TOPO
Destaques Mais lidos

Cuscuz de arroz de Penedo, campeão de março

Alagoas é também paraíso da produção de cuscuz de arroz, tanto, que a história da penedense Pureza, uma das criadoras da iguaria na cidade de Penedo, que através da quarta geração mantém a tradição em A Carroça (@acarrocaregional), em Maceió e na Vila dão Pedu (@@viladaopedu], em Penedo, levou o primeiro lugar de acessos no meu blog, no mês de março. Já a reportagem sobre o poderoso filé parmegiana, do Grano Padaria (@grano_padaria), ficou em segundo lugar, e o banoffe zero de açúcar, de glúten, e de lactose do Manga Verde (@mangaverdebr), conquistou o terceiro lugar como a matéria mais lida. Vamos recordar os vencedores:

O cuscuz de arroz carne de sol desfiada (amo) e queijo coalho

Minha paixão por Penedo é antiga, até digo que eu poderia ter nascido na cidade dos anjos barrocos, afinal meu pai, Hermílio, era penedense, mas nasci na capital alagoana. As duas cidades são lindas, Maceió tem o mar, Penedo o Rio São Francisco, mas, em comum, compartilham uma história saborosa: cuscuz de arroz, uma receita secular da Pureza. Infelizmente não a conheci, mas pra mim ela é patrimônio alagoano. E sabe por que? Ela passou o saber e o fazer da tradição do cuscuz de arroz para filhas, e atualmente a quarta geração,  o bisneto, Rodolfo, que por sua vez abriu A Carroça  (@acarrocaregional), já com 5 anos em Maceió, e recentemente abriu uma filial na Vila Dão Pêdu (@viladaopedu), em Penedo.

Maravilha de cuscuz de arroz da A  Carroça  (@acarrocaregional) em Maceió e  uma filial na Vila Dão Pêdu em Penedo.

E porque esse cuscuz de arroz é bom? É artesanal, os grãos são secos, moídos até virar uma farinha fina, depois é misturado ao bagaço de coco e segue para cuscuzeira (modelo de dona Pureza). São quatro cuscuzeiras adaptadas numa panela, quando termina de colocar a última massa, o primeiro já está pronto. Sai quentinho e ganha um banho de leite de coco. Chega na mesa molhadinho, com um leve agridoce do leite de coco, mas é salgado e de tão delicado, desmancha no céu da boca.

Maceió: Av. José Sampaio luz 578, Ponta Verde/ Telefone: 82 99347-9727/ Funciona de segunda a sábado, a partir das 17h Vila Dão Pêdu (A Carroça/Funciona de Terça à domingo) – das 17 às 23h/Centro Histórico de Penedo


Grano Padaria

Filé à parmegiana da Grano Padaria, nota 10

Para provar o clássico filé à parmegiana, eu  convidei meu amigo Rodrigo Lima, que vive caçando os melhores da cidade. E tanto eu como ele, amamos o da Grano Padaria, nota 10. Os elogios começam pelo tamanho bem servido para uma pessoa ser feliz, molho de tomate da casa com boa acidez, filé alto, queijo, arroz (soltinho) e batatinha frita. É de deixar saudades! A padaria da Ponta Verde já tem café da manhã maravilhoso, e o almoço segue o padrão de qualidade e de sabor, e o melhor, nos dias de segunda abre para o almoço (quando a maioria dos restaurantes fecham).

Grano Padaria também tem almoço executivo com prato principal e sobremesa

Quem comanda as panelas da Grano Padaria é o chef Francisco Pudney (@franciscopudney). O alagoano trabalhou um tempo em Brasília e Portugal, retornou para Maceió, recentemente estreou na função de pai, mas está sempre na padaria com uma equipe competente e simpática. Francisco trocou a profissão de advogado pelas panelas, formado em gastronomia em Brasília gosta de navegar pelas culinárias brasileira, italiana e francesa, mas as boas lembranças da Tia Salete, a pessoa que na família o inspirou na culinária,  até hoje ditam sua trajetória na cozinha.

Funciona de Segunda a Sábado das 7h às 20h/Domingo das 8h às 14h/ Almoço das 11h30 as 15h/ R. Valdo Omena, 101 – Ponta Verde/ Telefone: 82 99131-9924


Manga Verde

Manga Verde: banoffe, zero de açúcar, de lactose, e de glúten da nutricionista Moema Ferro

Que tal uma versão banoffe, zero de açúcar, de lactose, e de glúten? Vá sem medo de ser feliz, é danado de bom, e quem bem faz essa sobremesa é a nutricionista Moema Ferro, do Manga Verde, e claro, com mudanças saudáveis, o biscoito (base da sobremesa) é substituído pelas oleaginosas (mix de castanha), dando crocância perfeita. Em vez do doce de leite, entra em cena mousse de maracujá, banana bem madura, e por fim creme de ameixa, para brindar a doçura polvilhada com cacau 70%. É perfeito! Aliás, a alagoana é craque em elaborar receitas de dietas com muito sabor. E o restaurante é um aliado na perda de peso, com os Programas Seca Gordura, Low Carb, e Detox. Claro, de segunda a sábado tem almoços saudáveis e sem sacrifícios para o paladar.

Funciona de segunda a sábado, das 11h as 15h30/ Antiga Av.Amélia Rosa, em frente ao Massagueirinha, Bairro jatiúca| (82)3025-9889 • 99181-4448

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/