TOPO
Destaques

Tempero da fé

Uma viagem pelo litoral norte de Alagoas tem bolinhos de goma, lagosta grelhada, caldinho de mariscos… É muita diversidade gastronômica. Mas na cidade de Maragogi, a fé é o tempero da cozinha do Colibri (@restaurantecolibrimaragogi), restaurante comandado pelas irmãs da Congregação Filhas do Sagrado Coração de Jesus. Além de levar a palavra de Deus, as missionárias cozinham bem, tanto feijão com arroz, como também ravióli, ou seja, nas panelas têm nordeste, Brasil e Itália.  Sabe por que? A irmã Miriam Zendron há 26 anos trocou a Itália pela cidade de Maragogi para seguir o seu destino, fazer o bem nas comunidades.

ravioli de queijo com camarão e saladinha do Colibri

Escrever sobre o restaurante Colibri, que fica na rodovia principal de Maragogi, é contar um pouco da história da irmã Miriam Zendron. Sorridente, simpática, com sua fé inabalável e  sotaque europeu, a religiosa chegou em Maragogi em 2005 com sua missão de evangelização, e também enveredou no empreendedorismo. A missionária foi uma benção na vida das famílias da agricultura familiar, buscou recursos na Itália e parcerias em Alagoas, para que homens e mulheres produzissem na terra e tivessem até um espaço para comercialização. E deu certo, atualmente a Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro) é líder na produção de polpas de frutas, que são ótimas.

Filé de tilápia com salada de feijão verde e purê de abóbora,

Então, quando for a Maragogi ou na região, vá até ao Colibri saborear comidinhas temperadas com fé. Uma das maravilhas é o filé de tilápia com salada de feijão verde e purê de abóbora, e para brindar, aposte no licor de limocello (licor de limão), o melhor de Alagoas, quiçá do mundo, preparado pela irmã Noberta Milanese. O legal dessa história é que o feijão verde, a tilápia, e até limão siciliano vêm dos assentamentos de Maragogi direto para a cozinha do restaurante.

Licor de limocello, o melhor de Alagoas, quiçá do mundo, preparado pela irmã Noberta

Mais dicas do Colibri

Raviolli de abóbora com gorgonzola e creme de ricota, e para acompanhar camarão à grega. A boa mistura da cozinha do mar, onde o crustáceo é empanado com a receita italiana de massa caseira é danada de boa.  Basta regar com azeite.vPara quem deseja fugir dos pescados, tem filé de carne ao molho de vinho tinto, arroz de espinafre com purê de macaxeira.

Filé ao molho de vinho com purê de macaxeira e arroz de brócolis

Abobrinha e berinjelas gratinadas são a estrela do salmão ao molho de maracujá, com arroz branco. Os legumes temperados com ervas e azeite vão ao forno, ficam bem crocantes e saborosos. No restaurante tem o prato camponês, uma proposta mais econômica e saborosa. Também tem quentinhas por R$ 12,00.

Abobrinha e berinjelas gratinadas são a estrela do salmão ao molho de maracuj

Trajetória – O restaurante Colibri nasceu em 2015 para abraçar a Coopeagro usando os ingredientes produzidos pela agricultura familiar. Tem seis funcionários, e o lucro é destinado para auxiliar a missão das 40 irmãs da Congregação Filhas do Sagrado Coração de Jesus.

Pão italiano também tem na lojinha do Copeagro

No restaurante também funciona a lojinha com produtos da coopeagro e das irmãs, como polpas de frutas, pães italianos, doces, biscoitos, peixes, macaxeira, amendoim confeitado (amo), banana chips (doce e salgada), mel, massa puba, goma de tapioca entre outros ingredientes para levar para casa um pouco da história da Coopeagro que reúne cerca de 50 famílias. Não deixe de provar a torta (fofa) com geleia de abacaxi com um café, é bom demais, é a doçura que precisamos.

As irmãs Miriam e Noberta comandam o restaurante Colibri em Maragogi

Rota: Restaurante Colibri

Preços a partir de R$ 24,00/ Aceita-se cartão

Restaurante funciona de segunda a sábado das 8h até 17h com café e lanche/ Almoço das 10h30 a 15h30

 Rodovia S. Geraldo – AL 101 Norte – bairro S. Teresa Verzeri 488 – Coopeagro – Maragogi/Telefone: (82) 99325 – 0422

Imperdível  torta (fofa) com geleia de abacaxi

Fachada do restaurante Colibri


Mais fé em  São Bento

Ruína de São Bento, lugar cheio de fé e beleza. Foto do padre Léo

Anote: dia 11 de cada mês é dia de fé, dia de procissão (começa as 5h00) até o Mosteiro de São Bento ,localizado no alto da colina do povoado de São Bento em Maragogi.  O templo em ruínas surgiu por volta de 1695 e é tombado como Patrimônio Histórico pelo IPHAN. Depois da procissão é realizado a missa a céu aberto e com direito a café da manhã feito pela comunidade. Tem uma bela vista para o mar, também é visitado no passeio de bugre pela cidade.

Visits: 0

«

»

2 comentários
  • Maria Jacqueline
    2 anos Atrás

    gostei muito da matéria. Vou conhecer esse restaurante.

  • Aparecido Jorge
    2 anos Atrás

    Parabéns pelo empreendimento gastronômico, sucesso as Irmãs!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/