TOPO
Geral

Cantinho saboroso de Fernando Pessoa

 

Carne ao Chiado (bairro tradicional de Lisboa).  A carne, contra filé, em tiras (cozida apenas no vinho), é servida fria numa cestinha comestível. Ela vem umedecida no azeite português mais milho, azeitona, alcaparra, ervilha e tomates verde, vermelho e amarelo

Carne ao Chiado é o contra filé, em tiras (cozida apenas no vinho), servida fria com pães e torradas

“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”

A frase acima é do poeta e escritor Fernando Antônio Nogueira Pessoa, um dos nomes mais importantes da literatura da língua portuguesa. Nascido em 1888, na cidade de Lisboa, morreu, na mesma cidade, em 1935. Mas o poeta lá do céu deve estar muito feliz, pois em Maceió ele tem uma mesa cativa, bem no cantinho do novo espaço, originalmente chamado de Empório Good Scent (Bom Aroma), unindo gastronomia e cultura.

Eu (re)batizei como Cantinho Fernando Pessoa, pois o lugar é charmoso e as guloseimas brindam o paladar como se fossem poemas, a exemplo da Carne ao Chiado (bairro tradicional de Lisboa).

Empório Good Scent (Bom Aroma) é charmoso

Empório Good Scent (Bom Aroma) é charmoso

A carne, contra filé, em tiras (cozida apenas no vinho), é servida fria numa cestinha comestível. Ela vem umedecida no azeite português mais milho, azeitona, alcaparra, ervilha e tomates verde, vermelho e amarelo. O segredo da receita é bom azeite de baixa acidez (mais puro) para acompanhar torradas e pães.

Antes de navegar pelas comidinhas, vale lembrar que o empório é um lugar pequeno. São apenas cinco mesas e, além do tributo ao poeta Fernando Pessoa, também são homenageados outras notáveis almas lusitanas como o escritor José Saramago, a cantora de fado Amalia Rodrigues, Camões e o Adamastor (personagem de Camões).

Para casa: louças portuguesas

Para casa: louças portuguesas

A casa é grandiosa em sabores e boas opções de compra, com ênfase para os azeites portugueses e espanhóis, vinhos do país de Fernando Pessoa, além de produtos lusos como louças. Lá estão também disponíveis livros e filmes produzidos em Alagoas, pois-pois!

Então já sabe: se lotar não se aperreie, seja paciente, pois o empório abre das 10 às 22 horas.

Destrinchando as delicias

As abobrinhas no azeite com legumes e torradas com queijo do reino

As abobrinhas no azeite com legumes e torradas com queijo do reino

Abobrinha – O legume (por si próprio) não é saboroso, mas não existe nada que o azeite extra virgem português não salve. As abobrinhas são fatiadas em lâminas super finas e depois marinadas no molho de vinagre branco, cebola, ervas (coentro, cebolinha, manjericão), azeitonas, pimentões coloridos e alho. Para agregar mais valor à receita, duas torradas de pães cobertas com queijo do reino. Felicidades! A melhor comida – mais ou menos – vegetariana.

Baquete com linguiça portuguesa e queijo gouda. Destaque molho de tomate no azeite

Baquete com linguiça portuguesa e queijo gouda. Destaque molho de tomate no azeite

Bis – O sanduíche de baquete com linguiça portuguesa e queijo gouda (holandês) é convite à gula. Pão crocante… e o fantástico molho de tomate fresco no azeite colabora ainda mais no sabor.

Pastel de natal, doce tradicional de Portugal

Pastel de natal, doce tradicional de Portugal

Nata – A casa portuguesa, com certeza, tem Pastel de Nata, uma doce tradição lusitana. As damas da cozinha Maria do Carmo e Vera, ambas Rocha (com assessoria da portuguesa Ana Lívia), dizem que é semelhante ao original vendido nas proximidades da Torre de Belém, lá em Lisboa. Bom, não comi ainda os pastéis na terra deles, mas gostei dos servidos no Empório, mesmo sem ser fã de doces. Ao morder, emite aquele “croc”, típico da massa crocante sendo partida.

 

Vinhos portugueses

Vinhos portugueses para acompanhar as comidinhas

Beber – O Empório tem vinhos novos portugueses e cava (espumante) espanhol. Para bebericar no local é cobrado o mesmo preço que está nas gondolas. Chás e cafés igualmente estão à disposição da clientela.

Cila, Vera e Carmo comandam com maestria o novo empório na Jatiúca

Cila, Vera e Carmo comandam com maestria o novo empório na Jatiúca

Familiar – O empreendimento é comandado pelas alagoanas Cila, Carmo e Vera Rocha em sociedade com André Câmara (mora em Portugal) proprietário do escritório de exportação e importação em Lisboa, do qual o Good Scent é a filial em Maceió.

Rota Good Scent

Preços das comidinhas a partir de R$13,90 – Vinhos a partir de R$ 23,70

Aceita cartão – Horário: de segunda a sábado, das 10 até 22horas

Rua José Pontes de Magalhães n 223, lojas 1 e 2, jatiúca (na mesma rua do Massarella) – Telefone: 3235.2904

Visits: 0

«

»

6 comentários
  • Rafael Almeida
    9 anos Atrás

    Lugar bem charmoso! apesar de falar em referências portuguesas não me ficou claro se o enfoque culinário também é da comida portuguesa.

    • Nide Lins
      9 anos Atrás
      AUTOR

      Bom dia Rafael, o pastel de belém e os vinhos são portugueses. O ingrediente azeite também é português, ou seja, tem alma portuguesa, mas é uma culinária brasileira com ingredientes de Portugal como o azeite. abraços

  • Patrícia Barros
    9 anos Atrás

    Nide, parabéns pela matéria!! Você, como sempre, traduz perfeitamente as maravilhas de um lugar.O Good Scent é incrível mesmo. O espaço que faltava na cidade!

  • Maria Pastôra de Oliveira Câmara
    9 anos Atrás

    Nide,

    fiquei encantada com essa matéria!
    Não por fazer parte dessa família que idealizou e concretizou esse espaço. Embora, também. Mas pela ênfase que você dá a a cada pormenor. Parabéns pela matéria!

  • Vera Rocha Oliveira
    9 anos Atrás

    Matéria linda e fotos maravilhosas. Muito abrigada, Nide!!!!!! Beijão!!!!!!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/