TOPO
Destaques Homenagem

Moquecas do mar, 27 anos de história

Akuaba é a cozinha afro. O dendê bem dosado da Vera, a criatividade do Jonatas, o sorriso da Aina, e de tanta gente bacana, que há 27 anos tempera Maceió com muito axé. Com a benção de Osvaldo, São Cosme e Damião, muitos vivas ao restaurante. O Akuaba trouxe o aroma de dendê para Maceió em suas famosas moquecas nas panelas de barro, abarrotadas por camarões, peixes e polvo embebidos ao leite de coco com o azeite dendê. A tradição baiana chega à mesa borbulhando o tempero de felicidade.

A história começou no quintal de Vera e Osvaldo Moreira, ainda em Garça Torta. O baiano visionário viu que o tempero da sua amada cativava os amigos e assim nasceu o Akuaba naquele bairro, que depois migrou para Jatiúca. Em 2021, a partida do Osvaldo deixou todo mundo triste, mas seu legado saboroso permanece nos nossos corações e nas boas lembranças do baiano alagoano. Akuaba é a nossa embaixada afro e baiana no coração de  Maceió. Veja alguns pratos que nestes 27 anos fazem a alegria gastronômica no bairro da Jatiúca.

Arroz de polvo, um clássico da chef Vera Moreira no Akuaba

As moquecas da chef Vera Moreira seguem um ritual. Primeiro, coloca na panela de barro o tomate, a cebola, a pimenta, o coentro, o leite de coco, e deixa cozinhar. Em seguida, adiciona os camarões, ovos inteiros e, para finalizar, fios de azeite dendê. Tudo dentro da panela de barro, que mantêm o calor e o sabor mais apurado.

Acarajé sempre um bom começo no Akuaba

O acarajé faz as honras da casa, escoltado pelo vatapá, caruru, camarão seco e pimenta bem aromática. É o queridinho dos fãs do Akuaba.

Caipirosca de caju com limão

As caipiroscas têm sempre combinações de frutas, como caju com limão ou morango com jambu. As frutas da época dão o tom da bebida mais amada da casa.

Siri mole na manteiga com cebolas

O siri é item sagrado na cozinha do Akuaba, seja na receita da chef Vera com queijo coalho. Ou num prato de siri mole. Já provou? Quando o molusco está no tempo de mudar a casca chega na cozinha do Akuaba para ser preparado na manteiga e cebolas. É perfeito. A casquinha fina absorve o tempero e come-se de brincadeira.

Polvo laqueado com maionese de Dijon e molho pesto

O polvo também tem assento na versão clássica de arroz de polvo da chef Vera ou na contemporaneidade do chef Jonatas, com o molusco laqueado emulsão de mostarda com pontinhos de páprica picante, mel e azeite.

Os bolinhos de estudantes, doce de tradições baianas no Akuaba

E os bolinhos de estudante (goma de tapioca) polvilhados no açúcar e canela com cafezinho também ganharam espaço e há 25 anos são um doce afeto do Akuaba para com a gente.

Abará, acarajé cozida com camarão seco, vatapá e caruru, tradições da cozinha afro

Rota do Akuaba

Preço: Acarajé (com vatapá e caruru) – R$ 17,00/ Moqueca de camarão – R$ 89,00/ Aceita-se cartão

Funciona de terça a domingo a partir das 12h

R. Ferroviário Manoel Gonçalves Filho, 6 – Jatiúca/ Telefone: (82) 3355 8005 | 3325 6199 | 99921 3502

«

»

1 comentário
  • Há Lagoas
    1 segundo Atrás

    Tudo de bom! A moqueca então, sem comentários!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Instagram did not return a 200.