TOPO
Destaques receitas

Camarão Bar das Ostras na sala de aula

Pela segunda vez, eu fui convidada para dar aula show da receita do Camarão Bar das Ostras, nosso Registro de Patrimônio Imaterial de Alagoas, nas turmas de gastronomia, da Uninassau (@uninassaumaceio) pelo professor Samuel Carlos (@samuelcarloscarlos) no mês de maio, e recentemente no IGA (@igamaceio), pelo professor Thawã Calixto (@thawacalixto). E como fico feliz pelo interesse dos professores, e alunos, sobre a história da nossa gastronomia. Afinal, comadre Oscarlina escreveu uma linda trajeória na década de 80, onde o camarão embebido no caldo aveludado da manteiga do sertão era o nosso cartão postal. Gente famosa como o saudoso Pelé e a atriz Vera Fischer, figuram na lista dos turistas que comeram a receita mais alagoana de todas.

Aula show sobre o camarão Bar das Ostras no IGA

Então, vou mais uma vez compartilhar a receita de alma alagoana, criada pela Oscarlina, mulher negra, simples, que até os dias de hoje dá mais sabor a nossa vida. Ah, e não esqueça o pão francês para mergulhar no molho do Camarão Bar das Ostras!

Em maio, quando fui a Brasília e a Goiás, não levei manteiga do Sertão. Por sorte, encontrei a manteiga de leite “Natural São Judas”, no mercado Casa São José, quando estava em Pirenópolis (Goiás) e deu super certo. E, assim, nosso camarão deu mais sabor ao doce lar da Rosa Sampaio Vilanova (@rosa_sampaio_vilanova), sergipana de fé, que, para marcar o dia, arrumou a mesa com jogos americanos de filé alagoano e com meus livros ao lado de Rita Lee ( muito lindo).

Brasília: Meus livros junto ao de Rita Lee na casa da Rosa e Em Brasilia seu a manteiga de leite e deu super certo

Dica: Eu adoro mergulhar pão francês no caldo do camarão Bar das Ostras. Então, se compartilha do mesmo sentimento, compre uns cinco, corte em rodelas e seja feliz.

Farofa feita com farinha de mandioca, conhecida como queridinha ou sergipana

História: Oscalina e seu esposo, Pedro da Silva, na década de 50, comercializavam em sua humilde casa, à beira da Lagoa Mundaú, no Vergel do Lago, as ostras que posteriormente deram nome ao empreendimento. Os ingredientes do famoso camarão estavam todos disponíveis no Mercado Público de Maceió: vinagre, tomate, cebola, colorau, coentro. Mas, para a chef Flávia Soares, “o  Camarão Alagoano Bar das Ostras é a sofisticação da cozinha francesa na simplicidade da cozinha alagoana”.

Até 2011, apenas as filhas de Dona Oscarlina –  Marta Cristina, Vera, Marluce, Jandira e Mabel – sabiam a receita. Mas, naquele ano, por conta dos 45 anos da Sococo (@sococobrasil), numa grande iniciativa de seus proprietários, a indústria comprou a receita do Camarão do Bar das Ostras para doá-la ao Estado e ao domínio público. E assim ela se transformou no primeiro saber a ser tombado como Patrimônio Imaterial de Alagoas.

A receita do Camarão Bar das Ostras está no meu livro de Receitas das Alagoas

Camarão Alagoano Bar das Ostras

Ingredientes:

1kg de camarão vila franca (sem casca); também pode usar camarão rosinha ou barba roxa.

1 tomate.

½ cebola.

1/3 de pimentão verde.

1 colher (sopa) de vinagre pimentão ou tomatão.

1/4 limão.

2 colheres (sopa) de azeite de oliva.

600 g de manteiga de Batalha ou Major Isidoro (só servem estas!).

1/3 de um maço de coentro.

2 colheres de extrato de tomate concentrado.

