
  • Denize Pita
    3 anos Atrás

    É fantástica a Gil! Tudo é muito bem feito e o seu tempero e espetacular.Parabéns Mude!Sou frequentadora com a turma do Vôlei.

  • Ecio baraccho
    3 anos Atrás

    muito bom mesmo. tamos juntos…

  • Fã da GIL
    3 anos Atrás

    D Gil e Cabeça parabéns!!!! saborosa comida…faltou o arrumadinho de charque!!!!!!!!!

  • Cid Carlos
    3 anos Atrás

    É muito gratificante, ver que nossos conterrâneos são craques, quando o assunto é culinária, comidas típicas e genuínas! Só de olhar, dar apetite! Show de bola!

  • severino pereira de melo
    3 anos Atrás

    É a minha culinária preferida e sugiro para todos a saborosa carne de sol, regado é claro, de uma cachacinha com limão e mel. Cabeça e Gil, muita saúde e se cuidem!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/