TOPO
Destaques turismo alagoano

Vamos para Coqueiro Seco?

Qualquer viagem me diverte, até as mais curtas. Se você pensa assim, minha dica é ir até a cidade de Coqueiro Seco, onde a pesca artesanal de maçunim é uma das belezas do povoado Cadoz, beijado pela Lagoa Mundaú. Nesse pedacinho de terra ainda sem asfalto, tem a igreja Nossa Senhora dos Remédios, de 1852, que fica no alto do povoado cercado de verde. E claro, tem o lado bem saboroso,  o siri na manteiga do Bar do Renaldo, também conhecido como Bar do Cadoz.

Bar do Renaldo (ou Bar do Cadoz) tem camarão no leite de coco natural com pirão de peixe

O famoso Bar Cadoz começou numa casa feita de taipa e palha de coqueiro. Lá, vendia-se bebidas e o primeiro tira-gosto foi  siri na manteiga de garrafa que o próprio Renaldo (In memoriam)  inventou, depois que comeu peixe com os mesmos ingredientes. Ele pediu à sua esposa, Maria de Lourdes, fazer idêntico com o siri. Deu certo e o prato virou celebridade no Cadoz, por sinal único bar do povoado.

Fritada mista de aratu e camarão do Bar do Cadoz

O estabelecimento cresceu numa varanda recebendo o  vento, claro, vindo da bucólica lagoa do povoado do Cadoz. No Bar do Cadoz, o siri é temperado com coentro, tomate, cebola, e finalizado na manteiga de garrafa, esse toque do Sertão que, nas comidas de Alagoas, dá a essência do sabor na receita. E a carne do molusco fica crocante, comi sem moderação, aliás, todo mundo que aparece por lá faz a mesma coisa que eu fiz.

O  saxofonista Douglas, dentro da lagoa Mundaú,  com repertório nordestino e brasileiro

Experiências: pois bem, este pequeno povoado de Coqueiro Seco recebeu um grupo de turistas do Sesc Pernambuco,  agência Viver Viagens e com apoio da Secretaria de Turismo, com o mimo cultural da música do saxofonista Douglas, dentro da lagoa Mundaú,  com repertório nordestino e brasileiro.

“Nossa ideia é mostrar que a cidade tem a vertente do turismo ecológico, religioso, cultural e gastronômico e, em breve, teremos uma pousada. Trazer o músico da filarmônica da cidade mostra  que esse tipo de apresentação qualquer pessoa pode contratar para celebrar aniversário, casamento, noivado, ou seja, a cultura é o viés do turismo em Coqueiro Seco”, contou Betania Barros.

Coqueiro Seco: Igreja Nossa Senhora dos Remédios de 1852

Rota: Coqueiro Seco

Bar do Renaldo: Funciona de terça-feira a domingo e feriados, das 11h até as 16h/ Povoado Cadoz: Coqueiro Seco, Alagoas, litoral Sul/ Telefone: 82 98133-8766

Para visitar a Igreja:  82 99991-4863

Secretaria de Turismo de Coqueiro Seco: 82 99624-6169

Visits: 0

«

»

2 comentários
  • Claudir de Amorim Santos
    2 anos Atrás

    Bela dica, o bar do Sr Renaldoo tem uma visão privilegiada pra lagoa, o filé de siri é magnífico e outros pratos também, e o atendimento é top.

  • Claudir de Amorim Santos
    2 anos Atrás

    Bela dica! O bar do Sr Renaldo, tem uma visão privilegiada para a lagoa, e o filé de siri e outros pratos servidos no bar são tops, sem falar no atendimento, nota 10.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/