TOPO
Meus Destinos Para Ficar

Maragogi: do passeio de veleiro ao bolo de rolo

Praia de São Bento, sempre serena e o lado doce de Maragogi

Praia de São Bento, sempre serena e o lado doce de Maragogi

No povoado de São Bento, típica vila de pescadores em Maragogi, com seu mar sereno, não se resume às famosas broas no formato de “estrelinhas-do-mar” ou no doce singelo “sua mãe”, tem também o bolo de rolo que não deixa nada a dever aos do Recife.

Já na praia de Ponta de Mangue, com seu mar azul impecável, incorporei versos do poeta Fernando Pessoa – “Navegar é preciso” – e, a bordo de um veleiro, cruzei os mares pelo sabor do vento, do sol, da música… E, de lá, apreciamos todas as nuances azuis da praia.

O passeio de veleiro começa na Praia Ponta de Mangue em Maragogi

O passeio de veleiro começa na Praia Ponta de Mangue em Maragogi

Nessa minha última viagem a Maragogi, conheci novas vertentes, tem até um trenzinho batizado de Eco Trem no qual os turistas embarcam para um passeio bem legal pelo Centro da cidade. Então, vamos curtir Maragogi!

No passeio de veleiro tem a melhor visão das piscinas naturais de Maragogi

No passeio de veleiro tem a melhor visão das piscinas naturais de Maragogi

Ponta de Mangue – O sergipano Ib Soares Rocha nasceu na cidade de Gararu, à beira do rio São Francisco. Ele tinha mesmo que ter alma de navegador. Viveu por muitos anos em Pernambuco, mas sua paixão o fez velejador pelas belas e paradisíacas praias de Ponta de Mangue, em Maragogi.

Sua expedição no veleiro para até seis pessoas é ideal para quem deseja desvendar o mar com exclusividade, e ainda pode se aventurar na brincadeira do “Eskipança” (esquiar de barriga em águas de pouca profundidade). Segundo o sergipano, equivale a uma hidromassagem natural “agradável e revigorante”. Eu, claro, prefiro curtir o barulhinho bom do mar e mergulhar.

Ib, bom sergipano que vive do que mais gosta, velejar pelos mares

Ib, bom sergipano que vive do que mais gosta, velejar pelos mares

O legal é que nosso comandante dá total liberdade aos navegantes de escolher a trilha sonora. Eu viajei do jazz ao samba, mas quem curte outro estilo de música, tipo “breguinha”, pode relaxar: também tem. A duração do passeio pode ser de até duas horas.

Não tem serviço a bordo. Minha dica é levar as bebidas que mais lhe apetecem para brindar com os amigos ao mar infinito e ao bom sergipano Ib, que compartilha o sonho de navegar pela bela Ponta de Mangue numa paz que dá a impressão de que o mar é só nosso (pelo menos por algumas horas).

Mais informações sobre o passeio de veleiro na FanPage: www.facebook.com/mardemaragogi . Telefone: (81) 9515.5359

Bolo de rolo de Maragogi é tão saboroso como do Recife

Bolo de rolo de Maragogi é tão saboroso como do Recife

Bolo de rolo – Recebi um presente de bolo de rolo, um dos meus prediletos, e viajei pelos sabores do Recife… Mas, errei. A iguaria recheada de doce de goiabada e polvilhada com açúcar é de Maragogi. Graças a Verônica Lira: yes! Nós temos bolo rolo, e dos bons.

Verônica é especializada em bolo de rolo (já estou com saudades). No começo, a doçura era apenas exclusividade da família, mas os hotéis começaram a encomendar. O bolo de rolo segue a receita tradicional: clara-de-ovo, trigo, doce de goiaba… E o segredo é a arte de enrolar as finas camadas do bolo com recheio sem molhar a massa.

Verônica, alagoana, mora em Maragogi e faz o melhor bolo de rolo da região

Verônica, alagoana, mora em Maragogi e faz o melhor bolo de rolo da região

A origem do bolo está na adaptação do bolo português “colchão de noiva”, uma espécie de pão de ló enrolado com recheio de nozes. Ao chegarem aqui, os portugueses passaram a trocar o recheio pela goiaba, fruta abundante no Nordeste brasileiro. O bolo de rolo de Verônica conquistou o meu paladar. Mas, aviso: é preciso ligar para encomendar. Telefones: (82) 9323.9835/ 8718.2354

 

 

Esticando até o vizinho – Como Maragogi faz divisa com o Litoral Sul de Pernambuco, como a famosa praia de Porto de Galinhas (tem ótimos restaurantes), dá para ir e voltar no mesmo dia. Eu mesma sou fã de carteira da praia de Carneiros (parece até praia alagoana), que proporciona um cenário de Mata Atlântica com direito a cachoeira. Quem faz o passeio é agência Corais do Maragogi (www.coraisdomaragogi.com). Telefones: (82) 3296-2286/9341-2904.

Visits: 8

«

»

4 comentários
  • Ediane Barros Perciano Mélo
    9 anos Atrás

    Adorei as sugestões

  • rodrigo monteiro sil
    9 anos Atrás

    Bonito ROCAMBOLE DE GOIABA, bolo de rolo nunca foi!

    • Nide Lins
      9 anos Atrás
      AUTOR

      Boa noite, Rodrigo, pra mim é bolo de rolo, mas também pode ser rocambole, a verdade que é muito bom, e claro o bolo de rolo é patrimônio imaterial de Recife, e merecido. Grata pela leitura

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/