TOPO
Gastronomia

Sexta-feira Santa de sabores

Saborear peixada, bacalhau, camarões é sempre bem-vindo na Sexta-feira da Paixão ou outra data qualquer. Seja ao molho de coco, de tomate ou de azeite é uma dádiva de sabores.  Selecionei algumas dicas já publicadas no meu blog para uma Páscoa feliz. 

O tradicional Bredo ao leite de coco, todo ano tem no restaurante Bodega do Sertão

O tradicional Bredo ao leite de coco, todo ano tem no restaurante Bodega do Sertão

Bodega do Sertão – O tradicional bredo ao leite de coco, com tomate, cebola, pimentão coentro tem endereço certo no restaurante Bodega do Sertão. A aparência do bredo se assemelha à do espinafre. É formado por folhas comestíveis, caules fibrosos, uma semente bem pequena e uma seiva natural, que, normalmente, é retirada depois de escaldá-lo. O bredo, quase sempre, é considerado erva daninha. Se espalha sem disciplina por diversas plantações.

Risoto de camarão com o aroma da pimenta, do chef Joca, no Comedoria Gourmet

Risoto de camarão com o aroma da pimenta, do chef Joca, no Comedoria Gourmet

Comedoria Gourmet – O  risoto de camarão é fabuloso. O aroma e o sabor da pimenta-do-reino e da de cheiro são presenças marcantes. Também prove de entrada o Caruru – Nossa! Este quitute é um legado do chef Joca. O caruru não segue a receita baiana, e sim a alagoana. Quiabo desmanchado, camarões, dendê, pimenta (muito leve). Endereço: Avenida Almirante Álvaro Calheiros, 110 – Jatiúca (depois do Akuaba)/ Telefone: 3313-0697

Curtidos no limão – Os cebiches (pescados marinados no limão) são os mais queridos do restaurante. O batizado de Nazca é uma mistura de peixe, polvo e camarão, que vem escoltada por batata-doce, pimenta aji, caldo de limão, azeite, gengibre, milho e molho shoyu. Mais que perfeito! O marcante é a qualidade dos pescados, com cortes delicados, e, especialmente, o equilíbrio da acidez primorosa. Uma viagem ao Peru.

Clássico no Wanchako: o cebiches, semana santa leve no hotel Jatiúca

Wanchako no Jatiúca – Os cebiches (pescados marinados no limão) são os mais queridos do restaurante. O batizado de Nazca é uma mistura de peixe, polvo e camarão, que vem escoltada por batata-doce, pimenta aji, caldo de limão, azeite, gengibre, milho e molho shoyu. Mais que perfeito! O marcante é a qualidade dos pescados, com cortes delicados, e, especialmente, o equilíbrio da acidez primorosa. Uma viagem ao Peru. Rua Dr. Mario Nunes Vieira, 220 – Mangabeiras -Telefone: Fone: (82) 2122-2000.

 Siri? Tem sim senhor – Da nossa lagoa Manguaba, o  siri é bem apreciado no leite de coco. Graças à criatividade do chef, ele deixou a casquinha e ganhou uma versão nas conchinhas com molho de tomate pelado italiano.  Na receita, o molusco mantém-se fiel ao leite e fica elegante com azeite e páprica. As conchas com o molho bolonhesa merecem atenção pela qualidade do molho de tomate.

Siri nas conchinhas no restaurante  Alphazema

Alphazema, Restaurante e Cafeteria –  Da nossa lagoa Manguaba, o  siri é bem apreciado no leite de coco. Graças à criatividade do chef Pablo, ele deixou a casquinha e ganhou uma versão nas conchinhas com molho de tomate pelado italiano.  Na receita, o molusco mantém-se fiel ao leite e fica elegante com azeite e páprica. As conchas com o molho bolonhesa merecem atenção pela qualidade do molho de tomate. Rua José Luiz Calazans, 31, Jatiuca – Telefone: 3435.9885 (referência hotel Marinas).

