TOPO
Destaques Receitas

Arroz rico de cogumelos

Arroz integral nunca foi meu bem-querer, mesmo sendo mais saudável (o arroz é rico em carboidratos, fibras, vitaminas e minerais). Até que, em um belo dia, eu adicionei os cogumelos frescos do Togumelos (@togumelos) na receita do arroz e eles trouxeram um sabor diferenciado, se for o shimeji Preto (meu predileto) dá um gostinho de frutos do mar. Também fica saboroso com quaisquer  cogumelos frescos, como shimeji branco, paris e o salmão, que também são muito gostosos. Batizei como “arroz rico” porque, além dos cogumelos, adicionei ervilhas, brócolis, milho e queijo parmesão (quem for vegano, use um queijo vegetal) para dar liga.

Antes da receita, vamos conhecer um pouco a história do Togumelos, uma empresa alagoana.

Os cogumelos do Togumelos são frescos e rende ótimas receitas

Os chefs Serginho Jucá (@chefserginhojuca) e Roger Lima (@chefrogerlima), como diz o ditado popular, “têm culpa no cartório”, eles foram os incentivadores para o nascimento da empresa que cultiva os cogumelos no bairro do Antares, em Maceió.

Os dois chefs estavam procurando por cogumelos e Tomás Accioly, engenheiro agrônomo, resolveu fazer uma especialização na cidade de São Paulo para criar esse projeto na capital alagoana. E deu certo. Além  de saborosos e saudáveis, é uma mão na roda para quem tem uma dieta vegana e vegetariana, são substitutos da carne e uma boa fonte de vitaminas do complexo B, como niacina e riboflavina. Essas vitaminas ajudam a fornecer energia, quebrando proteínas, gorduras e carboidrato.

Segundo Tomás, a produção de cogumelos acontece em estufas adaptadas e climatizadas com temperatura, umidade, ventilação e luminosidade controladas. São usados substratos à base de maravalha de madeira, farelo de grãos e bagaço de cana. Passam por um processo de pasteurização para então vir a colonização dos cogumelos.

As duas espécies escolhidas (shimeji preto e o branco) têm propriedades semelhantes, porém o shimeji preto possui um sabor mais acentuado.

Os Togumelos são entregues em casa, e também são encontrados no Palato e Unicompra.

Alguns dos ingredientes para o arroz rico com cogumelos

Ingredientes

2 colheres de sopa de azeite

3 colheres de sopa de alho picado

1 xícara de arroz integral (gosto do Urbano, vende no Unicompra)

4 xícaras de água morna

2 xícaras de togumelos

1 xícara de ervilha

1 xícara de brócolis

1 xícara de milho

1 xícara de parmesão (gosto do faixa azul)

Sal a gosto

3 colheres de shoyu de coco da Copra (@copra_alimentos)

1 cebola roxa

Coentro e cebolinha a gosto

Modo de preparo do arroz

Numa panela de pressão, refogue 1 colher de azeite e com 1 colher de alho picado. Adicione 1 xícara arroz integral, e refogue os três juntos. Coloque as 4 xícaras de água morna, feche a panela. Quando começar a pressão, conte 20 minutos em fogo baixo.  Caso ainda tenha água finalize até secar.

Qualquer cogumelos do Togumelos combina com arroz

Modo de preparo dos Togumelos

Para a receita, usei o mix (salmão e branco), mas fica bom com quaisquer cogumelos frescos, como o preto ou paris. Também pode ser todos

Pique os cogumelos.

Numa panela, doure o alho e cebola no azeite. Adicione os cogumelos e o molho shoyu de coco Copra, até muchar.

Refogue ervilha e brócolis no azeite e alho

Misture o arroz com cogumelos, brócolis, ervilha, milho, coentro e cebolinha e o queijo parmesão. Misture tudo e está pronto.

Sugestão pode servir com um ovo de gema mole, um pouco de queijo de queijo parmesão e cogumelos.

Togumelos: (82) 99902-2189/ 99948-2761

Arroz integral com cogumelos, ervilha, brócolis e ovo

Visits: 0

«

»

2 comentários

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/