TOPO
Destaques Turismo

Luz e doçura no Pixaim

Pixaim. Você conhece a comunidade quilombola, na cidade de Piaçabuçu? Para chegar até lá, nesse paraíso alagoano, existem dois caminhos: por barco, desfrutando de um belíssimo passeio pelas águas do Rio São Francisco, ou de bugre, pelas dunas exuberantes da mãe natureza. Mas lembre-se que estamos pisando numa Área de Proteção Ambiental (APA). Então, nada de deixar lixo, apenas traga as boas lembranças e as cocadas da Maria. Até pouco tempo, 43 famílias viviam sem energia, apenas com a luz do sol e das estrelas. Maria José Trindade faz parte dessas famílias. Ela faz cocada no fogão a lenha para vender aos turistas que chegam no passeio de burger.  Para alagoana, a vida está mais doce.. Agora tem energia e geladeira, através do projeto E+ Comunidades Solares da Equatorial Alagoas.

Cocada da Maria, na rota do turismo na comunidade Pixaim

Na receita da cocada da Maria, vai leite de gado,leite condensado, açúcar e muitas horas no fogão à lenha até dá o ponto certo. A alagoana, que nasceu e viveu sem energia, comemora o novo tempo,o tempo da geladeira para tomar água e suco gelado…Mas nesse novo tempo, a tradição da cocada em fogo a lenha continua,porque segundo ela, é mais saborosa. “Eu pesco peixe e camarão para comer no dia, antes,  sem energia, a gente salgava. Agora, com a geladeira, vou guardar os pescados”, conta Maria, que vive do turismo e do bolsa família.

Maria é doceira e pescadora na comunidade de Pixaim

A Equatorial Alagoas, por meio do projeto E+ Comunidades Solares, cumpriu seu papel social ao beneficiar famílias do povoado Pixaim, com energia de fonte limpa e sustentável, por meio de sistemas fotovoltaicos, que são placas solares que transformam a luz do sol em eletricidade. O sistema é composto por uma estrutura metálica e funciona através de baterias de última geração, que armazenam essa energia e permite a disponibilidade de luz de forma ininterrupta o ano inteiro. Sem eles, não tinham energia, por isso nada de eletrodomésticos. Agora eles ganharam uma geladeira para viver com mais dignidade.

Antes a comunidade de Pixaim contava apenas com a luz da lua e das estrelas

No total, foram entregues 43 refrigeradores novos que possuem o selo A Procel de Eficiência Energética, o que certifica que o eletrodoméstico conta com baixo consumo energético. Os equipamentos foram doados por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Turismo

Lua cheia no povoado Pixaim na cidade de Piaçabuçú

No balanço das águas doces e generosas do Rio São Francisco, barcos de ribeirinhos navegam em busca de peixes, outros vão para festas e, em dia de feira, carregam alimentos… O rio é vida, é cotidiano, é alegria do povo que vive às suas margens, mas também transportam turistas que procuram a beleza de contemplar a natureza e de ouvir histórias até chegarem a Foz do Velho Chico, o encontro do mar com rio, emoldurado por exuberantes dunas.

A beleza das dunas no povoado Pixaim em Piaçabuçu em

O passeio de barco de Piaçabuçu até a Foz do Rio São Francisco é um dos principais roteiros turísticos de Alagoas, o destino foi cenário para o filme Deus é Brasileiro, do cineasta alagoano Cacá Diegues, tornando o lugar cobiçado. Para navegar pelo Rio, os barcos partem do porto da cidade, lugar onde as lavadeiras lavam roupas cantando e onde há vários restaurantes e agências receptivas.

A Foz do Rio São Francisco é uma Área de Preservação Ambiental (APA), onde as tartarugas devolvem seus filhotes. E nunca é demais lembrar: este destino é para contemplar e respeitar o espetáculo das dunas, do mar, do rio, apenas fotografar para mostrar que Alagoas é além do mar, é também do Rio São Francisco. Como os sábios índios chamavam, Opará, rio mar, grandioso, verde, doce…

Os barquinhos no Rio São Francisco na cidade de Piaçabuçú

Mais dicas

Cada pastel de siri ganha 100 gramas do crustáceo

Pastel de siri – Quem viaja rumo às cidades de Piaçabuçu e Penedo, tem o privilégio de saborear o pastel de siri no Restaurante do Siri (@restaurantedosiri). Lá, o crustáceo manda bem, por semana são entre 10 a 12 quilos da carne usados no pastel, e também para as versões na manteiga, leite de coco, suflê e fritada. É bom demais, amei comer pastel de siri, e ainda apreciei o Rio São Francisco, o quintal mais lindo do restaurante que tem mais de 15 anos de tradição com siri.

Funciona todos os dias das 10h às 16h/ Telefone: (82) 99653-9733/ Rodovia Engenheiro Dalmo Moreira Santana, Povoado Sudene – Piaçabuçu/AL

Comer pastel de siri com a melhor vista do Rio São Francisco

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/