TOPO
Destaques Evento

Do vinho de jabuticaba ao queijo de cabra na feira

No meu Instagram (@nidelins), postei fotos de fatias de queijo coalho de cabra, do sertão alagoano, com doce de laranja (presente do mineiro Wilson) que veio lá de Minas, e claro, muita gente ficou interessada no queijo. Pois bem, anote a data de 23 a 25 de setembro, na Praça Multieventos, que vai acontecer a 1ª Feira Coop de Alagoas (@feiracoopalagoas), onde o queijo de cabra, e mais de 20 cooperativas vão ofertar produtos vindos diretamente do campo como hortaliças, raízes, doces, bolos, e até vinho de jabuticaba (bebida fermentada), tudo produzido pela agricultura familiar de Alagoas. Já a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) vai participar do evento com seis barracas de comidinhas. O Sebrae Alagoas (@sebraealagoas) também marca presença na feira de agricultura familiar. Vamos participar!

A Feira Coop Alagoas contou com a parceria da Prefeitura de Maceió, Governo do Estado, Sebrae Alagoas e Associação dos Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel).

Queijo de cabra com casca de jabuticaba caramelizada

Entre os 50 expositores previstos na feira, estão 11 associações e cooperativas ligadas ao Programa Alagoas Maior: Associação Café na Mesa; Associação Tabuleiro de Dentro; Cooperativa Cooperal; Associação Ascolaço; Associação Asprolimo; Associação das Doceiras e Artesãs de Palmeira dos Índios; Cooperativa Coopcam; Associação Asprobroas; Cooperativa Ecoduvale; Associação Asaup e Associação Dom Helder Câmara.

Na Feira Coop, o Sebrae Alagoas, por meio da Unidade de Relacionamento Empresarial, disponibilizará para o público a van de atendimento itinerante, levando orientação, tirando dúvidas e promovendo a ampliação de acesso aos serviços da instituição.

Degustação de produtos da agricultura familiar

O queijo de cabra é uma produção da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Sertão de Alagoas (Cafisa), com sede no município de Pão de Açúcar. Com 40 cooperados atuando na produção de leite e alimentos, a Cafisa, comercializa diretamente para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), supermercados e venda direta pelo whatsapp. Ainda para este ano, a unidade planeja a construção do seu ponto de venda, na cidade de Pão de Açúcar.

Entre os produtos que ganham destaque na Quitanda Coop é o Vinho de Jabuticaba (bebida fermentada), produzido pela Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa (Coopcam), com sede em Palmeira dos Índios, agreste do estado que contou com o apoio fundamental do Sebrae. A cooperativa foi criada em 2010 e beneficia mais de 50 famílias que vivem da produção de frutas na região. Destaque também para a sustentabilidade com o aproveitamento da casca de jabuticaba em doces cristalizados (amei). Todos os produtos serão comercializados na feira.

Produtos da Jabuticaba será uma das estrelas da Feira da agricultura familiar

Do Baixo São Francisco, a Cooperativa de Produtores de Arroz do Baixo São Francisco (Coobapi), vai comercializar além do arroz, uma receita especial, o bolo de arroz, produzido por uma associação de mulheres que beneficia a matéria prima produzida no município de Igreja Nova.

Ainda na região do Baixo São Francisco, a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários, a Coopaiba, vai comercializar produtos derivados do coco, como leite, óleo, doces e bolos.

Do campo para cidade será o norte da Feira Coop de Alagoas

“Teremos cooperativas de todas as regiões de Alagoas, com dezenas de produtos especiais que vão compor nossa quitanda. Essa diversidade mostra o quando o cooperativismo é empreendedor e busca sempre inovar com qualidade. O público da Feira Coop pode esperar o melhor”, reforçou Antonino Cardozo, presidente da Unicafes Alagoas, organizadora do evento.

Texto com auxilio luxuoso de Lírida Nerys, assessoria de comunicação da Feira Coop de Alagoas

1ª Feira Coop de Alagoas

De 23 a 25 de setembro das 16h às 22h/  Praça Multieventos, orla de Pajuçara, Maceió/ Entrada: Gratuita

Informações: @feiracoopalagoas

 

 

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/