Ingredientes da Farofa:

01 cebola grande cortada em rodelas.

1/3 xícara de óleo.

1/3 de extrato de tomate concentrado.

200 g de manteiga de Major Isidoro ou Batalha.

1 colher de sopa de colorau.

1 ½ de farinha de mandioca quebradinha.

Sal a gosto.

Camarão Bar das Ostras pode ser servido numa taça com a farofa

Modo de Preparo do camarão:

Limpar os camarões. Coloque água com sal quando ferver adicione o camarão até mudar de cor. Reserve

No liquidificador, adicione 1 tomate, ½ cebola, 1/4 pimentão, 1/3 coentro, 1 colher de vinagre e 2 colheres extrato de tomate. Bata até ficar homogêneo

Em seguida coloque o molho liquidificado numa panela, leve ao fogo baixo, acrescentando o azeite e limão e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo sempre.

Acrescente a manteiga aos poucos e por último o camarão.

Detalhe importante: fogo sempre baixo

 

Os ingredientes do Camarão Alagoano Bar das Ostras

Modo de preparo da farofa:

Em uma panela, colocar o óleo e a cebola, até que fique transparente. Acrescente a manteiga, o extrato de tomate e o colorau, mexa até dissolver. Aos poucos, colocar a farinha misturando com a colher. Provar e acertar a quantidade de sal.

Segredo: use fogo baixo. A receita é para ser comida no mesmo dia; não guarde, porque a manteiga talha e o prato não se recompõe ao ser requentado!

Sugestão: corte rodelas de pão francês para comer com o caldo.

Sirva o camarão com farofa. Na opção entrada, pode ser arrumado numa taça ou cumbuca; primeiro, a farofa e, em seguida, o camarão.

Camarão Bar das Ostras, farofa e pão francês para mergulhar no molho

Onde encontrar Camarão Alagoano Bar das Ostras

No Maria Antonieta o Camarão do Bar das Ostras, patrimônio imaterial de Alagoas , valoriza nossa história

Quando criança os pais do chef Breno Gama levava ele para comer as delicias do Bar das Ostras. Dessas saborosas lembranças o Camarão Bar das Ostras tem assento cativo na cozinha italiana. Maria Antonieta (@mariaantonieta.maceio): Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, 150, Jatiúca, Maceió/ Telefone: (82) 3202-8828/ (82) 99997-0631

Croa Bar na Massagueira tem o Camarão Bar das Ostras

Crôa Bar (@croa_bar) sob a batuta de Gabriel Quintella. Minha grata surpresa foi encontrar no cardápio, o Camarão ao Bar das Ostras, receita “Patrimônio Cultural Imaterial” do Estado de Alagoas.  O restaurante está fechado, mas quando abrir vamos lá conferir: Crôa Bar: Avenida Divina Pastora, S/N – Depois do último bar, segue uma estrada de barro até encontrar a placa Crôa Bar

camarão Bar das Ostras, está disponível no Anamá

Anamá – Na quarta e domingo, o nosso patrimônio alagoano, o camarão Bar das Ostras, está disponível no Anamá. Adorei, porque o crustáceo regado ao molho de manteiga do sertão é Alagoas 100%.

Empório Alegre: Camarão Bar das Ostras é uma das estrelas do restaurante na cidade de Campo Alegre

Empório Alegre (@alegreemporio): O camarão Bar das Ostras, com molho aveludado e acidez da manteiga, é feito no capricho pela Aricele Gomes, que abraçou a oportunidade no Quiosque Regional no Empório Alegre na cidade de Campo Alegre. Ela tinha um mercadinho no povoado, que não deu certo, e agora vive feliz, porque tem renda e o sonho de construir a casinha virou realidade. Às margens da AL 220 km 36 – Campo Alegre – AL/ Funciona de segunda a quinta das 6h30 as 20h/ Sexta, sábado e domingo até 22h/ Telefone: 99914-2905

 

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/