TOPO
Destaques Homenagem

Obrigada, Marli da família Pelado

Encontrei poucas vezes dona Marli Lima, a matriarca e fundadora do Bar do Pelado, mas foi suficiente para conhecer a grandeza dessa mulher, mãe de seis filhos, que temperou nossa vida com o caldinho de sururu de capote, da patinha de uçá, carne de sol com farofa matuta e tantas outras delícias da culinária alagoana. A dama da gastronomia nos deixou no último dia do ano de 2022, foi para o céu encontrar o seu amor, o Pelado, mas deixou um legado saboroso e sua família continua a trajetória dos pais.

Marli na foto estava grávida da Sarah com seu Pelado

Dona Marli Lima era dos bastidores da cozinha, já Edvaldo Medeiros  (famoso Pelado) era o garoto propaganda do bar. E coube à alagoana trazer para o boteco a tradição do caldinho de sururu de capote.  É o molusco na casca  para comer no mesmo dia, tem quer ter o frescor, o sabor aguçado no leite de coco com legumes. É um dos pratos mais alagoanos, uma tradição nas casas das famílias como uma saudação de boas vindas.

Sururu de capote é um dos pratos mais alagoanos

O Bar do Pelado começou numa pequena mercearia para atender a demanda do bairro, mas logo o tempero da Marli conquistou o mundo e o lugar virou referência das tradições da cozinha alagoana.

Caldinho com a pata de Uçá do Bar do Pelado

História – Pelado foi exímio jogador e vestiu as camisas do ASA, Ferroviário e Esporte Clube. Mas adorava mesmo era uma pelada, seja na beira da praia ou nos campos tipo “areião”, daí o apelido: Pelado. Atualmente, a família comanda dois bares, o da Ponta Grossa (o primeiro) sob a batuta de José Torriceli (@bardopelado_al), e o da Jatiúca (@bardopelado), que é comandado por Tadeu. Já a Sarah também enveredou pela gastronomia com o caranguejo e siri no balde. Enfim, a família é a nata da culinária alagoana.

Obrigada, Marli, por deixar nossa vida mais saborosa.

Sarah com dona Marli, dama da gastronomia alagoana

Bar do Pelado (Jatiúca) – Av. Pretestato Ferreira Machado, 792 – Jatiúca

Bar do Pelado (Ponta Grossa) – R. Manoel Lourenço, 44 – Ponta Grossa

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • Lucio Rocha
    1 ano Atrás

    A melhor “casquinha de siri” que conheci era Dona Marli que fazia, infelizmente os filhos não mantiveram este petisco, Uma grande mulher.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/