TOPO
Geral

Doce homenagem à Tia Jacy, famosa irmã Rocha

 Filhoses é um doce servido com calda de açúcar, uma tradição carnavalesca que o tempo não apagou

Filhoses doce tradicional do carnaval, uma das receitas que Tia Jacy fazia perfeito

No dia 7 de setembro, dia que os chefs da Boa Lembrança celebravam os sabores brasileiros no evento “Chefs da Praia”, recebi a notícia do falecimento da “Tia Jacy”, chamada, assim, carinhosamente pela família, uma dos baluartes da gastronomia alagoana (leia-se irmãs Rocha).  Jacy morreu no sábado à noite, com 92 anos. A nossa mestra era especialista em fazer o doce filhoses, e tive o privilégio de aprender com ela. Em sua homenagem, publicarei o post com a receita do doce tradicional dos carnavais.

Tia Jacy, dama da gastronomia alagoano morreu com 94 anos

Tia Jacy, dama da gastronomia alagoana morreu com 92 anos

Jacy, a mais tímida das irmãs, deixou seu legado gastronômico registrado no livro “Delícias da Cozinha alagoana” das irmãs Rocha, e das seis,  apenas a Yêda Rocha, aos 84 anos, é viva, mas com alma de menina, sempre conferindo as comidinhas de boteco, cozinhando seus quitutes, a exemplo de seu bolo de rolo, e feliz com o sucesso do seu neto Serginho Jucá (restaurante Sur) .

Domingo foi dia chuvoso, frio, cinzento,  mas tinha os aromas, sabores e alegria da nova geração de chefs da Boa Lembrança na Praia da Pajuçara, gente que mulheres como Tia Jacy inspiraram a cozinhar com amor.

Cláudia Pessôa, Yêda Rocha, chef Wanderson Medeiros e Tia Jacy, durante a homenagem as Irmãs Rocha no aniversário do Restaurante Picuí

Cláudia Pessôa (secretária de Turismo de Maceió), Yêda Rocha, chef Wanderson Medeiros e Tia Jacy durante a homenagem as Irmãs Rocha no aniversário do Restaurante Picuí no ano de 2009

Post publicado em 6 de fevereiro de 2013 

Minha mãe, dona Nia, sempre dizia que os “filhoses”, doce tradicional de carnaval, só podiam ser comidos na festa de momo – nem antes e nem depois. E, assim, a família esperava o carnaval chegar para saborear os singelos doces em formato de bola, envolvidos numa calda de açúcar (que faz toda a diferença). Em 2011, tive o privilégio de entrevistar Tia Jacy, como é chamada pelos amigos uma das irmãs Rocha, que ensinou como fazer o doce e os segredos.

O doce, de tão bom, é impossível comer apenas um. O filhós, segundo dona Jacy, entra na panela como chimbra e sai do tamanho de pingue-pongue. Para fazer o doce é necessário farinha de trigo, água, sal, ovos, manteiga e margarina, e o arremate final é abrir o doce ao meio para melar com calda de açúcar.

Livro das Irmãs Rocha, um clássico da literatura gastronômica de Alagoas

Livro das Irmãs Rocha, um clássico da literatura gastronômica de Alagoas

No livro “Delícias da Cozinha Alagoana”, a página 172 é dedicada à receita dos filhoses de Carnaval. Na apresentação da receita, elas dizem: “Tradição mantida em nossa família e em muitas casas nordestinas, é fazer filhoses nos dias de Carnaval. Uma receita que rende 40 bolinhos. Por serem deliciosos, geralmente aumentamos em duas ou três vezes a receita”.

Os ingredientes da massa: farinha, ovo, sal e água. Para a calda: açúcar, canela e água

Os ingredientes da massa: farinha, ovo, sal e água. Para a calda: açúcar, canela e água

Segredos de Jacy:

Adicionar  os ovos um por um. “Ovo deve integrar a massa, para então receber outro”, diz Jacy, acrescentando que se o ovo for pequeno deve usar quatro, já o de tamanho grande bastam três.

Fazer a calda de doce (uma xícara de açúcar e uma xícara de água) com dois pedaços de pau de canela, pois dá aroma e uma cor bronzeada à calda.

Segredo: na batedeira coloca-se ovo por ovo

Segredo: na batedeira coloca-se ovo por ovo

Certo: No final, adiciona-se o fermento. A consistência certa é escaldada, ou seja, pedaços ficam presos na colher de pau ou na batedeira.

Com a massa pronta, o próximo passo é fazer as bolinhas com o auxílio de duas colheres de sopa para modelar, e esqueça as mãos. Por último, jogue as bolinhas, cinco de cada vez, no óleo quente em fogo médio. Evite o fogo alto, porque queima a massa e por dentro fica crua.

“A calda é fácil de fazer. Quando ela começa a borbulhar, já esta boa. Coloque na geladeira para engrossar”, diz Jacy, que deu uma verdadeira aula de filhós.

O doce é simples, delicado e leve. Ideal para comer quentinho com a calda gelada. A iguaria é  daquelas que a memória gustativa não esquece.

Com os filhoses, as recordações de Jacy dos antigos carnavais têm mais sabor. “Sempre gostei do Carnaval  com filhoses”, diz Jacy, que também recorda do seu tempo de modista.

“Nos antigos carnavais, eu criava e costurava as vestimentas da família para o concurso de fantasia no Clube Fenix Alagoana. A gente sempre ganhava. Era tudo muito bonito”, recorda Tia Jacy, patrimônio da gastronomia alagoana.

