TOPO
cozinha de boteco Destaques

Tempero da Sil é bom

Goodson (@djgoodsonn) é o garoto propaganda da galinha de capoeira com pirão do Tempero da Sil, e de tanto ele divulgar, fui lá com amigos que amam a cultura de boteco tradicional, daqueles onde o quintal da casa é o melhor lugar para comer. No local, encontrei a secretária de Cultura de Alagoas, Mellina Freitas (@mellinafreitas). Aí tive mais uma certeza de que estava no lugar certo. Na minha primeira visita, Sil não economizou, preparou um banquete. Além da galinha com pirão, trouxe à mesa tilápia recheada, carne do sol, charque no feijão… Comecei pelo caldinho de feijão e, no bate-papo, descobri que a alagoana morou em Minas Gerais. Então, quem quiser encomendar tutu à mineira com costelinha, ela faz. Claro, agendei a segunda visita com a culinária mineira.

O nome é Tempero da Sil, também conhecido como Quintal da Sil, mas o Instagram é outro nome: @point.do_caranguejo, coisa de botecos!

Tutu à mineira com costelinha suína do Tempero da Sil, mas só com encomendas

Agora fique ligado, tutu a mineira com costelinha só por encomenda, e um dia antes. Dito isso, a galinha de capoeira é temperada nas tradições com pirão (de lamber os beiços) e arroz para duas pessoas encher o bucho de felicidade.

Galinha com pirão do Tempero da Sil

O charque no feijão também é outro queridinho da casa, inclusive da Mellina, que não economizou nos elogios: “Amo tudo lá, sobretudo o clima que me remete ao interior, a simplicidade do lugar, super aconchegante. Quanto a comida, deliciosa, farta… Tenho até dificuldade de escolher só um prato, mas acho que o feijão com charque é meu preferido. Me lambuzo!!”

Charque no feijão, uma das estrelas do Tempero da Sil

Trajetória – “Fui criada no leite de cabra”, conta Siguiama Silva, a famosa Sil. Bem nascida na cidade de Viçosa, de uma família de 15 irmãos, 10 sobreviveram. A mãe era cortadora de cana. “Na minha família as mulheres não podiam estudar, porque minha mãe dizia que o diploma era para o filho. E, assim, aconteceu: aos 12 anos virei mãe e fui expulsa de casa”, lembra, os tempos difíceis, a alagoana.

Com o apoio das madrinhas, mãe e filha, com nomes de Marias, conseguiram vencer os obstáculos. Foi doméstica e cozinheira de restaurante, casou-se e mudou-se para Minas Gerais, onde, durante 20 anos, foi a. dona do lar. Com o fim do casamento, a boa filha voltou para Maceió e passou a vender quentinha, banana e feijão nas ruas… Mas como o sonho de abrir seu próprio negócio falou mais alto, há mais de dois anos abriu seu boteco, um novo tempo, com bom tempero da comida nordestina.

Cardápio da tradição

Rota: Tempero da Sil

Preço: a partir de R$ 25,00

Funciona de segunda à sábado das 11h às 16h

Avenida Doutor Miguel Omena 243, Prado/ Telefone: 82 98898-8832.

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • Cid Carlos
    7 meses Atrás

    Parabéns mais uma vez Nide, por divulgar a culinária local! E parabéns a Sil pelo bom gosto!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Unable to communicate with Instagram.

https://www.instagram.com/nidelins/