TOPO
Destaques

Todo mês merece um Ano Novo Chinês

No último dia 12 de fevereiro, o restaurante Dragão (@dragaomaceio) celebrou o Ano Novo Chinês com um jantar cheio de tradições, como o pastel de arroz (recheado com carne suína, camarão, ervilha, ovo, cebolinha e amendoim torrado), o pernil suíno cantonês, entre outros clássicos. O que mais chamou minha atenção foi a galinha branca com molho oriental. E esta galinha encaixa perfeitamente a celebre frase: “Quem vê cara não vê coração!”. Olhando para a ave ninguém come com os olhos. É preciso ter todo o convencimento para degustar o prato. Mas basta colocar o molho com toque forte de shoyo e gengibre para ver que é bom demais.

“Quem vê cara não vê coração!”, galinha branca ou frango a passarinha

O jantar foi apenas para convidados, mas vou compartilhar a experiência para sugerir aos comandantes do Dragão, Pei Lan e seu esposo Chiang Son Cho, que promovam uma vez por mês o Ano Novo Chinês e , assim, nos dê acesso ao sabor das tradições pouco exploradas. Já falei para Pei, e agora torno a proposta pública, porque o que é bom merece bis.

Sobre o Ano Novo Chinês, 2021 é o Ano do Boi (Búfalo), animal que representa a ordem, disciplina, perseverança, dedicação e poder de adaptação aos acontecimentos, para que bons frutos sejam colhidos ao longo dos próximos meses.

As tradições

Pedaços da galinha branca com o molho oriental, assim amamos

A jornalista Pei Fon, logo no começo, alertou: “Nide, minha irmã fez a galinha morta”, apelido dado pela Fon a galinha branca ou frango a passarinho (é inteira, porém com cortes). “Não é bonito, mas é bom demais. Meu pai, Ming Jiaw Fon, fazia para a gente. Era uma forma de apresentar o seu país (China) para os filhos”, explicou. E, realmente, quando a danada da ave chegou foi difícil convencer o povo da mesa a comer. Eu, claro, encaro de boa. Peguei minha porção, arrochei o molho, e adorei. Já quero comer de novo. Detalhe que a galinha tem quer ser de capoeira (criada livre), cozida na água sem tempero e nem sal, apenas na sua própria gordura. O molho oriental dá o tom com o gengibre.

Saiba mais:

Detalhe da massa do pastel de arroz com o recheio co mcarne de porco, camarão, ervilha, ovo, cebolinha e amendoim torrado

A massa do pastel chinês é feita com farinha de arroz e batata doce, tipo massa de coxinha, mas com toque oriental. O recheio do pastel é carne de porco, camarão, ervilha, ovo, cebolinha e amendoim torrado, fora alguns temperos secretos.

Pernil leva temperos brasileiros e chineses, é muito bom

O pernil suíno passa um dia de marinada nos temperos brasileiros: alho, tempero, molho de soja, açúcar, sal, canela e temperos chineses secretos. Vai ao forno até dourar.

Sopa pálida, leve e gostosa

A sopa de Wanton é feita a base de um caldo especial de galinha, legumes cozidos, temperos orientais e uma trouxinha com carne de porco. Apenas o dragão tem essa sopa da forma que é servida na China.

Bom, também teve outras gostosuras chinesas, bem como as sobremesas bem brasileiras, a exemplo do Flutuante, com saudades até agora. Agora, vamos torcer e mandar mensagens para que a família Dragão traga os sabores tradicionais da China para os nossos corações. Enquanto isso vamos no cardápio da casa que é bom demais!

Pei Lan, guardiã das tradições chinesas do Dragão

História – O Dragão tem o sabor da família de imigrantes Ming Jiaw Fon, que deixou a China pelo mar de Maceió. Além do legado da gastronomia na capital alagoana, o chinês Antônio Fon fez história na fotografia e seus herdeiros perpetuaram a arte. O empreendimento familiar Ming Jiaw Fon, atualmente é comandado pela Pei Lan esposo e sócio, Chiang  Son Cho.

Rolinho primavera, tradição de 45 anos do Dragão

Rota Dragão

Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira das 11h às 15h/ 18h à 00h/ Sábado, domingo e feriado das 11h à 00h

Av. Dr. Antônio Gouveia, 21, Pajuçara/ WhatsApp: (82) 98878-6146/ Delivery: 82 3231-2933

O talharim do O Dragão a massa é caseira e vem com carne, frango, camarão e legumes

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • Franciele Maria
    3 anos Atrás

    Risoto com molho doce é uma delícia.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/