TOPO
Destaques Mais lidos

Bolo de banana sem açúcar, campeã de janeiro

Fevereiro em Maceió equivale a carnaval multicultural, porque os blocos levam alegria nos ritmos de frevo, samba, axé e até rock, e para celebrar a festa vamos repetir três dicas mais lidas em janeiro, para fortalecer o carnaval. Em primeiro lugar, a receita bolo de banana sem açúcar, sem lactose e sem glúten, a doçura ideal para restabelecer a energia. As comidinhas da Bel, nossa ambulante do mar, são com muita sustança do mocotó a lagosta e conquistaram o segundo lugar. Em terceiro, o cuscuz recheado e os sandubas da Sandubaria Kero Mais (@keromaissandubaria). Então, vamos recordar os mais lidos de janeiro para um carnaval bem saboroso e feliz.

1. Receita bolo de banana

    Bolo de banana com aveia, sem açucar e nem gluten

“Yes, nós temos bananas/ Bananas pra dar e vender”… Letra do Braguinha, imortalizada na voz da Carmen Miranda, mas também cantada por Ney Matogrosso, exalta a fruta a mais popular do Brasil. em todas as suas variedades, a banana é boa. Seja maçã, da terra, ouro, prata ou nanica, encontra fãs pelo mundo inteiro. Mas, para mim, é a prata e da terra que rendem as melhores receitas: as tradições do doce de rodelas em calda e da cartola com queijo e polvilhada com açúcar e canela, que, aliás, quando fica madura é só coloca na panela para virar doce. Mas também tem no formato chips, purê e até brigadeiro. Veja a receita  do bolo de banana com zero de açúcar, de glúten e de lactose, que fez maior sucesso nos 10 anos do meu blog.

Quanto mais madura a banana mais doçura no bolo

Ingredientes:

6 bananas prata bem maduras

3 ovos

1/2 xícara de óleo girassol

1 xícara de uvas passas

2 xícaras (bem cheias) de aveia sem glúten

1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio

1 colher sopa casca de laranja

1 banana da terra madura (opcional)

Canela em pó (1 colher chá de sopa)

Pedaços de cacau 100% – 50 a 100 gramas (sem açúcar)

Também pode forminhas pequenas para comer com controle

Modo de preparo

Adicione ao liquidificador as bananas, ovos e o óleo. Bata bem.

Em seguida coloque uma xícara de passas e pulse. Adicione casca de laranja.

Coloque numa vasilha e misture aveia e canela. Adicione pedaços de cacau

Unte a forma com manteiga e farinha de arroz ou Maizena

Despeje a massa na forma e coloque por cima rodelas da banana da terra. (opcional)

Leve ao forno quente, e deixe na temperatura de 200 graus, em torno de 30  minutos fica bom, mas depende de cada forno.


2. Boteco da Bel

Bel cozinha muito bem do mocotó aos frutos do mar

A Bel é ambulante de comidinhas das tradições, do mocotó a peixada, e se divide em dois endereços, um atrás da Balança do Peixe, e outro na Ponta da Terra. O mocotó da Bel é bom não, se amostra! Mas só nas quartas ou por encomenda com um dia de antecedência. Nas panelas, entra osso de patinho, charque, calabresa defumada, fato, tripa e pé de boi cheio de colágeno para promover sustança ao caldo. Para ficar perfeito, o fato e a tripa são lavados com limão e vinagre. O tempero é cominho na medida certa, alho, vinagre e a cenoura, para dar a cor à tradição. Lembrando, Bel é um boteco de raiz, não tem placa. E ainda tem um cadeado na grade, ou seja, segurança máxima. Eu sempre ligo, às vezes ela não atende logo, mas atende depois. O que importa é que da panela da alagoana é tudo bom. Mas na cozinha da Bel, os frutos do mar reinam deliciosamente, o caldinho de camarão e de polvo é de pedir várias vezes e, de tão bom, nem carece de pimenta! Tem peixe frito e ao coco, a nossa estrela camarão e o lagostim na manteiga, cebola e alho. Funciona de segunda a quinta-feira das 11h até 16h: Rua Firmino Vasconcelos, 589 – Ponta da Terra/ Sexta, Sábado e domingo das 10h até 16h – Atras da Balança de Peixe da Pajuçara/ Aceita-se cartões/ / Telefone: (82) 98896-3485

Camarão: No alho e óleo e no leite de coco, duas propostas tradicionais


3. Kero Mais

O cuscuz é molhadinho, recheado de carne de sol e de queijo, um dengo ao paladar. E o que dizer do sanduíche de coração refogadinho… ? Estes dois itens são da lanchonete mais “cult“ da cidade, Sandubaria Kero Mais (@keromaissandubaria), na Praça da Faculdade. Agora, o lugar tem bem mais precioso: uma vitrola e vinis, e assim me conquistou lindamente, afinal, comer com boa trilha sonora é bom demais. A casa é comandada pela dupla, mãe e filho, Maria Nadja (@nadjafreiresfreires) e o DJ Goodson Edmundo (@djgoodsonn).

Uma lanchonete cultural no bairro do Prado é uma joia rara, então comece alimentando a alma ouvindo o vinil dos seus sonhos. Depois, é nutrir seu corpo com cuscuz recheado, como o povo diz, “melhor que muita gente”. vOs sanduíches, provei quatro sabores, e ficou difícil escolher o melhor. O que mais me surpreendeu foi X-Coração (pão bola, ovo, queijo, alface, tomate e milho), o coração é guisadinho no azeite, alho, sal, e finalizado na chapa. É perfeito para agregar mais sabor aos sanduíches, tem quatro molhos de maionese, o que mais gostei foi o de cenoura. Funciona todos de quarta à segunda das 17h30 às 00h0/ Fecha na teça/Também tem delivery Tv. Calabar, 30 – Prado/ Telefone: (82) 98870-3164

Sanduíche de coração de galinha, grata surpresa

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/