TOPO
Destaques Mais lidos

Fritada de camarão, campeã de acesso de abril

A fritada de camarão da minha mãe, dona Nia, foi a campeã de acessos do mês de abril. Preparei a receita, a convite da Cooperativa Pindorama (@cooperativapindorama), que tem como base a fritada e é igual para qualquer recheio. Nela você pode usar peixe, siri, bacalhau ou sururu, porque todos combinam divinamente com o leite de coco Pindorama.  E Alagoas também é o paraíso da produção de cuscuz de arroz, tanto, que a história de Pureza, uma das criadoras da iguaria na cidade de Penedo, ficou em segundo lugar. Através da quarta geração, ela mantém a tradição em A Carroça (@acarrocaregional).
Já o arrumadinho de camarão do Bar Cação (@bardocacao)  foi a terceira reportagem mais lida. Vamos recordar os sucessos de abril.

Fritada de camarão

Fritada de camarão com leite de coco da Pindorama

Ingredientes:

🦐 300 gramas de camarão (sem casca);

🥥 1 pimentão verde ou – meio pimentão vermelho e meio pimentão amarelo, picado;

🦐 1 cebola picada;

🥥 2 batatas inglesas em cubos pequenos;

🦐 Mix de pimenta da Pindorama a gosto;🥥 Sal a gosto;

🦐 20 ml de óleo de coco extra virgem Pindorama;

🥥 120 ml de leite de coco Pindorama;

🦐 Coentro e cebolinha a gosto;

🥥 3 ovos grandes.

Misture duas colheres das claras em neve no recheio da fritada

Modo de preparo

🧑🏻‍🍳 Cozinhe a batata inglesa em cubos na água e sal e reserve;

🔪 Esquente a panela em fogo baixo, adicione o óleo de coco e, em seguida, todos os legumes cortados em cubos, menos o coentro, sal e leite de coco, refogando os legumes até a amolecer;

🧑🏻‍🍳Adicione batata e o camarão. Quando ficar rosinha está na textura certa;

🔪 Acrescente coentro.

🧑🏻‍🍳Coloque o camarão no pirex;

🔪 Separe as claras da gema e bata as claras em ponto de neve. No fim acrescente as gemas;

🧑🏻‍🍳 Leve o pirex com camarão ao fogo baixo e adicione uma colher de sopa das claras em neve e misture;

🔪 Desligue o fogo cubra o pirex com as claras em neve, decore com ramo de coentro;

🧑🏻‍🍳 Leve ao forno de 200 graus. Quando dourar já está bom;

🔪 Sirva a fritada de camarão com arroz e feijão de coco.


A Carroça (@acarrocaregional)

O cuscuz de arroz carne de sol desfiada (amo) e queijo coalho

Minha paixão por Penedo é antiga, até digo que eu poderia ter nascido na cidade dos anjos barrocos, afinal meu pai, Hermílio, era penedense, mas nasci na capital alagoana. As duas cidades são lindas, Maceió tem o mar, Penedo o Rio São Francisco, mas, em comum, compartilham uma história saborosa: cuscuz de arroz, uma receita secular da Pureza. Infelizmente não a conheci, mas pra mim ela é patrimônio alagoano. E sabe por que? Ela passou o saber e o fazer da tradição do cuscuz de arroz para filhas, e atualmente a quarta geração,  o bisneto, Rodolfo, que por sua vez abriu A Carroça  (@acarrocaregional), já com 5 anos em Maceió, e recentemente abriu uma filial na Vila Dão Pêdu (@viladaopedu), em Penedo.

Maravilha de cuscuz de arroz da A  Carroça  (@acarrocaregional) em Maceió e  uma filial na Vila Dão Pêdu em Penedo.

E porque esse cuscuz de arroz é bom? É artesanal, os grãos são secos, moídos até virar uma farinha fina, depois é misturado ao bagaço de coco e segue para cuscuzeira (modelo de dona Pureza). São quatro cuscuzeiras adaptadas numa panela, quando termina de colocar a última massa, o primeiro já está pronto. Sai quentinho e ganha um banho de leite de coco. Chega na mesa molhadinho, com um leve agridoce do leite de coco, mas é salgado e de tão delicado, desmancha no céu da boca. Maceió: Av. José Sampaio luz 578, Ponta Verde/ Telefone: 82 99347-9727/ Funciona de segunda a sábado, a partir das 17h Vila Dão Pêdu (A Carroça/Funciona de Terça à domingo) – das 17 às 23h/Centro Histórico de Penedo


Bar do Cação (@bardocacao)

Arrumadinho de camarão um dos sucessos do Bar do Cação

O arrumadinho de camarão foi um dos sucessos do Festival Maceió dos Prazeres. Nos dois dias do evento, foram vendidas 400 porções, mais que isso, o Bar do Cação, com 38 anos de história, levou para casa o Prêmio Nide Lins na categoria Frutos do Mar. Para o sucesso, a receita segue um ritual: primeiro frita o bacon bem picadinho numa panela antiaderente. Depois refoga os legumes na manteiga de garrafa, adiciona o feijão verde, o bacon, farinha, o camarão e finaliza com coentro. Nossa, só em escrever já me deu fome. O resultado é muito bom. Mesmo eu, que não só fã de bacon, amei o casamento dos ingredientes do mar com os do campo. Funciona todos os dias das 10h30 às 22h Avenida Pio XII, 538, Jatiúca / Referência por traz da Felicia  (82) 3351-6333 (WhatsApp)

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/