TOPO
Alagoas 100% Destaques

Carne com DNA alagoano

Quem pensa que só as carnes argentinas são luxo, pode mudar de opinião, sabe por que? Alagoas tem Boi de Engenho (@boideengenhocarnes), uma cooperativa alagoana especializada em carnes nobres e com produção de linguiças com ervas (escândalo de bom), e hambúrgueres premium. E recentemente a cooperativa conquistou o certificado do SISBI-POA – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Essa certificação, emitida por órgãos públicos, reconhece a qualidade e segurança alimentar dos produtos da cooperativa. Gostou? Eu conheci uma das fazendas (Fazenda Camaragibe na cidade de Viçosa) onde o gado é tratado que nem rei, desde o nascimento até o abate com cuidados especiais. A Cooperativa contou o apoio do Sebrae Alagoas.

Boi de Engenho Já tem nos supermercados e nos restaurantes

E como comprar carnes e produtos da Boi de Engenho? Já tem nos supermercados, desde o Cesta do Alimento no bairro do Jacintinho ao Novo Boi na Jatiúca, além de vários restaurantes que utilizam as carnes nobres da Boi Engenho. Recentemente, o chef Antônio Mendes, do Nalva na cidade de Piranhas, criou uma deliciosa receita para o Festival Gastronômico de Piranhas, o “Torresmo” de feijão verde com ragú de rabada, maionese de agrião e milho tostado. Bom não, se amostra, afinal, a rabada é tradicional da cozinha de boteco, mas coube ao chef utilizar a carne numa nobreza nunca vista.

Rabada Boi de Engenho ganhou uma versão de torresmo de feijão com a carne do chef Antônio Mendes

Bom, para comer o torresmo de feijão do chef Antônio Mendes é preciso ir até o Nalva na cidade de Piranhas, mas ele compartilhou a receita da Rabada Boi de Engenho (veja no final a receita). “A rabada da Boi de Engenho, surpreendeu, tem mais gordura marmorizada deixando-a mais macia, vem limpa, o que para a cozinha é muito importante”, declarou Antônio.

Chef Farias: Usou bife ancho com o molho Entrecôte de Paris,

Já o chef Farias, do Grand Cru, apostou no bife ancho (parte traseira do contra filé) para oferecer uma carne nobre e saborosa. “ É bem marmorizada, ou seja, tem suculência, maciez e sabor. Também é um corte curinga para um bom churrasco, ou na frigideira com o molho Entrecôte de Paris, um dos pratos mais amados do restaurante”, revelou o chef.

Espetinhos do Boteco do Zeca

No Boteco do Zeca, a Boi de Engenho tem endereço cativo, os cortes miolo de alcatra, costela bovina, bife ancho, fraldinha e maminha só precisa de sal e brasa para agradar aos fãs do churrasco do Zeca, um dos mais famosos do bairro da Jatiúca.

Chefs e jornalistas na Experiência Boi de Engenho: Campo à Mesa

A cooperativa criou um projeto do Experiência Boi de Engenho: Campo à Mesa, onde os chefs vão conhecer na fazenda Camaragibe na cidade de Viçosa  sobre manejo do gado, a história, e finaliza com um churrasco para saber o quanto é gostoso ter o DNA alagoano.

Kaká comandou o churrasco da Boi de Engenho para os chefs do projeto Experiência Boi de Engenho: Campo à Mesa

Trajetória –  Fundada em 2016 por um grupo de pecuaristas, a cooperativa tem como objetivo levar a excelência dos animais criados nas fazendas alagoanas até a mesa dos consumidores. Para isso, os animais são alimentados com pasto, seguindo práticas sustentáveis que resultam em baixas emissões de carbono. O resultado é uma carne mais macia, com sabor diferenciado e altamente nutritiva.

Linguiças com ervas da Boi de Engenho

“A partir desse propósito, começamos a fornecer para um supermercado que realizava o corte e comercialização para o consumidor final. Com o tempo, percebemos que a demanda por nossos cortes só aumentava, o que nos levou a construir uma indústria de Beneficiamento de Carnes. Esse sonho começou em 2020 e se concretizou em 2022, quando a fábrica começou a operar e passamos a comercializar nossos produtos diretamente ao público”, destaca Filipe.

Linguiça Boi de Engenho com ervas no pão grelhado

Atualmente, a cooperativa oferece uma variedade de mais de 50 cortes, linguiças e hambúrgueres premium, destinados tanto para churrascos quanto para o consumo diário. “São cortes nobres que permitem que a qualidade presente nas fazendas chegue às mesas dos consumidores, transformando as refeições e churrascos em experiências marcantes, repletas de maciez e sabor”, enfatiza Filipe.

A cooperativa Boi de Engenho oferece uma variedade de mais de 50 cortes, linguiças e hambúrgueres premium

Boi de Engenh0: 82 3435-9147

Receita Rabada Boi de Engenho

01 kg de rabada bovina

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

01 colher de sopa de Páprica doce

01 colher de chá de Páprica picante

01 colher de chá de Páprica defumada

04 dentes de Alho

02 Cebolas roxas

Coentro a gosto

Cebolinha a gosto

Manjericão a gosto

Salsão 60 gr

Alho poró 60 gr

Cenoura 60 gr

Bacon 50 gr

Linguiça defumada 50gr

Manteiga de garrafa 20ml

Vinho tinto 30 ml

Modo de preparo

Deixar a rabada com os temperos por pelo menos 12 horas.

Aquecer bem a panela e selar a rabada, depois reservar. Adicionar um pouco de vinho tinto para d2aseglaçar e depois adicionar um pouco de manteiga de garrafa, linguiça defumada e bacon, depois refogar cebola, alho, tomate nessa gordura e acrescentar novamente a rabada. Adicionar um pouco de molho de tomate e cobrir com água. Cozinhar em fogo baixo até que a rabada esteja bem macia e soltando do osso.

Dicas de acompanhamentos

Pirão de rabada

Arroz branco

Polenta

Macaxeira cozida

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/