Salada de camarão,dica saudavel do restaurante Anamá

Salada de camarão,dica saudável do restaurante Anamá

Anamá – O buffet  do Anamá, sob a batuta do empresário Brandão Junior, já tem lugar sagrado no coração dos alagoanos. Sua principal gastronomia é a mediterrânea, a exemplo da Paella (arroz com frutos mar),  salada de camarão, sururu, salmão … Uma mesa farta e saborosa da Semana Santa. Av. Silvio Carlos Viana, 2501 – Ponta Verde – Telefones: (82) 3305-4405

 

Arroz de polvo, tradição de 19 anos do Akuaba

Arroz de polvo, tradição saborosa do Akuaba

Akuaba. No tabuleiro da chef baiana Vera Moreira tem acarajé, as moquecas de polvo, camarões, peixes, o arroz de polvo, o aroma de dendê. E os doces sabores, dos bolinhos de estudante, do pudim de tapioca, e de tantas delícias preparadas no esmero pela equipe sob o comando de Vera. Rua Ferroviário Manoel Gonçalves Filho, nº 06 – Mangabeiras -(82)  3325-6199

Outros territórios alagoanos

Destaque também para o camarão (Vila Franca) na manteiga e alho

Destaque no restaurante Maria Furadinha o camarão (Vila Franca) na manteiga e alho

Maria Furadinha – Para fazer o camarão Vila Franca, a chef apenas utiliza o sal, alho e manteiga, e, mais uma vez, não erra na quantidade do tempero, mantendo a textura do crustáceo sempre macia. Para quem deseja, ainda tem uma banda de limão para agregar mais valor ao nobre camarão do mar. Barra Nova, Marechal Deodoro – Mais informações – 8806.4118.

A peixada a moda da casa no restaurante Maragaço, em Maragogi é mais perfeita

A peixada a moda da casa no restaurante Maragaço, em Maragogi é mais perfeita

Maragaço – A peixada à moda da casa chega na mesa linda, colorida com tomates, ovos, batata, chuchu,  coentro, cenoura, cebola, lagosta, camarão, polvo,  posta de peixe  e duas pimentas  verdes de cheiro, que exalam o aroma aprazível. Todos os itens são mergulhados no caldo de peixe com coco.  Para escoltar os frutos do mar, pirão no leite de coco natural e arroz branco. É de comer rezando e pedir bis, a peixada da Edna é bem alagoana, o leite de coco é na medida exata, não cobre os sabores dos pescados.  Simples e perfeito. Av. Senador Rui Palmeira N° 1001, Centro de Maragogi – 082 3296-2041.

48 anos: fritada de aratu, um clássico do restaurante da Marinete em Porto de Pedras

48 anos: fritada de aratu, um clássico do restaurante da Marinete em Porto de Pedras

Peixada da Marinete – A fritada de aratu da Marinete é única, recheio farto coberto por generosa camada de ovos de capoeira, lindamente decorada com rodelas de tomate e pimenta-de-cheiro. Saborosa, aromática e bela… é para se apaixonar! Esse prato tem nos tamanhos pequeno, médio e grande tanto na versão petisco como na versão almoço (nesse caso, acompanhado de feijão caseiro maravilhoso, farofa e arroz). Rua Coronel Avelino S/N – Porto de Pedras (caminho da balsa). – Telefone: 9308.8589/ 93029163.

Saladas. A casa também tem receitas leves, a exemplo da salada violeta: mix de folhas verdes, polvo grelhado, azeitonas e batatas sautées. O polvo macio é temperado no sal, alho e salsinha, cozido e depois grelhado no azeite. O fruto do mar de textura macia é acompanhado de batatas, forrando bem o estômago, além, claro, de ótimo paladar. Para escoltar a salada, o molho de mostarda dijon e vinagre de vinho branco.

No Beija Flor, em Porto de Pedras, a salada de polvo com molho de mostarda dijon e vinagre de vinho branco

Beija Flor – A casa localizada em Porto de Pedras tem receitas leves, a exemplo da salada violeta: mix de folhas verdes, polvo grelhado, azeitonas e batatas sautées. O polvo macio é temperado no sal, alho e salsinha, cozido e depois grelhado no azeite. O fruto do mar de textura macia é acompanhado de batatas, forrando bem o estômago, além, claro, de ótimo paladar. Para escoltar a salada, o molho de mostarda dijon e vinagre de vinho branco. Povoado do Lages, 599 – Porto de Pedras/ Telefone:9165.0047 e 9131.5756

Visits: 0

«

»

3 comentários
  • Guilherme Gottardo
    9 anos Atrás

    Santos sabores desta cidade abençoada… Gratidão pela partilha das imagens acompanhadas da tua experiência em cada um desses lugares…

  • Alexandre Santos
    9 anos Atrás

    sou leitor fiel deste blog!!! Já tive a oportunidade de conhecer vários lugares na região através das plublicaçõe. As imagens enriquecem demais as matérias. Enfim… venho parabenizar e agradecer pelo fato de nos apresentar lugares que talvez nem conhecessemos não fosse por meio deste blog.

  • a mente de cristo
    8 anos Atrás

    exelente post tem agregado muito valor e conhecimento,Deus abençoe sempre.
    http://www.amentedecristo.com

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/