TOPO
Destaques Turismo Gastronômico

Fritada de aratu, tradição há 43 anos

Uma viagem até Porto de Pedras sempre é maravilhosa, ainda mais para se deliciar com a fritada de aratu da Peixada da Marinete (@peixadadamarinete), tradição na região há 43 anos. É bom demais, vem escoltada por feijão, arroz, e a famosa farofa de arroz. O restaurante comandado pela dama da gastronomia alagoana, Marinete, conta com o auxilio da família que faz o prato seguindo direitinho a receita da matriarca. O bichinho do mangue é temperado com discreto leite de coco, tomate, cebola, coentro e um pouco de limão. Depois recebe generosa camada de ovos formando a clássica fritada.

Fritada de aratu, tradição de 43 anos no restaurante da Marinete

O aratu é um caranguejo pequeno, vermelhinho, do mangue, mas não é da lama. É criado na gaiteira (pau). “Já compro despenicado. A carne do aratu é retirada com a ponta de uma faca”, conta Marinete, que, muito orgulhosa, diz que os seus peixes prediletos são arabaiana, galo do alto, beijupirá, guarajuba, tainha e cavala. “Os pescadores são os meus fornecedores e só uso peixes nobres”.

“Os ingredientes da fritada, vou dizer, porque nem todo mundo sabe preparar. Se a senhora fizer com caldo ralo e leite de coco engarrafado, não vai prestar. Aratu é doce, precisa temperar com limão e coentro”, diz, confiante.

Marinete, nossa chef alagoana na cidade de Porto de Pedras

Aos 8 anos de idade, Marinete Ramos de Lima precisava do auxílio de um banco para alcançar o fogão e preparar o almoço de famílias alagoanas. Como tantas meninas do nosso Brasil, ela começou cedo na labuta, como doméstica, para ajudar os pais. Mas essa senhora é uma dama da gastronomia alagoana, uma empreendedora. De uma barraca de praia sem porta nem janela, nasceu o restaurante Peixada da Marinete, na cidade de Porto de Pedras, situada no Litoral Norte de Alagoas.

Filé da tainha também é um dos destaque da cozinha da Marinete

Rota: Restaurante Peixada da Marinete

Preço: Fritada de aratu para 2 pessoas: R$85,00 (para duas pessoas) / Aceita-se cartões

Funciona de domingo a domingo das 11 as 21horas

Rua Coronel Avelino S/N – Porto de Pedras (caminho da balsa)

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • Eduardo Jorge
    2 anos Atrás

    Boa tarde! o problema do litoral norte milagre, Japaratinga e Maragogi são os valores dos pratos, ou seja, disponível apenas aos turistas, mas uma realidade longe de ser ser saboreada pelos alagoanos. se vc vai com a família, quatro pessoas, se prepare para gastar pelo menos 350 reais em um almoço com bebidas e gorjetas.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/