TOPO
Geral

Nos botecos, as lembranças. Um brinde ao amigo Rodrigo Gomes

rodrigo montagem

As mesas de botecos não se resumem às comidinhas caseiras, de mãe…Também não se abreviam nos chopes gelados, nas caipiroscas de frutas, ou simplesmente nas doses de pinga. É muito além. Tem o sabor da felicidade, do amor, do choro, do beijo – quase um confessionário. Mas, o ingrediente principal é a amizade. Bem temperada e para sempre!

E para sempre será a minha boa lembrança do estudante de direito da Ufal Rodrigo Gomes, meu fiel seguidor do blog. De sorriso aberto e franco, que no auge da juventude nos deixou num mergulho do Rio São Francisco, em plena terça-feira de carnaval. Conheci Rodrigo através da minha sobrinha, Júlia Normande, durante uma reportagem com o churrasco do Seu Ferreira. Júlia disse que alguns amigos do Centro Acadêmico da faculdade de direito queriam ver como eram feitas as reportagens para o blog, e Rodrigo, o mais entusiasmado, participou da experiência jornalista e degustativa.

Chamou-me a atenção a solidariedade do jovem estudante, em distribuir sorrisos sinceros e exalar gentilezas. Assim ficamos amigos – numa mesa de bar. Convivi pouco, mas o suficiente para escrever: “os jovens não deveriam morrer”. Em homenagem ao jovem sonhador, escrevo este post sobre os lugares que ele amava jogar conversa fora – as mesas de bar.

Colocarei aqui os quatro lugares que o estudante mais curtiu através da leitura do meu blog. Agora, olho para o céu e imagino nuvens de sorrisos do Rodrigo, sua marca registrada, seguindo a gente, nossa estrela.

Santo Eduardo - A carne mais famosa do Ferreira é a de boi maturada. Ela vem bem escura por conta da fumaça do carvão, mas no primeiro corte percebe-se a sua maciez. Para acompanhar o churrasco, o prato vem com macaxeira cozida, vinagrete, farofa e manteiga de garrafa.  Bar do Ferreira -Funciona de segunda a sábado das 17h30 às 23h - Rua Cel. Adalto Gomes Barbosa, 595 – Conjunto Santo Eduardo, Poço – Telefone: 9121.2149 - Não aceita cartão.

Seu Ferreira – A carne mais famosa do Ferreira é a de boi maturada. Ela vem bem escura por conta da fumaça do carvão, mas no primeiro corte percebe-se a sua maciez. Para acompanhar o churrasco, o prato vem com macaxeira cozida, vinagrete, farofa e manteiga de garrafa.
Bar do Ferreira – Rua Cel. Adalto Gomes Barbosa, 595 – Conjunto Santo Eduardo, Poço – Telefone: 9121.2149

Peixada para almoço é de primeira; farta, vem com pirão, arroz e duas postas de peixe arabaiana, no valor de R$ 28,00.

Rogildo – O pirão feito com leite de coco natural e com caldo do peixe arabaiana… Como disse o mestre pernambucano Gilberto Freyre: “O pirão é a gloria do Brasil”, eu declaro que o preparado pela Silvia, no Bar do Rogildo, é a “Gloria Alagoana”. Já “Camarão do Rogildo é o tal em Bebedouro continua o rei do lugar.

Sucesso do Boteco do Tonho: costela de porco com feijão caseiro, farofa de ovos, vinagrete e arroz

Tonho – Uma das paixões do Rodrigo foi o Boteco do Tonho e sua famosa costelinha de porco, uma obra de arte, bronzeada do forno e coroada com o sal, só de olhar dá água na boca. Esta é uma das pérolas do Boteco do Tonho. Rua Manoel Lourenço, 248, Ponta Grossa (na mesma rua do famoso Bar do Pelado).  Telefone: 3221-6209

Bar “KebraKama” se escreve assim mesmo com a grafia errada, em vez de Quebra Cama, e motivo de usar a letra “K” é apenas questão de marketing. KebraKama (osso do patinho cozido com feijão) é um dos melhores petisco de Santo Eduardo. O segredo do tempero da chef  Helena é a simplicidade que deixa o feijão super cremoso, e a carne (na foto parece gordura) mas na realidade é a cartilagem do osso que de tão macia, derrete no céu da boca. Rua José Pinto de Barros, 298 – Conjunto Santo Eduardo, Poço – Telefone: 3357.4291

