TOPO
Destaques Homenagem

Mãe que nutre

Aos 16 anos, Helena Menezes virou mãe e logo cedo sentiu o amor pulsando na barriga, alem da responsabilidade de criar não apenas uma, mas quatro meninas, Vanessa, Cristiane, Viviane e Carolina, o que lhe conferiu o título de mãezona. E para as filhas, a melhor palavra que define a mãe é resiliência, ou seja, tem a capacidade de se adaptar em situações difíceis, diante de uma adversidade, uma pessoa que utiliza sua força interior para se recuperar.

Helena descobriu na confeitaria o seu primeiro aliado para vencer a crise e trazer a felicidade para o seu doce lar. “Os recursos eram poucos, e nos aniversários das meninas eu fazia bolo, doces e salgados, porque sempre gostei de festejar o dia em que elas nasceram”, conta Helena, que tem o esposo presente em todos os momentos da família.

Aos 16 anos, Helena Menezes virou mãe e logo cedo sentiu o amor pulsando na barriga

Os quitutes das festas das meninas tornou Helena em mãe empreendedora, de segunda a sexta ela era representante comercial e nos dias de sábado e domingo, virava confeiteira, fazia e vendia bolos decorados, doces e salgados para seus clientes. “Comecei a preparar bolos para os eventos da igreja, o povo gostou e assim apareceram meus primeiros clientes”, relembra a alagoana.

Quando as meninas cresceram, aos 39 anos, Helena finalmente entrou na faculdade, escolheu o curso de nutrição, e deu mais que certo, afinal sonhos não envelhecem, e atualmente é consultora do Sebrae Alagoas.

Helena ensinou as mulheres o aproveitamento do umbu em geléias, doces e compotas

Conheci a nutricionista Helena Menezes durante o curso de capacitação para mulheres agricultoras sobre macaxeira e seus derivados, organizado pelo Sebrae/Alagoas, e de cara gostei dela. Com toda simplicidade, ela passava o conhecimento com muito carinho para as mulheres do campo, coisa de mãe. E a alagoana é uma mãezona, afinal, por trás do seu saber nutricionista tem o tempero de superação e conquistas.

A nutrição tem um papel transformador na gastronomia, e Helena Menezes sabe disso. Certo dia, ela me presenteou com casca de jabuticaba cristalizada e realmente ficou bom. As cascas eram jogadas fora já que o fruto virava vinho na Cooperativa Coopcam na cidade de Palmeira dos Índios.

Helena aprendendo o saber e o fazer da tulipa de jaca com Lela em Pão de Açúcar

Já na Associação Cactus, ela capacitou as mulheres com o beneficiamento de umbu, coco ouricuri/licuri, abóbora e banana, com ênfase nos alimentos da biodiversidade da caatinga no Sertão Alagoano. “As sertanejas são fortes, dão conta do recado, são donas de casas e empreendedoras. Vejo em cada uma delas como é importante estarem realizando um sonho e recuperar auto estima,”, reforça a nutricionista.

Casca Jabuticaba virou doce cristalizado

No grupo de Agricultoras da Cooperativa, na cidade de Flexeiras, Helena promoveu cursos de beneficiamento de abacaxi, banana, manga, maracujá, pimenta, macaxeira e batata doce.

Assim, Helena Menezes, com suas capacitações, mostra que não devemos desperdiçar a felicidade, ela carrega a força de ser mãe.

A todas as Helenas, feliz dia das mães, hoje e sempre.

Helena, como consultora do Sebrae realizou oficinas para mulheres da agricultura familiar

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/