TOPO
Destaques Evento

Macaxeira ganha festival em Arapiraca

Dos índios herdamos a cultura da mandioca, dos beijus, da farinha, da tapioca… A raiz que também responde pelos codinomes de macaxeira e aipim, é presença marcante na mesa dos brasileiros, em especial, os nordestinos, seja cozida, frita, como bolo, purê, dadinho de tapioca…  Na verdade, ninguém resiste a tal da macaxeira. Tanto que ganhou um festival para chamar de seu na cidade de Arapiraca, nos dias 21 e 22 no Empresarial Luiz Alfredo. Todas as comidinhas por R$ 15,00.

Então, faça as malas e rume até a cidade de Arapiraca, porque nesta quinta (21) e sexta-feira (22) é tempo da raiz revelar todas suas receitas saborosas no Empresarial Luiz Alfredo, em plena Avenida Ceci Cunha, das 17h as 22h, durante o 1º Festival da Macaxeira, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Arapiraca por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e SEBRAE, dedicada a apoiar produtores rurais e empresários locais.

Cantinho da Macaxeira: Escondidinho de macaxeira

Quem vai participar: Sabores & Cia, Sabores Espeto Gourmet, Comedoria Escritório, Mister Caldo, Café Del Parque, Rodeio’s e Cantinho da Macaxeira. Também participam do evento a Associação Comunitária da Agricultura Familiar do Povoado Flexeiras e Padaria do Mosteiro (Monjas Beneditinas).

Restaurante Cantinho da Macaxeira: Macaxeira Chiclete com banana

Além das comidas, o festival também será abrilhantado pelo sabor das bebidas artesanais da Taverna Beer e da Rota da Cachaça. O evento também vai contar com a participação da floricultura Bruno Flores e artesãos do Mercado Margarida Gonçalves.

Mosteiro das Monjas Beneditinas: Croquete de macaxeira

Ainda sobre a macaxeira,  a lenda mais corrente sobre essa raiz indica o surgimento da mandioca, palavra de origem indígena, mani (criança) oca (lugar, moradia), a partir de uma história de uma curumim estranhamente muito branca (provavelmente albina), concebida misteriosamente por uma índia virgem; a criança morreu muito nova e no local onde foi enterrada brotou uma planta cujas raízes eram tão alvas quanto ela.

Da lenda indígena para a cozinha, a mandioca, macaxeira, ou aipim, continua inspirando a mesa dos nordestinos.

Mosteiro das Monjas Beneditinas

Macaxeira com carne de sol

Bolo de macaxeira

Comedoria Escritório

Comedoria Escritório: Tolivento de macaxeira

Visits: 0

«

»

2 comentários
  • Cid Carlos
    5 meses Atrás

    Como sempre, ela, sempre ela, mostrando a nossa culinária! É cada prato! Palmas pra ela (Nide Lins)!

  • Arestides Bezerra Minervino
    5 meses Atrás

    Quando a @nidelins assina o sucesso é garantido. A Prefeitura e o Sebrae estão de parabéns pela realização e as empresas por acreditarem na proposta.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/