Bar “KebraKama” se escreve assim mesmo com a grafia errada, em vez de Quebra Cama, e motivo de usar a letra “K” é apenas questão de marketing. KebraKama (osso do patinho cozido com feijão) é um dos melhores petisco de Santo Eduardo. O segredo do tempero da chef  Helena é a simplicidade que deixa o feijão super cremoso, e a carne (na foto parece gordura) mas na realidade é a cartilagem do osso que de tão macia, derrete no céu da boca. Rua José Pinto de Barros, 298 – Conjunto Santo Eduardo, Poço – Telefone: 3357.4291

 

Visits: 0

«

»

11 comentários
  • Danielle Maciel
    9 anos Atrás

    Nide, que texto lindo e de uma delicadeza marcante. Homenagem linda e emocionante. Sinta-se abraçada e todos aqueles que tinham conexão com esse ser de um sorriso lindo que nos deixou.
    Um beijo Dani

  • Laura
    9 anos Atrás

    Muito feliz pela homenagem feita hoje ao querido e eterno Rodrigo Gomes. Mais que merecida!

  • Eliene Vieira
    9 anos Atrás

    Realmente Rodrigo é uma pessoa encantadora…Infelizmente conhecemos ele no seu último dia de vida…talvez fosse a nossa sorte de conhecê-lo…..Ele estava conosco fazendo o passeio a foz…Lamentável esse dia….Foi pouco tempo que passamos juntos,mas esse tempo foi o suficiente para percebermos o quanto ele era maravilhoso……ADEUS AMIGO MOMENTÂNEO…..E ETERNO!!!!!!!

  • Juliana Marinho
    9 anos Atrás

    Nide,mais uma vez você foi perfeita na matéria.

    Emocionante ler tão linda homenagem ao jovem Rodrigo.
    Não o conheci, mas por suas palavras deu para perceber o quão querido ele era.

    Mais uma vez, a parabenizo por saber colocar em textos, o sentimento mais puro e perfeito que existe: o amor.

  • Belissima homenagem para ele… infelizmente foi um fatalidade. ! eu estava tbem nesse passeio.

  • Teo Silva
    9 anos Atrás

    Que linda homenagem. Não conhecia esse jovem, mas realmente através do sorriso aberto notasse que ele era feliz. É uma pena lastimável ver partir tão cedo, podendo transmitir tanta paz as pessoas. Que Deus o receba em Sua Glória. Amém.

  • Antonyel Accioly Wanderley
    9 anos Atrás

    Realmente jovens jamais deveriam morrer! esta singela homenagem me fez ficar emocionado e lembrar o quanto é gostoso o doce sabor da juventude, que a mesma, seja bem aproveitada e toda sua alegria seja compartilhada com todos. Não conheci este jovem, de semblante e sorriso contagiante, que Deus te acolha na sua infinita bondade.

  • Iago
    9 anos Atrás

    Nide!! To feliz de saber que dos 4, o levei para degustar 3 dessas belezas gastronômicas! Ele era uma pessoa incrível: amante e amável! Amava seu trabalho, principalmente o de gastronomia popular! Os botecos daqui nos ajudaram a construir uma amizade firme e forte!

    Parabéns pela matéria em particular e por todo o trabalho do blog!

    Abraços!

  • Anthony
    9 anos Atrás

    O sorriso dele era realmente muito lindo, como deveria assim ser a sua alma. Vida eterna para você. R.I.P.

  • NELMA BARROS
    9 anos Atrás

    Olá Nide
    Chorei de montão com tão singela, linda e poética homenagem a alguém que não conheci, mas que gostaria que estivesse no meu círculo de amizade. O céu está mais lindo com esse anjo de cabelos morenos e cacheados!

  • Jaílson Gomes
    8 anos Atrás

    REALMENTE…MEU LINDO E QUERIDO SOBRINHO…Tinha este poder e esta luz que irradiava e contagiava a todos …O assunto da família é a sua morte tão precoce…Agradeço de todo o coração em nome da família GOMES por tão linda homenagem.

    Jailson Gomes

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/