TOPO
cozinha alagoana Destaques

Pastel de festa, manjar da Cil

O primeiro pastel de carne com açúcar a gente jamais esquece, porque é bom demais. Não lembro o ano, mas foi na mesa farta das Irmãs Rocha que provei a doçura com muito afeto. Agora, quando quero rememorar o sabor, vou até a Cil Nogueira Gastronomia (@cilnogueiragastronomia) no bairro da Jatiúca. Lá os pastéis (também conhecidos como de festa) são vendidos todos os dias para gente ser feliz, e seguem a tradição das famosas Irmãs.

Biscoitinho de batata doce é uma maravilha

Cil Nogueira Gastronomia é da Cecilia Nogueira, herdeira das Irmãs Rocha, alagoana que começou fazendo encomendas de todos os quitutes do “Delícias da Cozinha Alagoana” (livro das Irmãs Rocha), e que agora abriu seu restaurante com café da manhã, almoço e lanches. Lá, além dos pastéis de festa, tem os famosos bolinhos de Maizena que derretem no céu da boca.

Sonho, doce maravilhoso da Cil Nogueira Gastronomia

Na casa também tem sonhos, e não é pãozinho recheado, mas um doce feito com farinha de trigo, ovo, água, sal e polvilhado com açúcar refinado.  “Minha avó tinha o maior ciúme das forminhas de flores, porque elas vinham de Portugal. Precisamos ter todo cuidado para a massa não grudar”, revela Cecília.

Honey Lemon Coffee é uma mistura de café, mel, limão ou laranja e servido gelado

Os cafés da Cil Nogueira são para qualquer hora, do cappuccino ao Honey Lemon Coffee, que é uma mistura de café, mel, limão ou laranja, bem gelado para o verão. Açúcar? Apenas do mel, e nada mais.

Café da manhã: ovos cremoso com bacon com pão na nata

Já o “pão com nata da Vó Tirinha” é muito bom, são  duas fatias de pão francês com uma generosa camada de creme de nata e parmesão, polvilhadas com parmesão gratinado. Bom, na Cil Nogueira a gente encontra as boas lembranças das Irmãs Rocha, como as empadinhas de queijo e camarão, então é preciso ir mais de uma vez para sempre recordar essas alagoanas arretadas.

Empadinhas de camarão e queijo

Trajetória – Cecilia sempre gostou da cozinha, desde pequena adorava auxiliar  a empregada da casa, ajudando com as receitas do dia a dia, e com a avó Bartyra ela aprendeu todos os segredos. “Minhas férias eram com a minha avó, ela reunia todos os netos, acordava a gente com a bandeja de cachorro quente ao molho de tomate caseiro, até hoje guardo o aroma. Ela era um doce e sempre me apoiou em todas as minhas decisões”, conta Cecilia, que carrega nas mãos o dom da avó.

Cecília Nogueira, herdeira das culinaristas Irmãs Rocha

Herdeira do talento da vó Bartyra Rocha Cavalcante Nogueira, uma das quituteiras famosas do livro “Delicias da Cozinha Alagoana” das Irmãs Rocha. Ela era de uma elegância Ímpar, mãe de seis filhos, 19 netos e 22 bisnetos, e amava reunir a família em torno da mesa farta em datas festivas, como o Natal com todas as tradições e, claro, os pasteizinhos que eram seu bem-querer.

Surpresas de uva, uma paixão

Rota: Cil Nogueira Gastronomia

Preço: a partir  R$ 9,90 até R$ 71,90

Funciona de  Segunda a Sábado das 7h30 as 21h30/Domingo das 7h30 às 15h – Telefone: (82) 98204-9900

R. Comerc. José Pontes de Magalhães, 222 – Jatiúca

Visits: 0

«

»

2 comentários
  • Gilberto
    12 meses Atrás

    Está na minha agenda. É só eu voltar a Maceió em 2024. Obrigado Nide Lins.

  • Thaísa Carvalho
    12 meses Atrás

    Sou fã de uma boa cafeteria e a Cil Nogueira entrou no rol das minhas preferidas de Maceió.
    Fui uma vez e já quero voltar.
    Tudo que provei estava muito gostoso.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/