Ah, o passaporte de kitut será até dia 14, porque, a partir do dia 15, Quitéria começará a temporada de comidinhas juninas (pamonha, canjica, milho assado e cozido).
Quitéria e seu esposo Ildeberto da Silva abrem a latinha até de olhos fechados, afinal são 40 anos de história. Quando eles começaram, em Arapiraca, tinham apenas três lanchonetes. Chegaram a vender mil pães (até hoje o fornecedor do pão francês é a Panificadora Rio Branco) e quatro caixas de kitut diário. “Era tradição nos dias de domingo. Depois da missa e do cinema, as pessoas vinham comer o passaporte. Hoje vendemos menos porque a oferta de lanchonetes aumentou. Mas a tradição permanece, os antigos clientes trazem filhos e netos”, conta Quitéria, que sustentou a família com o passaporte.
Na receita, o tomate é cortado e temperado no cominho e sal, o kitut é bem picadinho. Quitéria faz um buraco no pão, amassa o miolo para colocar o tomate e o embutido. Caso não goste de ketchup, como eu, pede para não colocar. É o único passaporte que vem como garfinho para comer.
Teve uma época que Quitéria e seu esposo foram para Porto Velho, e os pais dela seguiram o legado. Depois voltaram para Arapiraca e continuaram a saga do passaporte. O casal até conseguiu – por um tempo (curto) – o apoio da Friboi com algumas caixas e pimentas, mas bem que a empresa poderia apoiar mais, afinal, o sanduba é patrimônio imaterial de Arapiraca, Alagoas, quiçá do Brasil e do mundo.
Kitut é a melhor lembrança da infância. Em 2015, fiz uma matéria sobre o embutido, muitos seguidores contaram como comiam a tradição no pão, com macarrão ou arroz, misturado na farinha, empanado, com creme de leite, e já existia relato da agente de viagem Betânia Barros como cachorro quente mais famoso em Rio Largo.
Já o jornalista Madysson Weslley lembrou que, na sua época de menino, no jogo de argolas, ganhou um refrigerante e um kitut. Era fim de ano, festas natalinas e ele, feliz da vida, correu até a igreja para anunciar à mãe o acontecido. No dia seguinte, tinha cuscuz com o kitut, foi a glória dele e da família.
Rota: Passaporte de kitut
Preço: R$ 13,00/ Funciona todos os dias das 17h às 22h – Aceita Pix
Praça do Artesanato Ceci Cunha/ Arapiraca – Alagoas
Visits: 2213
1 comentário
Alex
7 dias Atrás
É uma delícia! Desde criança que como. Era uma alegria imensa sair do cinema e ir comer o cachorro-quente de kitut!