Origem– Filhós é um doce português da Beira, típico da época de Natal. Mas no Nordeste, a tradição é no período do Carnaval, uma tradição esquecida com o tempo. Em Maceió, ele pode ser degustado no  Sueca Comedoria (todos os domingos e especialmente nesta semana. No carnaval o restaurante é fechado) – Av. Dr. Antônio Gouveia, 1103 -Telefone:(82) 3377-2205.

Jacy também buscou no dicionário Aurélio Buarque de Holanda (inclusive com dedicatória do próprio autor) o significado da palavra filhós. Segundo o mestre Aurélio, Filhó (do latim) Foliola, plural de Foliolu, diminutivo de folia.

 

Receita dos filhoses

200ml de água fervente (ou um copo americano)

1 colher de sopa de margarina

1 colher de sopa de manteiga

1 pitada de sal

200 ml de farinha de trigo

3 ovos grandes (ou 4 pequenos)

1 colher de chá de fermento em pó

 Para a calda

Uma xícara de açúcar

Uma xícara de água

2 pedaços de pau de canela

Preparo

Ferva a água com a margarina, manteiga e o sal. Em seguida, acrescente toda farinha de trigo e bata vigorosamente, para não encaroçar. Retire do fogo, despeje a massa sobre uma superfície lisa e com rolo estique até esfriar. Junte a massa e sove bem até ficar lisa. Coloque na batedeira e adicione um ovo de cada vez. Segredo: ovo deve integrar a massa, para então receber outro. Quando a massa estiver homogênea, aqueça um óleo. Para fazer as bolinhas, use duas colheres de sopa. Com óleo quente, acrescente cinco de cada vez para fritar no fogo médio. Depois de fritos devem ficar douradinhos.

Para a calda: misture o açúcar, água e canela em fogo alto. Quando borbulhar tire no fogo e coloque na geladeira para engrossar a calda. Se quiser, rale casca de limão no caldo.

Tia Jacy, com a sobrinha Tatália, mantém a tradição dos filhoses no Carnaval

Tia Jacy, com a sobrinha Tatália, mantém a tradição dos filhoses no Carnaval

 

Visits: 0

«

»

11 comentários
  • Nide Lins
    9 anos Atrás
    AUTOR

    Tia Jacy exemplo de mulher deixou um grande legado!!!!!Nide obrigada pela linda e merecida homenagem!!!!

  • Tatalia montenegro
    9 anos Atrás

    Tia Jacy grande mulher e nos deixou um legado maior ainda!!!!!Nide obrigada pela linda e merecida homenagem!!!

  • CARLOS ALBERTO DA SILVA
    9 anos Atrás

    Sempre que posso, leio sua coluna só pra ficar com água na boca e também pela qualidade das informações, que atendem ao público de A a Z.
    Outra coisa: Em que lugar posso encontrar o ou os livros das Irmãs Rocha e o preço dos mesmos.
    Saudações
    Carlos Alberto da Silva – Carlinhos

    • Nide Lins
      9 anos Atrás
      AUTOR

      boa tarde Carlos no W emporio Picui (Alvaro Calheiros, lado esquerdo) do chef Wanderson Medeiros só não sei o valor. Grata pelo carinho

  • Anthony
    9 anos Atrás

    Comprei esse livro há alguns anos. Guardo-o a sete chaves. As receitas são perfeitas, e, sempre dão certo.

  • Alceu - Eterno admirador das Ir. Rochas
    9 anos Atrás

    “Gastronomia também é Cultura”
    Salve, queridas irmãs Rochas.

  • maria cristina alves quirino
    9 anos Atrás

    Grande perda para nossa terra, mas com certeza seu legado será lebrado para sempre. Parabéns Nide pela merecida homenagem a esta Guerreira Alagoana.

  • zelia cavalcanti
    9 anos Atrás

    Linda homenagem Nide!! Dona Jacy era extraordinária. Dos filhoses que você lembrou viajei até minha infância. Nunca faltou na minha casa. Também tinha uma tia que fazia de forma inigualável.

  • ANTONIO ARECIPPO NETO
    9 anos Atrás

    SENHORA JORNALISTA: COMO LEITOR DE SUA COLUNA, NO DIA DE HOJE 11 DE SETEMBRO, FIQUEI SABENDO DO FALECIMENTO DA SRA. JACY ROCHA,PESSOA QUE CONHECI E SUA IRMÃS, ALÉM DE D. IEDA QUE É MÃE DO MEU COLEGA DR. SÉRGIO JUCÁ. UMA GRANDE DAMA DA SOCIEDADE ALAGOANA. NOSSAS CONDOLÊNCIAS E MAIS UMA VEZ PARABÉNS PELAS SUGESTÕES CULINÁRIAS.

  • rosecleide
    9 anos Atrás

    fui uma funcionaria dana jacy a melhor patroa que eu tiver eu lamento muito pelo a sua morte

  • Maria Lúcia dos Santos
    7 anos Atrás

    Conheci a fama das Irmãs Rocha há uns vinte anos quando vim da Paraiba para morar em Aracaju-SE. A embalagem plástica do açúcar Coruripe sempre trazia uma receita diferente, que não falhava nunca! Aprendi, guardei as receitas e fiz várias delícias. Destaco a que mais gosto: bolo de massa puba. Fica bem fofinho e delicioso!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/