TOPO
Destaques Elas

Nossas Dandaras

20 de novembro, Dia da Consciência Negra, dia para dizer “NÃO” ao preconceito racial, mas também dia de lembrar de Dandara dos Palmares, uma das grandes personalidades do Quilombo dos Palmares. Mulher guerreira, Dandara liderou tropas na luta dos palmaristas contra os portugueses. E nas caminhadas como jornalista, encontro muitas Dandaras, cada uma com sua história bonita, comandando a cozinha de sabores. Vou compartilhar com vocês três histórias de chefs de cozinha afro: Mãe Neide (@chefmaeneide) do Baobá (@vemprobaoba), Vera Moreira (@verasmoreira) do Akuaba (@akuababr) e Ivanilda Luz (@ivanilda_luz) do Odara (@odararestaurante)

Mãe Neide: Amo de paixão o acarajé da Mãe Neide Oyá D’Oxum (@chefmaeneide), alagoana de Arapiraca, Ialorixá Umbanda/Nagô, fundadora do GUESB e da ONG Inaê, Patrimônio Vivo do Estado e Embaixadora da gastronomia Brasileira e chef do restaurante Baobá em União dos Palmares. Mas seu currículo eu resumo em quatro letras: Amor, isso, mesmo, Amor em tudo o que ela faz. E Mãe Neide lançou seu primeiro livro de receitas, Sabores Ancestrais Afro – Indígena, pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

No lançamento do livro de Mãe Neide

Nas panelas de barro do restaurante Baobá, agora também na Ponta Verde, tem acarajé, moqueca de ovo, amalá, galinhada, malungos, entre outras receitas temperadas com história dos africanos que chegaram no Brasil como escravos. Segundo a chef da casa, Mãe Neide,  muitas receitas nascidas dos restos de comidas dos brancos, como o feijão quilombola preparado com grãos pretos, brancos e misturados com pés bovino e suíno, costela, bacon, linguiça, ervas verdes…

Chef Vera Moreira trouxe o aroma e sabores do dende para Maceió

Vera Moreira – Baiana e alagoana de coração, a chef Vera Moreira (@verasmoreira) do restaurante Akuaba (@akuababr) tem acarajé, abará, moquecas de frutos do mar, camarões, peixes, arroz de polvo, bolinhos de estudante, pudim de tapioca e tantas delícias preparadas com esmero pela equipe da chef do restaurante que escolheu Maceió para viver e empreender enfeitiçando os alagoanos e visitantes com o aroma de dendê.

Vera Moreira e suas moquecas no Auaba

Vera Moreira, mulher de sorriso largo, começou sem pretensão, apenas cozinhando na sua casa em Garça Torta para os amigos. Coube ao seu saudoso marido Osvaldo, empreendedor, transformar o dom de Vera no Akuaba, que no dialeto africano é “Bem Vindo”. Nas suas panelas, o siri tem assento cativo no restaurante e uma das receitas de sucesso é o “Sirimanguaba”, mistura de siri com queijo coalho que deu certo.

Chef Ivanilda Luz do Odara

Ivanilda Luz: Aos cinco anos, a chef Ivanilda Luz já ajudava a mãe na cozinha ancestral. “Adorava cortar legumes, era a melhor brincadeira. E assim cresci em torno da panela e do fogo”, diz a paulista, que tem uma alegria contagiante com seus turbantes charmosos. Com o coração alagoano, ela trilha a cozinha contemporânea inspirada nas tradições, do frescor dos ingredientes, do detalhe, do bem feito, vide a compota de pimenta vermelha. Luz é chef de seu restaurante Odara.


Perfume de Mulher

O Boticário: Lily para o dia

O Boticário apresentou uma opção fresca para o dia a dia da sua marca queridinha, Lily. Combinando a sofisticação do Lírio com o frescor marcante do Ylang Ylang, o novo L’Eau de Lily Soleil é um convite para um novo despertar a cada amanhecer, incentivando que cada mulher assuma o papel principal dentro da sua própria história e redescubra sua melhor versão todos os dias.

O segredinho por trás da nova fragrância é o Ylang Ylang, que floresce quando a brisa do mar encontra o nascer do sol, trazendo uma sensação única da certeza do frescor marcante de um novo amanhecer

Visits: 3

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/